Quais são as doenças do feijão?
Perguntado por: Valentim Martinho Cruz | Última atualização: 9. Januar 2022Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)
- Podridão radicular de Rhizoctonia;
- Murcha de Fusarium;
- Mancha angular;
- Ferrugem;
- Oídio;
- Mofo-branco;
- Antracnose;
- Crestamento-bacteriano-comum;
Quais são as doenças fúngicas da parte aérea mais comuns nas lavouras de feijão no Brasil?
sp. truncatum; o carvão, causado por Ustilago sp.; o oídio, causado por Erysiphe polygoni; e a mancha-de-alternaria, causada por Alternaria alternata. 289 Quais são os principais sintomas da antracnose no feijoeiro- comum? A doença manifesta-se em toda a parte aérea da planta.
Qual a doença a principal doença na cultura do feijão?
As principais doenças que atacam a cultura do feijão são: a antracnose, mancha angular, mofo branco, ferrugem e alternaria.
Quais as principais pragas e doenças do feijão?
- Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon)
- Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus)
- Larva-alfinete (Diabrotica speciosa)
- Vaquinha (Diabrotica speciosa, Cerotoma arcuata)
- Lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens)
- Mosca-branca (Bemisia tabaci)
- Ácaro-rajado (Tetranhychus urticae)
Qual é o agente causal da doença antracnose e quais são os sintomas de identificação da doença nas plantas de feijão?
O agente causal da doença é o fungo Pseudocercospora griseola (Sacc) Ferr. Encontra-se distribuída em quase todas as regiões onde se cultiva o feijoeiro comum. Quanto mais precoce for o seu aparecimento na cultura, maiores poderão ser os prejuízos ocasionados.
Doenças da cultura do feijão
O que causa antracnose?
A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, uma das principais doenças das regiões tropicais do Brasil, incluindo o Cerrado Brasileiro e a região do MaToPiBa. No sul do Brasil, em safras chuvosas também tem se destacado como um grande desafio ao manejo.
Quais culturas a antracnose ataca?
Seus danos são provocados nos frutos, ainda nas plantas, ou após a colheita. Ataca diversas culturas, como abacateiro, berinjela, cafeeiro, cajuzeiro, caquizeiro, citros, macieira, mangueira e videira. Danos: A doença manifesta-se, inicialmente, na forma de manchas pardo avermelhadas que se estendem por todo o fruto.
O que é e como deve ser feito o manejo integrado de pragas na cultura do feijão?
O MIP-Feijão leva em consideração o reconhecimento das pragas que realmente causam danos à cultura, a capacidade de recuperação das plantas aos danos causados pelas pragas, o número máximo de indivíduos dessas pragas que podem ser tolerados antes que ocorra dano econômico (nível de controle), e o uso de inseticidas ...
Qual herbicida usar no feijão?
Nesse contexto, a BASF desenvolveu uma solução eficiente para o combate de importantes plantas daninhas de folhas largas que causam efeitos negativos nas lavouras de feijão. Amplo®, é um herbicida seletivo com duplo mecanismo de ação, recomendado para o controle em pós-emergência de plantas daninhas de folhas largas.
Quais as medidas práticas de controle das doenças do feijoeiro explique cada uma?
A rotação de culturas com gramíneas não hospedeiras, como o milho, a elimi- nação de restos culturais e o cultivo em áreas não contaminadas são importantes formas de manejo. A grande variabilida- de patogênica e a ampla distribuição dos patótipos reduz a longevidade de uma cultivar resistente.
Quais são as principais doenças da soja?
- Ferrugem-asiática em soja (Phakopsora pachyrizi)
- Podridão radicular de fitóftora (Phytophthora sojae)
- Antracnose (Colletotrichum truncatum)
- Mancha-alvo (Corynespora cassicola)
- Mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum)
- Oídio (Microsphaera diffusa)
Quais as doenças que atacam o milho?
- 1 – Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) ...
- 2 – Mancha Branca (Phaeosphaeria maydis) ...
- 3 – Ferrugem. ...
- 4 – Helmintosporiose (Exserohilum turcicum) ...
- 5 – Mosaico na cultura do milho. ...
- 6 – Antracnose na cultura do milho. ...
- 7 – Mancha branca (Bipolaris maydis) ...
- 8 – Enfezamentos na cultura do milho.
Quais são as doenças causadas por fungos?
- Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
- Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
- Histoplasmose. ...
- Candidíase. ...
- Onicomicose.
Quais são as principais doenças causadas por fungos nas plantas?
- Mancha-de-estenfílio (Stemphyllium spp.)
- Mela-de-rizoctonia (Rhizoctonia solani)
- Murcha-de-fusário (Fusarium oxysporum fsp. ...
- Murcha-de-verticílio (Verticillium dahliae)
- Pinta-preta (Alternaria solani)
- Podridão-de-esclerócio (Sclerotium rolfsii)
- Requeima (Phytophthora infestans)
- Septoriose (Septoria lycopersici)
Quais os principais fungos que atacam a agricultura?
- Macrophomina phaseolina (podridão da raiz)
- Fusarium sp. (podridão radicular e murcha)
- Scleriotinia sclerotiorum (mofo branco)
O que elimina pulgão das plantas?
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Como eliminar pulgões com detergente?
Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.
O que causa pulgão nas plantas?
O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro. “Quase todas as pragas estão relacionadas à deficiência na adubação”, alerta.
Qual o melhor veneno para feijão?
O Fastac® Duo também apresenta excelentes resultados no combate de percevejos e forte ação sobre a “vaquinha” (Diabroticaspeciosa), inseto que ataca as folhas e até as flores do feijoeiro, causando abortamento.
Qual a dosagem do Lannate?
Realizar no máximo 3 aplicações; não aplicar mais que 3,0 L/ha de LANNATE® BR por ciclo da cultura. Pulgão Brevicoryne brassicae 100 mL/100 L de água ou 21,5 g i.a./ha/100 L de água (1000 litros de calda/ha) Iniciar as aplicações quando for verificada a presença dos primeiros insetos.
Qual o melhor fungicida para antracnose?
O fungicida utilizado consistiu em uma mistu- ra comercial de triazol e estrobirulina (Epoxiconazole + Piraclostrobina), previamente selecionada como a mais eficiente para o controle da antracnose (COS- TA et al., 2009).
Quais são os sintomas da antracnose?
Os sintomas típicos da antracnose nas folhas são lesões elípticas a circulares, com pequenos centros circulares de coloração palha a cinza. A infecção da panícula e dos grãos, auxilia na disseminação da doença para novas áreas, devido ao transporte do grão contaminados.
Qual o veneno para antracnose?
O controle da Antracnose é feito por meio do uso de defensivos, como Cercobin 700 PM e Cercobin 500 SC, prescritos por engenheiro agrônomo. A Verrugose é uma doença causada pelo fungo Cladosporium herbarum, que ataca as folhas, os ramos e os frutos do maracujazeiro.
Quais são as bactérias Heterótrofas?