Como fazer gestão de documentos?
Perguntado por: Filipa Beatriz Gaspar de Correia | Última atualização: 12. Juni 2024Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)
- Passo 1: Tenha um espaço estruturado para o armazenamento;
- Passo 2: Entenda o uso e necessidade de armazenamento:
- Passo 3: Defina políticas claras para armazenagem e acesso;
- Passo 4: Inicie o processo de digitalização dos documentos.
Quais são as 3 fases de gestão de documentos?
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.
Como fazer uma gestão de documentos eficiente?
Uma gestão documental eficaz requer uma estrutura organizada para arquivar e categorizar os documentos. Estabeleça um sistema de arquivamento lógico e consistente, que facilite a localização e recuperação dos mesmos quando necessário.
Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?
Encontramos os termos: “plano de destinação”, “tabela de temporalidade”, “tabela de temporalidade de documentos”, “tabela de temporalidade e destinação de documentos” e “tabela básica de temporalidade e destinação de documentos como produto de avaliação”.
O que faz um gestor de documentos?
I - gerir o arquivo de documentos obsoletos e não aplicáveis; II - receber, registrar, arquivar permanentemente e desarquivar, quando for o caso, autos e documentos, cuidando da conservação e organização da massa documental armazenada no arquivo geral.
Aula 07 - Gestão de documentos
Quais são os 2 tipos de gestão de documentos?
É um processo essencial para qualquer empresa, pois permite o controle dos processos internos e a melhor tomada de decisões. Essa gestão pode ser feita de forma manual ou automatizada.
Quais são os 4 tipos de arquivos?
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.
Qual o primeiro processo da gestão de documentos?
Dos primeiros passos da gestão documental, dois dos mais importantes são analisar as necessidades da empresa e definir a melhor solução a ser aplicada.
Qual é o princípio básico da gestão de documentos?
O princípio básico na Gestão de Documentos é o Princípio da Proveniência – que também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos -, que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações, ou seja, evitar o desmembramento da documentação que trata de determinado assunto (Exemplo ...
Quais as etapas da gestão de documentos?
Ela amplia a capacidade da gestão administrativa, surge como uma ferramenta indispensável à otimização do uso das informações dos mais diversos suportes e se divide em três fases: produção, utilização e destinação.
Quais são as atividades de gestão de documentos?
- Produção.
- Classificação.
- Tramitação.
- Avaliação.
- Uso.
- Organização.
- Reprodução.
Quais são os três tipos de arquivos?
Os arquivos são classificados em três tipos: ativo, inativo e morto. A esses tipos relaciona-se a frequência do uso ou consulta.
Quais são as principais ferramentas para a gestão de documentos?
- - Arquivos físicos. ...
- - Microfilmagem. ...
- - Gestão eletrônica de documentos (GED) ...
- - Os sistemas de armazenamento (storages) ...
- - Armazenamento na nuvem. ...
- - Agilidade no acesso. ...
- - Padronização dos processos. ...
- - Maior controle sobre acessos aos documentos e arquivos.
Quais são as 5 técnicas de arquivamento?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Arquivo morto. ...
- Microfilmagem. ...
- Nuvem.
Como é feito um arquivamento?
- Guarde os documentos em ordem crescente.
- Atenção ao prazo de guarda.
- Digitalize os documentos.
- Use a microfilmagem.
- Estruture o espaço físico para possibilitar a movimentação dos arquivos.
O que é protocolo na gestão de documentos?
O que é o Protocolo de Documentos? O protocolo de documentos consiste no recebimento e registro de documentos do público interno e externo à Universidade. Como demandar esse serviço? Para protocolar um documento é necessário comparecer a Coordenação de Protocolo (COP) e se dirigir ao guichê de atendimento.
Como arquivar os documentos?
- Organize os documentos físicos por assunto e ordem cronológica. ...
- Utilize de pastas de plástico no armazenamento de documentos físicos. ...
- Alugue um espaço dedicado para guardar o Arquivo-Morto.
Quais as 5 dicas de organização de arquivos?
- Ordem alfabética. ...
- Ordem numérica. ...
- Ordem alfabética: Método geográfico. ...
- Método ideográfico ou temático. ...
- Método numérico cronológico.
Quais são os métodos de arquivamento?
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.
Como classificar e organizar documentos?
- Comece identificando quais são as principais atividades realizadas pela sua empresa ou instituição. ...
- Com a lista de atividades em mãos, procure organizar todas essas informações. ...
- Identifique e sistematize os documentos que são produzidos em cada uma das atividades.
O que é o arquivamento de documentos?
O que é arquivamento de documentos? O arquivamento de documentos é o processo para fazer a guarda, controle e gerenciamento de documentos que não são mais usados regularmente. Além do armazenamento de dados, o termo arquivamento também se refere a guarda de documentos físicos.
Como é feita a classificação de documentos?
Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.
O que são técnicas de arquivamento?
As técnicas de arquivamento são um conjunto de regras a serem seguidas para garantir ainda mais a ordem na documentação de uma empresa. Dentro das técnicas de arquivamento existentes, há diversas alternativas que podem servir para organizar documentos.
Qual é a diferença entre DOC e DOCX?
A diferença entre . doc e . docx é que este último funciona apenas nas versões mais novas do editor de textos da Microsoft, enquanto o . doc é um formato que é compatível com qualquer versão.
Quais são os formatos de arquivos?
- .HS - código de programa do Haskell.
- .XLS - planilhas do Microsoft Excel.
- .DBF - bancos de dados Dbase.
- .MDB ou .ACCDB - bancos de dados Access.
- .FB - bancos de dados Firebird.
- .DOC - documento de texto do Microsoft Word.
- .PDF - documento do Acrobat Adobe.
- . TXT - arquivos de texto comum.
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