Como fazer gestão de documentos?

Perguntado por: Filipa Beatriz Gaspar de Correia  |  Última atualização: 12. Juni 2024
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Como fazer uma gestão de documentos eficiente?
  1. Passo 1: Tenha um espaço estruturado para o armazenamento;
  2. Passo 2: Entenda o uso e necessidade de armazenamento:
  3. Passo 3: Defina políticas claras para armazenagem e acesso;
  4. Passo 4: Inicie o processo de digitalização dos documentos.

Quais são as 3 fases de gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.

Como fazer uma gestão de documentos eficiente?

Uma gestão documental eficaz requer uma estrutura organizada para arquivar e categorizar os documentos. Estabeleça um sistema de arquivamento lógico e consistente, que facilite a localização e recuperação dos mesmos quando necessário.

Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?

Encontramos os termos: “plano de destinação”, “tabela de temporalidade”, “tabela de temporalidade de documentos”, “tabela de temporalidade e destinação de documentos” e “tabela básica de temporalidade e destinação de documentos como produto de avaliação”.

O que faz um gestor de documentos?

I - gerir o arquivo de documentos obsoletos e não aplicáveis; II - receber, registrar, arquivar permanentemente e desarquivar, quando for o caso, autos e documentos, cuidando da conservação e organização da massa documental armazenada no arquivo geral.

Aula 07 - Gestão de documentos

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Quais são os 2 tipos de gestão de documentos?

É um processo essencial para qualquer empresa, pois permite o controle dos processos internos e a melhor tomada de decisões. Essa gestão pode ser feita de forma manual ou automatizada.

Quais são os 4 tipos de arquivos?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Qual o primeiro processo da gestão de documentos?

Dos primeiros passos da gestão documental, dois dos mais importantes são analisar as necessidades da empresa e definir a melhor solução a ser aplicada.

Qual é o princípio básico da gestão de documentos?

O princípio básico na Gestão de Documentos é o Princípio da Proveniência – que também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos -, que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações, ou seja, evitar o desmembramento da documentação que trata de determinado assunto (Exemplo ...

Quais as etapas da gestão de documentos?

Ela amplia a capacidade da gestão administrativa, surge como uma ferramenta indispensável à otimização do uso das informações dos mais diversos suportes e se divide em três fases: produção, utilização e destinação.

Quais são as atividades de gestão de documentos?

3.1. – Atividades de Gestão Documental
  • Produção.
  • Classificação.
  • Tramitação.
  • Avaliação.
  • Uso.
  • Organização.
  • Reprodução.

Quais são os três tipos de arquivos?

Os arquivos são classificados em três tipos: ativo, inativo e morto. A esses tipos relaciona-se a frequência do uso ou consulta.

Quais são as principais ferramentas para a gestão de documentos?

Quais são as principais ferramentas para a gestão de documentos?
  • - Arquivos físicos. ...
  • - Microfilmagem. ...
  • - Gestão eletrônica de documentos (GED) ...
  • - Os sistemas de armazenamento (storages) ...
  • - Armazenamento na nuvem. ...
  • - Agilidade no acesso. ...
  • - Padronização dos processos. ...
  • - Maior controle sobre acessos aos documentos e arquivos.

Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  • Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  • Método alfabético. ...
  • Método numérico. ...
  • Método eletrônico. ...
  • Método geográfico. ...
  • Arquivo morto. ...
  • Microfilmagem. ...
  • Nuvem.

Como é feito um arquivamento?

COMO FAZER O ARQUIVAMENTO CORRETO DOS DOCUMENTOS
  1. Guarde os documentos em ordem crescente.
  2. Atenção ao prazo de guarda.
  3. Digitalize os documentos.
  4. Use a microfilmagem.
  5. Estruture o espaço físico para possibilitar a movimentação dos arquivos.

O que é protocolo na gestão de documentos?

O que é o Protocolo de Documentos? O protocolo de documentos consiste no recebimento e registro de documentos do público interno e externo à Universidade. Como demandar esse serviço? Para protocolar um documento é necessário comparecer a Coordenação de Protocolo (COP) e se dirigir ao guichê de atendimento.

Como arquivar os documentos?

Como fazer o armazenamento de documentos físicos corretamente?
  1. Organize os documentos físicos por assunto e ordem cronológica. ...
  2. Utilize de pastas de plástico no armazenamento de documentos físicos. ...
  3. Alugue um espaço dedicado para guardar o Arquivo-Morto.

Quais as 5 dicas de organização de arquivos?

5 dicas que vão te ajudar na organização de documentos físicos
  1. Ordem alfabética. ...
  2. Ordem numérica. ...
  3. Ordem alfabética: Método geográfico. ...
  4. Método ideográfico ou temático. ...
  5. Método numérico cronológico.

Quais são os métodos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Como classificar e organizar documentos?

Plano de classificação de documentos
  1. Comece identificando quais são as principais atividades realizadas pela sua empresa ou instituição. ...
  2. Com a lista de atividades em mãos, procure organizar todas essas informações. ...
  3. Identifique e sistematize os documentos que são produzidos em cada uma das atividades.

O que é o arquivamento de documentos?

O que é arquivamento de documentos? O arquivamento de documentos é o processo para fazer a guarda, controle e gerenciamento de documentos que não são mais usados regularmente. Além do armazenamento de dados, o termo arquivamento também se refere a guarda de documentos físicos.

Como é feita a classificação de documentos?

Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

O que são técnicas de arquivamento?

As técnicas de arquivamento são um conjunto de regras a serem seguidas para garantir ainda mais a ordem na documentação de uma empresa. Dentro das técnicas de arquivamento existentes, há diversas alternativas que podem servir para organizar documentos.

Qual é a diferença entre DOC e DOCX?

A diferença entre . doc e . docx é que este último funciona apenas nas versões mais novas do editor de textos da Microsoft, enquanto o . doc é um formato que é compatível com qualquer versão.

Quais são os formatos de arquivos?

Exemplos
  • .HS - código de programa do Haskell.
  • .XLS - planilhas do Microsoft Excel.
  • .DBF - bancos de dados Dbase.
  • .MDB ou .ACCDB - bancos de dados Access.
  • .FB - bancos de dados Firebird.
  • .DOC - documento de texto do Microsoft Word.
  • .PDF - documento do Acrobat Adobe.
  • . TXT - arquivos de texto comum.

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