Quais são as diferenças entre sunitas e xiitas?

Perguntado por: Rui Sandro Martins Lourenço  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Diferenças entre Sunitas e Xiitas
Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

Qual a diferença entre sunitas e xiitas Brainly?

Os xiitas acreditavam que a liderança da nação muçulmana deveria continuar entre a família do profeta, de modo que Ali Bin Abi Talib, genro de Maomé, se tornaria o novo líder. Já os sunitas, acreditavam que o povo muçulmano deveria eleger seu novo líder.

Qual a diferença entre xiitas e sunitas Wikipédia?

Os sunitas tornaram-se o maior grupo islâmico. Dois outros grupos menores surgiram também deste cisma: Os xiitas e os carijitas, também conhecidos por "dissidentes". Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.

Como surgiram as diferenças entre sunitas e xiitas?

A separação teve origem em uma disputa logo após a morte do profeta Maomé sobre quem deveria liderar a comunidade muçulmana. A grande maioria dos muçulmanos é sunita – estima-se que entre 85% e 90%. Membros das duas vertentes coexistem há séculos e compartilham muitas práticas e crenças fundamentais.

Porque os sunitas e os xiitas são rivais?

Por trás de alguns dos conflitos atuais se esconde a velha rivalidade entre o Irã e a Arábia Saudita pela supremacia na região do Golfo Pérsico. Essa dinâmica também é evidente no Iraque, de maioria xiita, mas tradicionalmente governado por uma elite sunita, e que o Irã quer transformar em um “satélite”.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SUNITAS E XIITAS? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA

36 questões relacionadas encontradas

O que os sunitas e os xiitas defendem?

Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte. Já os sunitas queriam que o sucessor de Maomé fosse eleito pelo povo por meio de uma eleição. Se por um lado os xiitas queriam Ali, os sunitas pediam por Abu Bakr.

Qual a religião dos xiitas?

Os xiitas (em árabe: شيعة , Shīʿah, abreviatura de شيعة علي, Shīʻatu ʻAlī, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos).

Em quais regiões da África se deu a expansão islâmica?

O islamismo entrou no continente africano a partir dos países da África do Norte, como Marrocos e Egito, e foi uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).

Quais são as regiões conquistadas na primeira expansão islâmica?

Até a sua morte Maomé havia conquistado toda a Península Arábica, e os quatro califas que o sucederam expandiram o território do império para a Pérsia, Mesopotâmia, Palestina, Síria e Egito.

Onde fica a África islâmica?

A África Islâmica está localizada ao norte do continente africano, onde há um grande deserto, o Saara; além de regiões com predominância de clima árido e semi-árido.

Quais foram as formas de expansão do islamismo?

A civilização islâmica floresceu no século VII d.C., na Península Arábica, e expandiu-se, inicialmente, por toda a região do Oriente Médio e, em seguida, em direção ao norte da África, ao sul da Europa e ao centro do Império Bizantino, na Anatólia (atual Turquia).

Qual é a religião do Irã?

É um país majoritariamente xiita (dentro da Religião Islâmica) e com uma economia fortemente baseada no petróleo.

Qual o nome do fundador do Islamismo?

O profeta Maomé, fundador do Islamismo, destrói os ídolos do Santuário de Caaba em Meca em 11 de janeiro de 630. Caaba é uma construção reverenciada pelos muçulmanos e considerada pelos devotos do Islã um lugar mais sagrado do mundo.

E a cidade sagrada para o Islamismo?

Meca, a cidade mais sagrada do Islã e local da peregrinação anual conhecida como Hajj, também não permite a presença de pessoas que não sejam seguidores da fé islâmica.

O quê xiitas defendem?

Seus oponentes, que defendiam a sucessão do califado pela hereditariedade, isto é, pelos descendentes da família de Maomé, ficaram conhecidos como xiitas, um grupo ainda hoje minoritário e que se caracteriza por ser tradicionalista, conservando as antigas interpretações do Alcorão e da Lei Islâmica, a Sharia.

Qual o símbolo sagrado do islamismo?

O símbolo do Islã é a Lua Crescente com uma Estrela. A lua crescente e a estrela eram marca do Império Otomano, que durou do século XI ao século XX. Como o Islã era a religião do império, o símbolo passou a ser adotado pelos povos muçulmanos conquistados.

Qual é a maior religião do mundo?

Principais grupos religiosos
  • Cristianismo (31.2%)
  • Islamismo (24.1%)
  • Irreligião (16%)
  • Hinduísmo (15.1%)
  • Budismo (6.9%)
  • Religiosidade popular (5.7%)
  • Siquismo (0.29%)
  • Judaísmo (0.18%)

Quem foi Maomé o profeta do islamismo?

25 de Abril de 571 — Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão.

Qual o Deus dos iranianos?

Os arianos, ou antigos iranianos, adoravam elementos naturais como o sol, a luz do sol e o trovão, mas acabaram voltando sua atenção principalmente para um único deus, embora reconhecendo outros. O antigo profeta iraniano, Zoroastro, reformou as crenças religiosas iranianas em uma forma de henoteísmo.

Qual a religião da maioria da população Irã?

O Islã é professado por 99,9% da população, sendo que 93,6% são adeptos do xiismo e quase todos duodecimanos. Outros 6,3% seguem o ramo Sunita. Os remanescentes são seguidores de credos não islâmicos, incluindo Baha'istas, Mandeístas, Yarsanis, Zoroastrianos, Judeus e Cristãos.

Quais foram os fatores para a expansão do islamismo?

Em Iatreb, Maomé conseguiu converter a população e unir as tribos locais, tornando-se líder religioso e político da cidade. Iatreb passou a se chamar Medina (cidade do profeta, em árabe) e Maomé formou um exército de 10 mil homens que se dirigiram a Meca, conquistando-a em 630.

O que foi a expansão dos árabes?

A Expansão Muçulmana

Caracterizando-se, em geral, pelo respeito aos costumes dos povos vencidos, os muçulmanos dominaram toda a Península Arábica. Expandindo-se para leste, alcançaram a Índia e, estendendo-se em direção ao Mar Mediterrâneo, conquistaram o norte da África e parte da Península Ibérica.

Quando surgiu a religião islâmica e quando se expandiu no mundo?

O Islamismo surgiu no começo do século VII e rapidamente se difundiu entre as tribos árabes, unindo-as em torno da mesma fé. Em poucas décadas, os árabes conquistaram um império, cujo apogeu se deu no tempo dos califados omíada e abássida, mas que se dissolveu a partir do século X.

Quais são os países da África islâmica?

Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo.

Artigo anterior
Qual é a origem da palavra milagre?
Artigo seguinte
Como estimular a hipófise a produzir hormônio de crescimento?