Quais são as deduções da receita?

Perguntado por: Doriana Leonor Cunha de Loureiro  |  Última atualização: 24. März 2022
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As deduções são formadas por devoluções, descontos ou impostos sobre vendas. E esses abatimentos sobre a receita bruta podem ser: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): trata-se de um imposto federal que incide sobre os produtos da indústria.

Quais as deduções da receita?

Deduções da Receita Bruta

São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.

Quais as possíveis deduções da receita em um DRE explique cada uma delas?

O que são deduções na DRE? As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

São exemplos de deduções de vendas?

OBS.: São deduções das receitas de vendas: devoluções de vendas, abatimentos sobre vendas, descontos incondicionais concedidos, impostos e contribuições sobre vendas ou prestação de serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS, etc.).

O que são as deduções?

Significado de dedução

Retirada de uma parte do total: dedução no imposto de renda. Diminuição; ação ou efeito de deduzir, de subtrair, de retirar: conseguiu dedução do valor do seguro. Inferência; o resultado ou conclusão que se consegue chegar.

Dedução da Receita

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Como contabilizar abatimentos de vendas?

A conta contábil Abatimentos sobre Vendas é uma dedução da receita bruta. O abatimento não provoca ajustes no estoque, nem no Custo das mercadorias vendidas (CMV), uma vez que as mercadorias não retornam ao estabelecimento do vendedor.

Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?

Qual é a estrutura da DRE?
  • 1 – Receita de vendas. ...
  • 2 – Dedução de impostos. ...
  • 3 – Receita Líquida. ...
  • 4 – Custos de venda. ...
  • 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
  • 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
  • 7 – Despesas com vendas. ...
  • 8 – Despesas financeiras.

Quais impostos entram na DRE?

Estrutura da DRE
  • Receita Bruta.
  • (-) Deduções e abatimentos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Despesas Financeiras.

O que não entra no DRE?

O primeiro dado da DRE é a receita operacional bruta. ... É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

Qual a diferença entre dedução de receita e despesa?

Diferença entre despesas e deduções

As deduções são ajustes sobre a Receita Bruta, e não despesas realizadas. Para entender melhor, a diferença é que, diferente das despesas, as deduções não representam sacrifícios financeiros para a empresa. Por exemplo, os impostos sobre vendas, que são pagos pelo consumidor.

O que deve constar no DRE?

O que uma DRE deve conter

Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

Por que dividendos não aparecem na DRE?

Não entram na DRE. O resultado do exercício é transferido para o PL. Depois disso, ocorre o cálculo e a contabilização das reservas e dos dividendos. Vale dizer, as Reservas e os dividendos não aparecem na DRE e não afetam o resultado do exercício (irão afetar os lucros acumulados, no PL).

Qual é o cálculo do IR e CSLL na DRE?

Parece complicado, mas é simples.

Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.

Como é composta a DRE?

A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.

O que são despesas operacionais na DRE?

As Despesas Operacionais são aquelas que fazem parte da operação da empresa. Exemplo: as despesas vinculadas ao consumo são tratadas como Despesas Operacionais. Quando lançados na contabilidade, tais despesas permanecem próximas das demais Despesas Operacionais e distantes do grupo financeiro.

Como se faz uma análise de DRE?

Como analisar a DRE? Existem algumas formas já aplicadas de análise da DRE, conhecidas como análise vertical e análise horizontal. Na análise vertical, você pode ter um olhar mais específico, entendendo o percentual de cada despesa, custo ou receita em relação ao faturamento bruto.

Qual o principal objetivo da DRE?

Para que serve a DRE? A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

Como faço para elaborar uma DRE passo a passo?

5 passos para fazer uma DRE
  1. Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
  2. Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
  3. Calcule o Lucro Bruto. ...
  4. Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
  5. Encontre o Resultado Líquido.

Quanto a esses aspectos quais são as contas contábeis que podem representar o abatimento sobre vendas?

Quanto à esses aspectos, quais são as contas contábeis que podem representar o abatimento sobre vendas? a) Descontos incondicionais obtidos, descontos condicionais concedidos, descontos obtidos e descontos concedidos.

Como contabilizar o desconto comercial?

Quando a empresa concede um desconto ao seu cliente, na hora do recebimento de um título, o valor do desconto concedido precisa ser discriminado nos lançamentos contábeis, pois o valor recebido será diferente do valor previsto na apropriação. Exemplo: Valor do título………………………………………………… R$ 750,00.

Como lançar adiantamento de clientes?

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

Onde fica dividendos no balanço?

A única conta registrada no balanço, quando os dividendos são declarados e antes de serem pagos aos acionistas de uma empresa, é o dividendo a pagar, que é uma conta de passivo. Depois que os dividendos são pagos, o dividendo a pagar é revertido e já não está presente no passivo do balanço patrimonial da empresa.

Como contabilizar receita de dividendos?

Em caso de recebimento de dividendos é realizado crédito no ativo na conta de investimentos. O Método do custo é reconhecido pelo custo inicialmente, e avaliado pelo seu valor justo. Quando a sociedade recebe dividendos é lançado diretamente na receita.

Como lançar pagamento de dividendos?

Os dividendos são isentos de imposto, então basta indicar os valores recebidos na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. O código é “09 – Lucros e dividendos recebidos”.

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