Quais são as decisões judiciais?

Perguntado por: Lucas Carneiro  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Dentro das decisões judiciais (provimentos) há três espécies principais, as sentenças, as decisões interlocutórias e os despachos de mero expediente. Melhor começar pelos extremos (sentença e despacho) para que se possa compreender o meio-termo (decisão interlocutória).

Quantas e quais são as decisões judiciais?

1.1 Decisões judiciais

A classificação dos atos praticados pelo magistrado no processo; sentenças, decisões interlocutórias e despachos estão elencadas no artigo 162, 267 e 269 do CPC: ... Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Quais são os tipos de decisões proferidas pelo juiz?

O Novo Código de Processo Civil dispõe que, ao longo de uma ação judicial, o juiz pode proferir três tipos de pronunciamentos: as sentenças, as decisões interlocutórias e os despachos. A decisão interlocutória é aquela que será realizada no curso de um processo, sem encerrá-lo.

O QUE É decisões judiciais?

Todo e qualquer despacho proferido por um juiz ou tribunal, em qualquer processo ou ato submetido a sua apreciação e veredito.

Como devem ser as decisões judiciais?

Destarte, a decisão deve estar em consonância com as normas, assim como com outras fontes do Direito, desde que afaste de si toda e qualquer discrepância entre o texto e o sentido do texto, tornando-as desprovidas de compreensão hermenêutica.

NOVO CPC - DECISÃO JUDICIAL - Elementos da sentença

21 questões relacionadas encontradas

Porque as decisões judiciais devem ser fundamentadas?

O Princípio da Obrigatoriedade da Motivação das Decisões Judiciais integra a Ordem Constitucional, e representa uma garantia para o cidadão contra julgamentos arbitrários. De acordo com esse princípio, o juiz deve expor as razões de seu convencimento pautado em aspectos racionais.

Como fundamentar uma decisão?

Quanto às partes o dever de fundamentar as decisões judiciais terá a função de persuasão, ou seja, deverá convencê-las a respeito da justiça da decisão; deverá ser clara o suficiente para, de modo que seus defeitos possam ser facilmente observados e impugnados; e individualizar o conteúdo e o alcance das decisões.

Qual a diferença entre sentença e decisão?

A sentença pode ser dada com ou sem julgamento do mérito, ou seja, acolhendo ou não a causa levantada pela parte. ... Decisões interlocutórias – As decisões são atos pelos quais o juiz resolve questões que surgem durante o processo, mas não são o julgamento dele por meio de sentença.

Qual é papel contemporâneo das decisões judiciais?

Uma decisão judicial deve cumprir duas condições: ter fundamentação interna, ou seja, considerando-se o conjunto de normas tendo-se os princípios do Direito como norte e fundamentação externa, ou seja, participação das partes em igualdade de condições.

Quando passa a valer uma decisão judicial?

A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal produz todos os seus efeitos jurídicos após a publicação no Diário da Justiça, mas pode, excepcionalmente, ter o seu cumprimento imediato determinado pelos ministros, independentemente de publicação.

O que significa decisão proferida pelo juiz?

Uma decisão proferida significa que já houve o julgamento do processo pelo juiz responsável pelo caso. Deste modo, o magistrado já analisou a situação e emitiu a sentença judicial para a resolução do processo.

Quais os tipos de tomada de decisão?

5 tipos de tomada de decisão
  • Decisão baseada no instinto. São as decisões tomadas sem pensar direito nas consequências e que surgem naturalmente. ...
  • Decisão baseada nas crenças conscientes. ...
  • Decisão baseada nas crenças subconscientes. ...
  • Decisão baseada em valores. ...
  • Decisão baseada na intuição.

São as decisões judiciais proferidas pelo Poder Judiciário?

Jurisprudência é o conjunto de decisões judiciais em um mesmo sentido proferida pelos tribunais.

Quais os tipos de despacho?

O despacho pode ser: a) decisório: dá solução e põe termo à questão; b) ordinatório: apenas dá andamento ao documento; c) interlocutório: não resolve terminantemente a questão, apenas a transfere a autoridade superior ou a autoridade de outra unidade da estrutura organizacional do órgão; d) saneador: aquele que resolve ...

Quais são os tipos de decisões interlocutórias?

Há, basicamente, dois tipos de decisão interlocutória: a simples e a mista. A decisão interlocutória simples nada mais é que uma decisão judicial que põe fim à uma controvérsia entre as partes, sem encerrar o processo ou, tampouco, uma etapa do processo.

Quais são as decisões interlocutórias?

Decisão interlocutória é aquela decisão em que não põe fim ao processo, mas pode modificar todo o status processual e relação entre as partes, bem como antecipar a decisão caso o julgador ou a julgadora entenda necessário.

Qual o papel que o Poder Judiciário deve desempenhar no constitucionalismo contemporâneo?

Além disso, reconheceu a força normativa da Constituição e sua posição central como fonte irradiadora de normatividade para todo o sistema jurídico e teve como grande marco a incorporação de princípios, mais abertos que as regras, no texto constitucional, o que alterou os padrões de interpretação, reaproximando Direito ...

Qual o papel do sistema judiciário?

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

Qual o papel do Judiciário na sociedade?

O Poder Judiciário é o órgão que possui a função de administrar a lei e a justiça perante a sociedade. Isso significa que esse setor possui a finalidade de defender os direitos de pessoa física, jurídica, animal ou ambiental.

O que significa despacho sentença e decisão?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. ... Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte.

O que seria uma sentença?

Em termos linguísticos, Sentença é o mesmo que Frase. Trata-se de uma unidade mínima de comunicação que produz efeitos de sentidos em um contexto específico. As sentenças podem ser formadas por uma ou por várias palavras, podendo ou não apresentar sujeito ou verbo.

Qual é o significado de decisão?

substantivo feminino Ação ou efeito de decidir; determinação. Resolução que se toma após deliberação; sentença ou juízo. [Por Extensão] Tudo aquilo que se resolveu acerca de alguma coisa; deliberação. Habilidade para chegar a uma conclusão ou resolver algum problema sem indecisão; coragem ou firmeza.

O que é fundamentar decisões?

Estando o juízo obrigado a fundamentar as suas decisões, garante-se que as decisões serão sempre tratadas de acordo com a lei e, conseguintemente, em uma maior segurança jurídica aos indivíduos que estão sujeitos à essa lei. ... O fim da sentença e sua fundamentação é “restaurar o império da lei e do Direito objetivo”.

O que é decisão fundamentada?

Intimamente ligado ao devido processo legal, é o princípio que garante às partes que cada decisão proferida no processo será fundamentada, impedindo, assim que haja abusos e demonstrando a imparcialidade do Juiz, já que o Magistrado deverá expressar os motivos que o levaram a proferir a decisão.

O que é o princípio da fundamentação?

O princípio da fundamentação pode ser apontado assim como veículo para se prestigiar a dialeticidade. Nesse sentido, requer que o Estado, através do juiz, ao acolher os argumentos suscitados na fase processual, deva discutir tudo que tenha ligação com o objeto que foi levado aos autos.

Artigo anterior
Quem tem prótese dentária pode dormir com ela?
Artigo seguinte
Quais são os direitos individuais chamados de direitos raízes direitos básicos?