É inaplicável as pessoas jurídicas a proteção dos direitos da personalidade?

Perguntado por: Márcio Sandro de Pinho  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade. Não há óbice algum para a pessoa jurídica exercer direitos potestativos e subjetivos seja de índole patrimonial ou extrapatrimonial, podendo inclusive sofrer dano moral.

Quais direitos da personalidade se aplicam às pessoas jurídicas?

Logo, é imperioso concluir pelos dispositivos acima elencados que as pessoas jurídicas dispõem de atributos da personalidade que serão dotados de proteção, à exemplo o nome, o domicílio, a nacionalidade, a honra e a reputação.

Como os direitos da personalidade são protegidos?

No Brasil, os direitos da personalidade estão previstos em capítulo próprio do Código Civil, do artigo 11 ao 21, mas vale destacar que tais disposições não são taxativas, também havendo proteção legal a esses direitos no texto constitucional.

Quem não detém personalidade jurídica?

As sociedades não personificadas não apresentam personalidade jurídica, pois não possuem registros. São denominadas espécies de sociedades não personificadas as sociedades em conta de participação e a sociedade comum, que também é conhecida como irregular ou de fato.

Quando é possível a desconsideração da personalidade jurídica?

O credor necessita, para se valer da possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica da empresa devedora, não apenas provar sua insolvência, mas também demonstrar que houve desvio de finalidade da sociedade ou confusão patrimonial entre seus bens e o de seus sócios.

Direitos da Personalidade (Direito Civil) - Resumo Completo

29 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de desconsideração da personalidade jurídica?

Além das modalidades ortodoxa e inversa da personalidade jurídica, expressamente previstas na legislação civil e processual civil, doutrina e jurisprudência têm admitido, já há alguns anos, outras duas possibilidades: a expansiva e a indireta.

Quanto a desconsideração da personalidade jurídica é correto afirmar que?

Questão Acerca da desconsideração da personalidade jurídica, é correto afirmar: Às pessoas jurídicas é inaplicável a proteção dos direitos da personalidade. Considera-se confusão patrimonial a utilização da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores e para a prática de atos ilícitos de qualquer natureza.

O que diz a Súmula 227 do STJ?

Súmula: 227 A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. Súmula: 228 É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral.

Como evitar a desconsideração da personalidade jurídica?

Tenha muito clara essa diferenciação, deixe muito bem separado seu patrimônio, suas contas com as da empresa, evite dissabores futuros e permita-se ainda enxergar de fato os números da sua empresa, podendo ver com mais clareza lucros ou prejuízos, permitindo melhor tomada de decisão.

Quando cabe a desconsideração inversa da personalidade jurídica?

Trata-se de medida excepcional, cabível quando se comprova que o devedor (pessoa física) utilizou-se indevidamente da pessoa jurídica para resguardar bens e valores de seu acervo pessoal, a fim de esquivar-se de seus compromissos financeiros.”

Quais são os direitos da personalidade protegidos pela Constituição Federal?

Segundo a Constituição Federal, art. 5º, inc. X, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

O que é direito da personalidade jurídica?

"A personalidade jurídica é o atributo reconhecido a toda pessoa (natural ou jurídica) para que possa atuar no plano jurídico (titularizando as mais diversas relações) e reclamar uma proteção jurídica, mínima, básica, reconhecida pelos direitos da personalidade."

O que são os direitos da personalidade?

São direitos orientados pela noção de dignidade e essenciais ao desenvolvimento da pessoa humana. Os direitos à personalidade são intransmissíveis, irrenunciáveis, extrapatrimoniais e vitalícios. Começam com a existência da pessoa humana e são defendidos pela lei contra ameaças de lesão.

Como se dá a personalidade jurídica?

A personalidade jurídica das pessoas singulares adquire-se, nos termos do n.º 1 do art.º 66.º do Código Civil (CC), no momento do nascimento completo e com vida, cessando a mesma personalidade com a morte (n.º 1 do art.º 68.º do CC), sem prejuízo da tutela de direitos de personalidade de pessoa falecida, ofendida no ...

Quando se dá a personalidade jurídica?

Art. 2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. No Brasil, a personalidade jurídica começa no nascimento com vida, mesmo que essa vida dure apenas alguns minutos e mesmo que o cordão umbilical não seja cortado.

Quem pode ser sujeito de personalidade jurídica?

Sendo assim sujeito de direito será toda pessoa natural ou jurídica capaz de manifestar-se juridicamente. A personalidade é inerente a todo ser humano desde o nascimento com vida. Ao adquirir personalidade este passa a ter capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações na vida civil.

O que fazer após a desconsideração da personalidade jurídica?

Após a instauração do Incidente de desconsideração da personalidade jurídica, suspende-se o processo principal, com a devida citação do terceiro, seja ele o sócio ou a Pessoa Jurídica, que deverá se manifestar em 15 dias e requerer as provas cabíveis, obedecendo ao Princípio do contraditório e ampla defesa.

Para que serve o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

Trata-se de uma modalidade de intervenção de terceiros que permite, incidentalmente ao processo, desconsiderar a personalidade jurídica e, desse modo, conseguir responsabilizar pessoalmente o integrante da pessoa jurídica (sócio ou administrador) nos casos em que a lei material o autoriza.

O que diz a Súmula 479 do STJ?

Além disso, nos termos da Súmula 479/STJ, "as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias".

O que diz a Súmula 284 do STF?

SÚMULA 284

É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia.

O que diz a Súmula 362 do STJ?

Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."

Como se dá a desconsideração da personalidade jurídica no novo CPC?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado mediante petição endereçada ao juiz do processo ou ao relator do recurso, requerendo a sua instauração e demonstrando o preenchimento de todos os pressupostos legais específicos para desconsideração da personalidade jurídica, conforme § 4º do ...

É possível a desconsideração da personalidade jurídica no JEC?

Assim, sob qualquer ótica, o incidente de desconsideração da personalidade jurídica é plenamente aplicável aos processos que tramitem nos Juizados Especiais, em que pese tal possibilidade seja, por vezes, contestada nos planos doutrinário e jurisprudencial.

Quem deve figurar no polo passivo da desconsideração da personalidade jurídica?

Existe ainda a previsão de ser requerida a desconsideração da personalidade na petição inicial, de forma que a parte autora deverá inserir no polo passivo tanto a pessoa jurídica, quanto o sócio a quem se buscar imputar o cumprimento da obrigação.

Como comprovar os requisitos da desconsideração da personalidade jurídica?

Pressupostos para desconsideração da personalidade jurídica:
  1. Pessoa Jurídica constituída regularmente;
  2. Abuso ou fraude, mitigado na teoria menor.
  3. Prejuízo a terceiros;
  4. É medida excepcional, somente em último caso, quando não há outra solução, mitigado na teoria menor;

Artigo anterior
Como vivem os peixes?
Artigo seguinte
Quais são as duas propriedades que definem um bem público puro Cite três exemplos de bens públicos?