Quais são as correntes que embasam os conceitos de aprendizagem?

Perguntado por: Ariana Cláudia Carvalho  |  Última atualização: 29. April 2022
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Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem.

Quais são as principais correntes pedagógicas?

RESUMO: CORRENTES PEDAGÓGICAS E FILOSÓFICAS
  • Escola Tradicional. a) Concepção do homem: ...
  • Escola Nova. a) Concepção de Homem: ...
  • Escola Tecnicista. a) Concepção do Homem: ...
  • Teoria Antiautoritária: a) Concepção de homem: ...
  • Teoria Crítico-reprodutivistas: ...
  • Teorias Construtivistas: ...
  • Teorias Progressistas:

Quais são as diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro?

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.

Quais as principais correntes que influenciaram o pensamento pedagógico moderno?

A pedagogia moderna caminhou com a idéia de uma nova escola que, por conseguinte, seria um laboratório da pedagogia ativa, uma contribuição do positivismo e do pragmatismo científico que tal dogma (corrente filosófica) preconizaria contra a doxa (popular).

O que é correntes pedagógicas?

As correntes pedagógicas são concepções que contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, na realização de uma prática docente significativa, que tenha sentido para o aluno, pois o seu conhecimento contribui para orientar o trabalho do professor, ajudando-o a responder às questões sobre como ...

PRINCIPAIS TEORIAS DE APRENDIZAGEM: um resumo das teorias que são utilizadas

43 questões relacionadas encontradas

Qual a corrente pedagógica se baseia nos princípios do behaviorismo?

AS PRINCIPAIS CORRENTES DA PEDAGOGIA Corrente Tecnicista: A década de 70 assistiu a um acentuado desenvolvimento e proliferação da corrente que se denominou de “tecnicismo educacional”, totalmente inspirado nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino.

Para que servem as tendências pedagógicas?

Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto. Ambas as tendências têm o intuito de preparar os alunos para a vida em sociedade, no entanto, cada uma apresenta uma forma de organização diferenciada.

Qual é objectivo da pedagogia moderna?

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Quais são as tendências pedagógicas na prática escolar?

As tendências pedagógicas no Brasil estão diretamente ligadas às questões sociais e políticas, enquanto um reflexo dos propósitos estabelecidos pela escola e pela sociedade.

O que é corrente tradicional?

A corrente tradicional feminina é mais fina, possui elos mais fechados e, normalmente, é acompanhada de um pingente. Esse pingente pode ser de diamante ou de pedras preciosas e pode assumir diversos formatos, como a inicial de um nome ou algum desenho, como coração ou estrela.

O que são tendências liberais e progressistas?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

Quanto às tendências pedagógicas na prática escolar é correto afirmar?

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar. O Termo “Liberal”, o qual designa as tendências conservadoras da sociedade, busca analisar criticamente as finalidades sociopolíticas da educação.

Como as tendências pedagógicas influenciam na prática docente?

A relação entre as tendências pedagógicas e a prática docente. As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão.

São tendências pedagógicas respectivamente?

AOL 4 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Pergunta 1- São Tendências Pedagógicas, respectivamente: R: Tradicional, Escola Nova, Tecnicista, Renovada Progressista, Libertária, Libertadora, Crítico Social dos Conteúdos.

Qual é o objetivo de pedagogia?

O curso de Pedagogia tem como missão criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

O que é a pedagogia moderna?

A pedagogia moderna nasceu entre os séculos XVIII e XIX, e sua história foi posteriormente incorporada pela história da educação enquanto uma sistematização de acontecimentos educacionais (à qual couberam os estudos da própria pedagogia).

Qual é o objeto do estudo da pedagogia?

A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.

Qual a melhor tendência pedagógica?

Pedagogia tradicional

É a linha pedagógica presente na maioria das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Trata-se do modelo difundido a partir do movimento iluminista e da Revolução Francesa, ambos no século 18, cujo objetivo era universalizar o acesso à educação e padronizar os assuntos estudados.

Porque é importante o professor conhecer e entender a didática presente em cada tendência pedagógica?

Resumo: A didática é uma prática pedagógica que tem um papel bastante importante na construção do conhecimento, pois esse recurso transforma muitas vezes a dificuldade que um aluno poderia ter em entendimento, pois através de uma boa didática o aluno terá uma melhor apreensão do real dentro de conceitos que, dependendo ...

Qual a importância de um plano de aula?

A importância do planejamento escolar

Visando o melhor aproveitamento dos alunos em sala, o planejamento reduz o tempo do professor no plano de aula, já que ele define quando cada conteúdo será lecionado. Um corpo docente preparado e organizado consegue desenvolver melhor as atividades que serão propostas.

Qual a influência das idéias do behaviorismo na educação e na pedagogia?

Behaviorismo na educação

Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos. Além disso, Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer profissão por ele escolhida.

Como é definida a aprendizagem para o behaviorismo?

Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.

Qual a principal proposta do behaviorismo na aprendizagem escolar?

O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.

O que são as tendências pedagógicas dentro da área docente?

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

Qual a relação da Bncc com as tendências pedagógicas?

A BNCC traz orientações para que as instituições de educação básica e seus profissionais possam modificar e/ou adaptar o currículo com as novas concepções a serem incluídas no planejamento pedagógico feito pelas escolas.

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