Quais são as contra indicações da mobilização articular?

Perguntado por: Mia Assunção Jesus  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Precauções e Contra-indicações para Mobilização Articular
Existe essencialmente apenas uma precaução / contra-indicação para a mobilização articular; Essa é uma disfunção articular hipermóvel ou outro tecido instável.

Quais as indicações para mobilização articular?

A principal indicação para a mobilização articular é a disfunção articular do tipo hipomóvel, ou seja, com mobilidade reduzida. Uma vez que a mobilização conjunta mobiliza uma articulação, a mobilização articular é indicada para articulações que tenham perdido mobilidade (hipomóvel).

Qual o objetivo da mobilização articular?

A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.

Qual grau de mobilização articular?

Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau III: mobilização de grande amplitude que chega a barreira restritiva; Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega a barreira restritiva; Grau V: ...

Quais são os tipos de mobilização articular?

Técnicas de Mobilização Articulares (por exemplo, Maitland, Mulligan, técnicas de Kaltenborn) Exercícios de mobilidade (por exemplo, exercícios McKenzie) Técnicas de Energia Mínima (técnicas de reposicionamento de articulação ativa baseadas em osteopáticos) Manipulação Conjunta.

Exercícios de Fortalecimento do Ombro com Elástico - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de mobilização?

Estique e dobre o cotovelo lentamente.
  • 1 - Mobilização do ombro.
  • 2 - Mobilização do cotovelo.
  • 3 - Mobilização das mãos e dedos.

Para que serve a mobilização articular?

A mobilização articular e a tração são técnicas de terapia manual que incluem os movimentos passivos das superfícies articulares. ou realinhar a articulação, para recuperar a distribuição normal das forças e tensões ao redor da articulação ou para reduzir a dor.

Quais os graus de Maitland?

Método Maitland
  • Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau III: mobilização de grande amplitude que chega à barreira restritiva;
  • Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega à barreira restritiva;

O que é mobilização com movimento?

A mobilização com movimento é a aplicação concorrente de mobilização acessória sem dor com o movimento fisiológico.

O que é a mobilização neural?

A Mobilização Neural (MN) é uma técnica que tem como objetivo restaurar o movimento e a elasticidade do SN, o que promove o retorno às suas funções normais e a redução do quadro sintomático (9). Embora a MN não seja amplamente conhecida, essa ideia de aplicar um tratamento mecânico para o tecido neural não é nova.

Quais os efeitos fisiológicos do método Kaltenborn?

A ação manual sobre os tecidos é realizada dentro dos limites da mobilidade fisiológica. Este conjunto de métodos e de atos poderão desencadear assim mesmo respostas vegetativas e estimular também a circulação linfática e/ou sangüínea.

Qual a importância da tração na mobilização articular periférica?

® Tração: Separação das superfícies articulares. nutrientes para a cartilagem avascular e fibrocartilagens intra-articulares dos meniscos. Mantém extensibilidade e força de tensão nos tecidos articulares e periarticulares.

Para que serve a mobilização de escapula?

Fazer mobilizações no ombro pode ser útil para minimizar a dor no ombro e ajudá-lo a dormir. Nesta fase, mobilizações na escápula, exercícios de controle escapular pode promover uma melhor atividade dos músculos da escápula. Isso pode melhorar a posição do ombro e ajudar a dor no ombro.

Quais os efeitos fisiológicos da mobilização articular?

O objetivo do presente estudo foi verificar se a técnica de mobilização articular sustentada potencializa o ganho de flexibilidade das estruturas posteriores do ombro quando associada à técnica de autoalongamento em comparação somente com o autoalongamento.

Quais os efeitos fisiológicos importantes da terapia manual?

Diversos mecanismos neurofisiológicos estão envolvidos com os efeitos das técnicas de terapia manual. Os principais efeitos da aplicação das técnicas são: hipoalgesia, inibição do espasmo muscular por influência na excitabilidade do motoneurônio, melhora do controle motor e repercussões no sistema nervoso autônomo.

O que é um movimento Artrocinematico?

O termo artrocinética refere-se ao movimento das articulações. E disfunção artrocinética é uma disfunção biomecânica e neuromuscular levando a um alterado movimento articular que causa uma ineficiência nos movimentos.

O que é o método Mulligan?

As técnicas do Conceito Mulligan foram desenvolvidas para reparar as “falhas posicionais”. É uma das técnicas de terapia manual mais seguras e confortáveis para o paciente, resultando em alivio imediato da dor.

Qual a diferença de mobilização e manipulação?

A manipulação é um ajuste que envolve um movimento curto, de alta velocidade e baixa amplitude, que empurra a articulação além de sua faixa normal (barreira anatômica) de movimento, em oposição a mobilização, onde a articulação é movida dentro de sua amplitude normal de movimento.

O que é mobilização de Maitland?

O método Maitland é uma técnica de fisioterapia que consiste em micro movimentos nas articulações realizados de maneira lenta e repetitiva. ... Existem técnicas de mobilização articular para todas as regiões corporais e, para cada área do corpo, existem várias manobras.

Em que se baseia o tratamento com o método Maitland e quais são os seus objetivos?

O Conceito Maitland preconiza que, as peças articulares só podem ser mobilizadas ou manipuladas nas direções de funcionamento das mesmas; que a avaliação deve ser feita de forma analítica, somando as informações colhidas no exame subjetivo e objetivo para que seja tomada a decisão do procedimento terapêutico.

O que é mobilização articular passiva?

A mobilização passiva é uma técnica de terapia manual passiva, realizada pelo fisioterapeuta, que exige habilidade, podendo ser aplicada às articulações e aos tecidos moles relacionados com velocidades e ADM variadas, com movimentos fisiológicos ou acessórios terapêuticos.

Quando devemos produzir o efeito tração?

Tração ou deslizamento nas superfícies articulares suficientes para tensionar os tecidos ao redor da articulação. Utilizado quando o espasmo limita o movimento, ou quando a dor crescente restringe na metade a ADM.

Como é realizada a mobilização passiva?

A Mobilização Passiva é um mecanismo de recuperação que consiste em fazer com que um paciente acamado, especialmente, consiga recuperar seus movimentos. A pessoa não contrai os músculos durante sua realização, que conta com a ajuda do fisioterapeuta.

Quais os tipos de terapia manual?

Entre as técnicas utilizadas podemos citar a Quiropraxia, Rolfing, Cyriax, Osteopatia, Maitland, McKenzie, Mulligan, Crochetagem, Mobilização Neural, Estabilização Segmentar Terapêutica, etc…

Quais são os efeitos da mobilização passiva?

A mobilização passiva de membros inferiores e de membros superiores provocou aumentos da frequência cardíaca, do duplo produto e do consumo ou captação de oxigênio pelo miocárdio com diferença estatisticamente significante.

Artigo anterior
Quais são os objetivos de um planejamento?
Artigo seguinte
Como por google em anonimo?