Quais são as contra indicações da hidroterapia?

Perguntado por: Samuel Ivo Alves Branco  |  Última atualização: 19. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

Exemplos de contra-indicações absolutas:
  • Insuficiência cardíaca instável ou severa.
  • Hipotensão ou hipertensão instáveis.
  • Embolia pulmonar recente.
  • Pirexia (febre)
  • Problemas gastrointestinais (vómitos e diarreias)
  • Gesso.
  • Sintomas agudos de trombose venosa profunda.
  • Doenças clinicamente instáveis ou infectocontagiosas (ex.

Quais são as indicações e Contra-indicações da hidroterapia?

Apesar de todos os seus benefícios, a hidroterapia também tem contraindicações, como nos casos de:
  • lesões ou problemas dermatológicos;
  • cardiopatias graves;
  • incontinência urinária ou fecal;
  • capacidade vital reduzida;
  • febre alta;
  • doenças sistêmicas;
  • hipo e hipertensão descontroladas;
  • traqueostomia;

Quando a hidroterapia não é indicada?

Contudo temos as contraindicações, devemos estar atentos em alguns quesitos como: Lesões ou problemas dermatológicos, micoses e infecções genitais; Pacientes com cateteres e sondas; Cardiopatias graves; Incontinência urinária ou fecal; Capacidade vital reduzida; Febre alta; Doenças sistêmicas; Hipotensão e hipertensão ...

Quais as contraindicações da fisioterapia?

Contraindicação: processos infecciosos ou inflamatórios agudos musculares e articulares, quadro álgico significativo, em casos extremos, quando o exercício ativo implica em risco de morte para o paciente.

Quais são algumas das contraindicações comuns que podem impedir um paciente de iniciar a reabilitação aquática?

Algumas contraindicações são absolutas, como incontinência intestinal ou urinária não controlada, doenças infecciosas, hiperten- são não controlada ou se a mulher estiver menstruada sem proteção interna.

PRA QUEM É INDICADO FISIOTERAPIA AQUÁTICA?

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as indicações da hidroterapia?

8 patologias tratadas com o auxílio da hidroterapia
  1. Tendinite. A hidroterapia auxilia no tratamento da tendinite com o objetivo de aliviar a dor. ...
  2. Lesões articulares. ...
  3. Problemas de coluna. ...
  4. Pós-operatórios. ...
  5. Reumatismos. ...
  6. Disfunções neurológicas. ...
  7. Fibromialgia. ...
  8. Osteoporose e artrite.

Quem teve AVC pode fazer hidroterapia?

Dentre as formas de tratamento pós-AVC, destaca-se a Fisioterapia Aquática, conhecida como hidroterapia, pois nesta situação, a qual é necessária pouca ou nenhuma sustentação de peso, ou quando há inflamação, dor, retração, espasmo muscular e limitação da amplitude de movimento, que podem de maneira isolada ou conjunta ...

Quais são os efeitos fisiológicos da hidroterapia?

Entretanto, mesmo com a ressalva, foi possível determinar fortes e moderadas evidências para efeitos positivos da hidroterapia na dor, no aumento da mobilidade articular e força muscular, na melhora da funcionalidade e do equilíbrio e no aumento do condicionamento físico.

O que é proibido na fisioterapia?

Artigo 35 – É proibido ao fisioterapeuta, inclusive na condição de docente, manifestar, divulgar, ou fomentar conteúdo que atente de forma depreciativa contra órgão e entidades de classe, assim como à moral de seus respectivos representantes, utilizando-se de qualquer meio de comunicação.

O que é contra indicação relativa?

"As contraindicações relativas, aquelas em que há a necessidade de análise individualizada, compete ao médico atestar tal contraindicação, através do atestado médico —sendo seu fornecimento direito inalienável do paciente", define o documento do PNO.

Quem precisa de hidroterapia?

As patologias mais comuns que podem ser tratadas por meio da hidroterapia são: cervicalgias, lombalgias, bursites, artrose, AVC, hérnia de disco, paralisia cerebral, fraturas, luxações, entre outros. Outra vantagem que a hidroterapia oferece é que: pessoas de todas as idades podem realizar esta atividade.

O que trata a hidroterapia?

A Hidroterapia, também conhecida como Fisioterapia Aquática, é realizada dentro de uma piscina aquecida (entre 32º à 34º), com o objetivo de auxiliar no tratamento de algumas condições físicas e lesões.

Quanto tempo dura a hidroterapia?

A Duração do Tratamento no início é de 5 à 10 minutos e no avançado, máximo 30 minutos.

Qual o principal benefício da hidroterapia em um paciente com rigidez articular e fraqueza muscular?

Campion, afirma que alguns dos efeitos terapêuticos dos exercícios na água incluem: alívio da dor e espasmos musculares, manutenção ou aumento da amplitude de movimento nas articulações, fortalecimento muscular e maior tolerância aos exercícios.

Quem faz fisioterapia pode ser chamado de doutor?

1º - Recomendar que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, na sua atuação profissional, usem o título de Doutor(a), por se tratar de um direito legítimo e incontestável. Art.

O que diz a Lei 6.316 75?

O livre exercício da profissão de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, em todo território nacional, somente é permitido ao portador de Carteira Profissional expedida por órgão competente. Parágrafo único.

O que significa a sigla DRF?

Delegacias da Receita Federal (DRF) — Receita Federal.

Quais são os tipos de hidroterapia?

Para cada tipo de lesão ou comprometimento, é possível escolher o melhor procedimento de acordo com as características do paciente. A oferta de técnicas atualmente é ampla: fisioterapia convencional, pilates, RPG, cinesioterapia, terapias manuais, entre outras.

Qual o nome da fisioterapia feita na piscina?

A fisioterapia aquática é uma terapia realizada por fisioterapeutas em piscina terapêutica.

Quais são as três técnicas da fisioterapia aquática?

Resposta. A alternativa correta é a letra d. As três técnicas específicas bastante utilizadas na fisioterapia aquática são Halliwick, Bad Ragaz e Watsu.

Quem tem pressão alta pode fazer hidroterapia?

As condutas dos artigos analisados contavam com: aquecimento, alongamento, exercícios e relaxamento. Conclusão: a hidroterapia é um tratamento eficaz e alternativo no tratamento não farmacológico de hipertensão arterial.

Qual é o melhor exercício para quem teve AVC?

Faça alongamentos com frequência. Esse tipo de exercício pode ser doloroso para quem passou por um AVC. Mas são importantes, porque auxiliam na manutenção do movimento e ganho de amplitude. Afinal é importante diminuir o tônus muscular e recuperar a mobilidade total.

Qual o tipo de fisioterapia para quem teve AVC?

Os principais exercícios de fisioterapia para AVC são aqueles que estimulam o movimento de punhos e antebraço, articulação dos joelhos e sola dos pés. Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um.

Qual é a diferença entre hidroginástica e hidroterapia?

Mas você sabe a diferença entre hidroterapia e A hidroginástica? A hidroterapia, é a terapia realizada na água, orientada por um fisioterapeuta, e a hidroginástica é uma atividade física realizada na água, orientada por um educador físico. A única semelhança entre elas é que ambas são realizadas em uma piscina.

Artigo anterior
O que diz o artigo 7 da Constituição Federal de 1988?
Artigo seguinte
Como saber quantas parcelas faltam do financiamento Bradesco?