Quais são as consequências socioambientais gerados pela produção da geladeira?

Perguntado por: Gonçalo Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Refrigeradores e condicionadores de ar liberam gases hidrofluorcarbonos (HFC), que podem ser milhares de vezes mais potentes do que o dióxido de carbono (CO2) em prender gases de efeito estufa na atmosfera, apontados como responsáveis pelo aquecimento global.

Como o refrigerador impactou o ambiente?

Esses fluidos refrigerantes quebram muito menos as moléculas de ozônio, mas são gases de efeito estufa extremamente potentes. Sua capacidade de aquecer a atmosfera — mensurada como potencial de aquecimento global — é milhares de vezes maior do que a do dióxido de carbono, sendo alguns até 13.850 vezes mais potentes.

O que acontece com o gás presente nas geladeiras e ar condicionado porque ele esfria esses aparelhos?

Essa etapa baseia-se na Lei de Boyle-Mariotte, que afirma que, quando um gás passa por uma redução de pressão, ele sofre uma redução de temperatura; A partir daí, o gás resfria-se drasticamente e circula em uma serpentina, que está dentro da câmara de refrigeração.

Quais as consequências socioambientais gerados pela produção ou pelo uso desta máquina?

As técnicas de cultivo inadequadas, o uso intensivo de máquinas e a não rotatividade das culturas produzidas no solo podem ocasionar o esgotamento dos nutrientes, compactação, erosão e aceleração da desertificação.

Qual é o gás encontrado nas geladeiras velhas de antigamente que prejudica o meio ambiente?

O problema com o HFC, grupo de gases que contém hidrogênio em sua fórmula, começou no Protocolo de Montreal, que baniu em 1987 o famoso CFC de objetos refrigeradores e aerossóis. À época, o CFC, com cloro, era temido por abrir um buraco gigante na camada de ozônio e causar o efeito estufa.

O que é o Socioambiental?

24 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de gás usado em geladeira?

Saiba que o responsável pelo seu refrigerador manter os alimentos fresquinhos e conservados é justamente o gás freon.

Qual é o gás utilizado na geladeira?

O gás freon 12 tornou-se então o gás de geladeira, em que circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador).

Quais são as causas e consequências do efeito estufa?

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

Quais são as consequências do efeito estufa?

Por esse motivo, o efeito estufa deixou de ser nosso grande aliado e passou a ser um risco para a sobrevivência humana. A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

O que é o efeito estufa Brainly?

Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes. Essa capacidade de captar e reciclar a energia emitida pela superfície do planeta é chamada de efeito estufa.

Porque os alimentos colocados dentro da geladeira esfria?

O ar mais quente que está embaixo do congelador transfere energia para o Freon quando esse evapora, resfriando-se e formando correntes de convecção no interior da geladeira. Ao descer, o ar mais frio retira calor dos alimentos, mantendo as correntes de convecção.

Como funciona a geladeira e o ar condicionado?

O princípio é exatamente o mesmo da geladeira: uma substância capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina – algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás. No caso do ar-condicionado, essa substância – à base de cloro, fluor e carbono – é chamada R-22.

Como se dá o resfriamento dos alimentos na geladeira?

O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. ... Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira.

Quais são os dois problemas ambientais mais preocupantes com os fluidos frigoríficos?

E os principais problemas que encontramos é o buraco na camada de ozônio, que permite a chegada de muito mais raios solares do que suportamos e o aquecimento global. Em ambos os casos, os gases soltados na atmosfera, inclusos os utilizados na refrigeração industrial, contribuem para essas ocorrências.

Por que o aumento do gás de refrigeração?

Para ele, o principal fator relacionado ao aumento no valor do refrigerante é a pandemia da Covid-19. Conforme Egydio, a crise sanitária impactou grandes, médios e pequenos negócios, destacadamente dos setores de logística, de produção de matéria-prima e de fabricação de produtos.

Qual a importância dos refrigeradores para a sociedade?

Sem esses eletrodomésticos, não há como manter a maior parte dos alimentos preservados por muito tempo, inclusive, alguns não passam de horas se não estiverem a uma temperatura ideal.

Quais são as principais consequências do efeito estufa Brainly?

Entre as principais consequências do efeito estufa, temos: Derretimento das calotas polares, que aumenta o nível das águas dos mares, que é agravado também pela dilatação térmica da massa de água oceânica.

São consequências do efeito estufa exceto?

7) São consequências do efeito estufa, exceto: a) Espécies vegetais e animais poderão ser extintos. b) Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. c) Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade.

Quais são as consequências do aquecimento global Brainly?

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

Quais são as principais características do efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

O que é o gás freon?

Significado de Fréon

substantivo masculino Derivado clorado e fluorado do metano ou do etano, usado como agente refrigerante e como propelente em aerossóis.

Para que serve o gás 134a?

O EOS 134a é um HFC que não degrada a Camada de Ozônio, desenvolvido para substituir o R-12 em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação (acima de – 7º C). Sua utilização é indicada preferencialmente para equipamentos novos, porém, pode ser uma opção para Retrofit.

Qual a diferença entre um gás Halon é um gás freon?

Gás Freon – História

Freon representa vários clorofluorocarbonetos diferentes, ou CFC, que são utilizados no comércio e na indústria. Os CFCs são um grupo de compostos orgânicos alifáticos contendo elementos carbono e flúor, e, em muitos casos, outros halogénios (em especial cloro) e hidrogénio.

O que acontece quando o gás da geladeira acaba?

Várias coisas podem acontecer quando o gás da geladeira apresenta vazamento: Se houver um vazamento de gás, a pressão será mais baixa do que o normal. O refrigerador não vai funcionar corretamente, porque precisa desse gás para realizar as trocas de temperaturas internas. O gás refrigerante é inflamável.

Quais são os gases conhecidos como freon?

O Freon pode ser definido como diversos tipos de gases a base clorofluorcarbonos. Estes são conhecidos como CFCs. Esses gáses são apontados por muitos como principais causadores de danos atmosféricos, danos à saúde da humanidade e danos contra os seres vivos, e portanto contra o Planeta Terra desde a Década de 1970.

Artigo anterior
Qual a principal característica do intraempreendedor?
Artigo seguinte
O que significa PNQ e FNQ?