Quais são as consequências da não localização do executado ou de bens passíveis a penhora?

Perguntado por: Rita Lia Oliveira de Pires  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Desta forma, se o devedor não indicar onde estão seus bens e posteriormente o credor vier a localizá-los restou configurado o ato atentatório à dignidade da justiça e deverá o juiz aplicar a pena de multa em montante correspondente a até 20% sobre o débito atualizado.

O que acontece quando não há bens para penhora?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

O que acontecerá com a execução se não forem localizados bens do executado?

Não localizados bens do devedor passíveis de penhora, inicia-se o prazo de suspensão de 01 (um) ano, previsto no §1º do art. 921 do CPC. Findo esse lapso, terá curso o início do prazo da prescrição intercorrente (§4º do art.

Pode penhora imóvel que não pertence ao executado?

I – Recaindo a penhora em imóvel não pertencente ao devedor executado, resultando comprovado por documentação hábil ser o embargante o proprietário do bem constritado, procedem os embargos de terceiro.

O que acontece se o executado não pagar?

Se não houver o pagamento, o juiz vai determinar a expedição de mandado e o oficial de justiça irá avaliar e penhorar bens do devedor. ... Neste caso, em 15 dias após o término do prazo de pagamento (aquele prazo que também é de 15 dias), o devedor poderá apresentar a Impugnação em Cumprimento de Sentença.

Detalhes práticos sobre a Penhora de Bens

33 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o réu tem para pagar?

Não há como prever o prazo exato em que isso acontecerá. No processo de execução (ou na fase de cumprimento de sentença), o prazo legal para pagamento é de quinze dias.

O que fazer quando a empresa não tem bens para penhorar?

Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.

Quando o imóvel pode ser penhorado?

1- O imóvel pode ser penhorado para pagar prestações em atraso do financiamento imobiliário que permitiu a compra ou a construção da residência. ... 3- Outra exceção que pode levar à penhora de um bem de família é quando uma pessoa deixa de pagar a pensão alimentícia aos filhos.

É possível a penhora de bem indivisível de propriedade do executado e de terceiro?

PENHORA DE IMÓVEL INDIVISÍVEL. MEAÇÃO DE TERCEIRO ESTRANHO À LIDE. IMPOSSIBILIDADE. Não é possível que a penhora, e posterior arrematação em hasta pública, recaia sobre parte ideal de imóvel pertencente a terceiros estranhos à lide,sem nenhuma responsabilidade sobre o débito trabalhista.

O que precisa para penhorar um imóvel?

A penhora de imóvel começa com um mandado de intimação do devedor. Ato contínuo, deve-se registrar a penhora do registro de imóveis. Seguidamente, realiza-se a avaliação do bem, que pode ser realizada pelo próprio Oficial de Justiça ou por um avaliador especializado.

Quando não for localizado o executado ou bens penhoráveis?

§ 2º - Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, o juiz ordenará o arquivamento dos autos. § 3º - Os autos serão desarquivados para prosseguimento da execução se a qualquer tempo forem encontrados bens penhoráveis.

Quando não se encontra bens do executado o processo é automaticamente extinto ou suspenso?

A falta de bens não produzirá a extinção, mas a suspensão da extinção até que eles sejam detectados. Na falta de bens, o processo é suspenso por um prazo de um ano, enquanto isso, não tem início o prazo de prescrição intercorrente.

Quanto à suspensão do processo de execução o que ocorre quando o executado não possuir bens penhoráveis?

921, parágrafo 1º, do Novo CPC. 921, Novo CPC, por fim, quando o processo de execução for suspenso por falta de bens penhoráveis, a suspensão se dará por até 1 ano, prazo no qual se suspenderá a prescrição. ...

O que fazer quando o devedor não tem bens?

Para isso, deve o credor apresentar ao juízo os bens do devedor passíveis de penhora ou, não os encontrando, solicitar a expedição de ofício ou mandados à determinados órgãos e entidades para que eles informem sobre a existência de bens em nome do devedor e que podem ser constritos para garantir a satisfação da dívida.

Quando a pessoa não tem dinheiro para pagar o processo?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Por que a execução fica suspensa quando o executado não possuir bens penhoráveis por que não é extinta?

A suspensão, no caso, não pode ter um prazo indefinido, pois tal situação afrontaria contra a segurança jurídica do executado. Por isso, o processo se suspende pelo prazo de um ano e, após este período, se não existirem bens penhoráveis, o processo deverá ser arquivado, mas não extinto.

Pode penhorar bens de terceiros?

É permitida, com algumas restrições, a penhora de bens de terceiros, por exemplo, os pais de uma pessoa que contraiu uma dívida que deu origem a uma ação executiva, que, por sua vez, culminou numa penhora sobre os respetivos bens.

É possível a penhora alienação de bem indivisível de propriedade de ambos os cônjuges?

Com efeito, atualmente, por força do art. 843 do CPC/2015, é admitida a alienação integral do bem indivisível em qualquer hipótese de propriedade em comum, resguardando-se, ao coproprietário ou cônjuge alheio à execução, o equivalente em dinheiro da sua quota-parte no bem.

É possível penhora de fração ideal de imóvel indivisível?

É possível a penhora de fração ideal dos devedores em imóvel que se encontra em condomínio e que serve de residência à genitora deles.

Quais bens a Justiça pode penhorar?

Dessa maneira, os bens que podem ser penhorados, em ordem de prioridade, são:
  • Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;

Em quais hipóteses o bem de família pode ser penhorado?

A impenhorabilidade do bem de família pode ser afastada quando há violação do princípio da boa-fé objetiva. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao manter decisão que permitiu a penhora de imóvel de empresário para quitar dívidas.

O que acontece quando um imóvel é penhorado?

Penhora de imóvel: como funciona? A penhora de imóvel serve para garantir o pagamento de uma dívida. Ela consiste na apreensão, por meio de uma decisão judicial, de bens que podem ser leiloados de forma a quitar uma dívida. A ação judicial, nesse caso, é proposta por aqueles que precisam ser pagos (os credores).

O que acontece caso a empresa não tenha bens para saldar uma dívida civil comum?

Para a justiça, dívidas trabalhistas e de seguridade social possuem caráter de subsistência. Logo, em caso de débitos não pagos a funcionários e ex-funcionários, a personalidade jurídica será desfeita e o patrimônio dos sócios poderão responder pelos valores devidos.

O que fazer quando o Bacenjud for negativo?

Então, quando o BACENJUD, o RENAJUD e o INFOJUD mostram-se insuficientes para os fins de busca de patrimônio, o Judiciário deve operacionalizar o Cadastro Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB).

Como funciona a penhora na Justiça do Trabalho?

1 A PENHORA NA JUSTIÇA DO TRABALHO

A penhora, em princípio, consiste na apreensão, pelo juízo, de bens que vão responder pela execução, mas ela só se considera efetivamente feita, quando se tratar de coisa, com o depósito (art. 664).

Artigo anterior
Porque é que o ano tem 12 meses?
Artigo seguinte
O que pode levar na mala de 10kg?