Onde é encontrada a água subterrânea?

Perguntado por: Doriana Letícia Almeida Nascimento Rocha  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade ...

Onde encontramos água subterrânea?

Ela se encontra em córregos, rios e lagos constituindo os recursos hídricos superficiais, assim como nos interstícios do solo e subsolo, formando os recursos hídricos subterrâneos. Estes últimos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra.

Qual é a origem das águas subterrâneas?

É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percola nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra.

Quais são os tipos de água subterrânea?

As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água.

Quais são as água Subterrâneas e Superficiais encontradas?

Esse tipo de água é encontrado em rios, riachos, lagos, pântanos, mares etc. Por não penetrarem no solo e o acesso a elas ser mais fácil, são, atualmente, a principal fonte de abastecimento do planeta. Águas subterrâneas: são aquelas que ocorrem naturalmente ou artificialmente no subsolo (Resolução Conama nº 396/2008).

Águas subterrâneas - Aquífero

40 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características das águas subterrâneas?

Águas subterrâneas são aquelas presentes no subsolo do planeta Terra, localizando-se, principalmente, em espaços vazios entre as rochas. Principais características: - Quase a totalidade das águas subterrâneas é doce e, portanto, próprias para o consumo humano.

O que são águas subterrâneas Brainly?

As águas subterrâneas são aquelas que se acumulam abaixo da superfície, geralmente nos poros existentes na composição das rochas.

Qual a origem da água doce?

A água em estado líquido ficou suspensa na superfície da atmosfera, dando origem aos oceanos primitivos. Como parte desse processo seletivo, a água doce iniciou sua formação devido às chuvas que lavaram a atmosfera e eliminaram os gases de enxofre.

Como se formam as águas subterrâneas e qual a sua importância?

As águas subterrâneas podem ser extraídas por poços ou pelo aproveitamento das nascentes, ponto em que os aquíferos interceptam a superfície. No Brasil, grande parte das águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos ou semiartesianos), que foi objeto do estudo em questão.

Qual a diferença entre aquíferos e água subterrânea?

A água subterrânea é a parcela da água que permanece no subsolo, onde flui lentamente até descarregar em corpos de água de superfície, ser interceptada por raízes de plantas ou ser extraída em poços. ... As águas subterrâneas estão contidas nos solos e formações geológicas permeáveis denominadas aqüíferos.

Onde vem a água do solo?

Pela ação da gravidade e graças à porosidade e permeabilidade do solo, há infiltração de parte das águas atmosféricas e superficiais. A infiltração é detida, quando a água alcança uma camada de solo impermeável, onde ela forma os lençóis subterrâneos.

Qual a importância da água do subsolo?

A água subterrânea fornece água potável total ou parcial para até 50% da população global e representa 43% de toda a água usada para irrigação. Em todo o mundo, 2,5 bilhões de pessoas dependem exclusivamente dos recursos hídricos subterrâneos para satisfazer suas necessidades básicas diárias.

Como definir águas subterrâneas?

Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade ...

Qual a importância do uso da água?

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.

Qual é a origem da água mineral?

De acordo com a Resolução Anvisa - RDC 173 de 13/11/2006 - Água mineral é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.

Qual é a origem dos oceanos?

A maior parte do oceano formou-se sob o apoio de atividades vulcânicas, que soltaram vapores de água nas camadas externas do planeta. Esse vapor, ao longo de milhares de anos, resfriou-se e depois se condensou, gerando água na crosta terrestre.

Qual é a origem da água dos oceanos e rios?

A explicação mais aceita era de que a queda de cometas, formados em grande parte por gelo, foi a responsável pelo surgimento dos rios e oceanos da Terra. ... Pela nova teoria, os cometas foram responsáveis por no máximo 30% da água.

Quais são as características da água?

Por conta de uma das principais características da água, ela é um excelente solvente, ou seja, é capaz de dissolver grandes quantidades de substâncias como sais, gases, açúcares, proteínas, ácidos nucléicos e é por isso que costuma ser chamada de “solvente universal”.

Quais são os principais impactos sobre as águas subterrâneas?

Os principais impactos sobre as águas subterrâneas são: contaminação, mineração, perfuração indiscriminada e bombeamento intensivo. A contaminação das águas subterrâneas tem como principais causas o aumento da produção industrial, o crescimento populacional, o aumento no consumo de bens e descartes relacionados.

Qual a importância das águas superficiais?

Ao não penetrarem no solo, as águas superficiais acabam formam as principais fontes de abastecimento de água potável do planeta. ... Embora tenham toda esta importância para a vida no planeta, as águas superficiais representam apenas 0,14% de toda a água existente na Terra.

Qual é a importância do solo para a proteção e a manutenção das águas subterrâneas?

Para que o solo seja um agente facilitador da percolação de água, é essencial que tenha boa taxa de infiltração, cuja relação depende diretamente da sua porosidade (alta relação macro/microporos), da declividade do terreno, da cobertura vegetal e do tipo/intensidade de chuva.

Onde é que vem a água?

Mananciais, a origem da água

Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.

Onde a água pode ser encontrada?

E onde está toda a água da Terra? Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.

Onde vem a água da chuva?

Formação da chuva

No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas.

Como funciona um aquífero?

Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água.

Artigo anterior
Como consultar o PIS pelo CPF caixa?
Artigo seguinte
O que falta nas escolas públicas brasileiras?