Qual a relação entre instabilidade de um átomo e radiação?

Perguntado por: Bernardo Henriques de Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

A radioatividade é um fenômeno que ocorre devido a instabilidade de elementos químicos, resultando na emissão de energia por átomos. As consequências da radiação podem ser diversas, como mutações, ou a produção da fluorescência.

O que acontece com um átomo instável?

O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.

Como a radioatividade se relaciona com a estrutura do átomo?

A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partículas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.

O que significa dizer que um átomo é instável?

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

Como um átomo fica radioativo?

A radioatividade se define como o fenômeno pelo qual um núcleo instável (sem estabilidade) emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo.

RADIOATIVIDADE: instabilidade, níveis de radiação e decaimento | RESUMO DE QUÍMICA PARA O ENEM

30 questões relacionadas encontradas

O que gera a radioatividade?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre devido a instabilidade de elementos químicos, resultando na emissão de energia por átomos. As consequências da radiação podem ser diversas, como mutações, ou a produção da fluorescência.

Qual é a origem dá radiação?

As radiações têm origem nos ajustes que ocorrem no núcleo atômico ou nas camadas eletrônicas do átomo, ou através da interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou átomo. As radiações alfa, beta e gama são originadas a partir de “ajustes” que ocorrem no núcleo.

O que significa dizer que um átomo é estável?

Um elemento químico pode fazer ligações cedendo, compartilhando ou ganhando elétrons. Dos 92 elementos encontrados na natureza, a maioria não existe na forma de átomo. ... É quimicamente estável o átomo, ou o grupo de átomos, que tem elétrons em número adequado para se manter energeticamente estável.

O que são átomos estáveis dê exemplos?

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.

Quando um átomo está estável?

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.

O que a descoberta da radioatividade revelou a respeito da estrutura do átomo?

Depois da descoberta dos raios beta e alfa a partir dos experimentos com feixes de partículas Rutherford observou que existiam raios gama sendo emitidos, isso ficou denominado de “emissão radioativa”. ... Foi graças aos esforços de Rutherford que ficamos sabendo da existência dos prótons e elétrons dentro do átomo.

Por que a radioatividade revolucionou o estudo do átomo?

A descoberta das emissões radioativas contribuiu para o entendimento da constituição do átomo. ... Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.

Como o estudo da radioatividade contribuiu para a construção do modelo atômico atual?

Através deste estudo pode-se perceber que a descoberta da radioatividade foi de suma importância desde a construção do modelo atômico de Thompson ao modelo atômico de Rutherford, porém é possível notar que mesmo tendo contribuído para a construção de tais modelos existem muitos poucos materiais relacionados à temática.

O que são núcleos instáveis é como eles se estabilizam?

Núcleos Estáveis ​​- Núcleos Instáveis

Pode-se observar no gráfico que existem mais nêutrons que prótons em nuclídeos com Z maior que cerca de 20 (cálcio). Esses nêutrons extras são necessários para a estabilidade dos núcleos mais pesados. O excesso de nêutrons age como uma cola nuclear.

Qual o elemento químico mais instável?

Se você achava que o urânio era algo surpreendente, é porque você ainda não conhecia o polônio. Ele é o elemento com maior índice de radioatividade encontrado na natureza, ou seja, com o núcleo mais instável.

O que são isótopos instáveis?

O que são isótopos instáveis

Os átomos instáveis ​​são átomos radioativos: seus núcleos mudam ou se desintegram emitindo radiação e se tornam outros isótopos ou elementos. Os isótopos estáveis ​​têm meia-vida da ordem de 3 bilhões de anos. Eles podem ser encontrados com excesso ou falta de nêutrons.

Quais são os átomos estáveis?

Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência). Se os átomos não têm esse arranjo, eles "vão querer" alcançá-lo ganhando, perdendo ou compartilhando elétrons através das ligações.

Qual é a diferença entre um átomo estável é um átomo instável?

Basicamente, significa que todo átomo que tenha 8 elétrons na sua camada de valência tem estabilidade. É esse o caso dos gases nobres. Todos eles têm a camada de valência completa. Em contrapartida, átomos instáveis são aqueles que têm menos de 8 elétrons na parte mais externa da sua eletrosfera.

Como um átomo se estabiliza?

O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.

Qual o único átomo que fica estável com 2 elétron?

A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.

Qual o grupo dos elementos que são estáveis energeticamente?

Gases Nobres. Elementos pertencentes ao grupo dos gases nobres.

Quais poderiam ser considerados estáveis de acordo com a regra do octeto?

Um elemento estável deve apresentar 2 ou 8 elétrons na camada de valência.

Qual a natureza das radiações?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.

O que emite radiação?

Desde o solo e seus gases subterrâneos até a radiação cósmica do Sol e do espaço sideral. Assim como os procedimentos médicos, os televisores, os telefones celulares e os fornos de microondas, todos eles emitem algum tipo de radiação.

Qual animal pode emitir radiação?

A lista de espécies que o pesquisador estuda é longa: felosas, toutinegras e andorinhas; insetos, incluindo abelhas mamangava e borboletas; aranhas e morcegos; pequenos roedores.

Artigo anterior
Quando dois direitos fundamentais se chocam?
Artigo seguinte
Como faço para editar imagem do Google?