Quais são as condições para que ocorra a biorremediação?

Perguntado por: Débora Araújo  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

A biorremediação é definida como sendo o uso de processos biológicos para degradar, transformar e/ou remover contaminantes de uma matriz ambiental, como água ou solo.

Quais as técnicas utilizadas na biorremediação?

Ainda de acordo com a revisão realizada, as principais técnicas utilizadas para a realização da biorremediação foram in situ, passiva, bioestimulação, bioventilação, bioaumentação, ex situ e landfarming.

Quais são os tipos e como funciona o processo de biorremediação?

Sendo que existem dois tipos: Biorremediação in situ, na qual o tratamento biológico é feito no próprio local; e biorremediação ex situ, em que o material contaminado é removido para outro local, onde será tratado.

Como a biorremediação pode ser definida?

A biorremediação pode ser definida como um conjunto de tecnologias nas quais se utilizam microorganismos, ou seus produtos e processos, aplicadas a recuperação, ou remedição, de áreas contaminadas, tratamento de compostos orgânicos voláteis tóxicos ou efluentes que contenham resíduos que devem ser eliminados antes de ...

Como as bactérias agem na biorremediação?

A biorremediação acontece quando microrganismos se aproveitam dos compostos orgânicos e inorgânicos e os utilizam como alimentação. As microbianas transformam os contaminantes em dióxido de carbono e água. Ou seja, além de tratar os rejeitos, já absorve as moléculas do próprio contaminante através da ação metabólica.

Biorremediação e Fitorremediação

22 questões relacionadas encontradas

Que bactérias são utilizadas como Biorremediadores?

Bactérias dos gêneros Bacillus, Pseudomonas, Rhodobacter e Achromobacter são exemplos de microrganismos capazes de degradar petróleo e seus derivados por um processo conhecido como biorremediação. Além das bactérias, fungos e plantas também são utilizados para remover ou degradar contaminantes ambientais.

O que é bioestimulação biorremediação?

A bioestimulação é uma técnica de biorremediação de resíduos oleosos em solos que visa a adição de nutrientes para estimular o crescimento microbiano em solos contaminados. Entretanto, é comum o uso de estimulantes inorgânicos em detrimento aos derivados de biomassas microbianas.

O que é biorremediação exemplos?

A biorremediação, também chamada de remediação biológica, é uma técnica utilizada para minimizar os impactos ambientais causados pela poluição. ... Um exemplo notório onde a biorremediação pode ser utilizada é na contaminação (dos solos ou recursos hídricos) por petróleo e seus derivados.

O que é biorremediação por fungos?

A Biorremediação é um processo que utiliza materiais biológicos (bactérias, fungos, plantas, algas, etc) para remover ou degradar contaminantes orgânicos e inorgânicos das mais diversas fontes: indústria química, farmacêutica, alimentos, contaminantes industriais, resíduos industriais, entre outros.

O que é biorremediação microbiana?

A biorremediação é o processo de degradação de substâncias toxicamente perigosas por micro-organismos, transformando-as em substâncias menos tóxicas e até não tóxicas. ... Estes micro-organismos são utilizados tecnologicamente com a finalidade de remover, reduzir ou remediar a ação de poluentes no ambiente.

O que é o processo de biodegradação?

A biodegradação diz respeito ao processo de decomposição de materiais (sobretudo de origem orgânica) por ação de seres vivos. A biodegradação é um processo natural, ocorrente sobretudo ao nível dos solos e com grande importância nos ciclos biogeoquímicos, sobretudo do carbono e azoto.

Onde foram utilizadas bactérias para biorremediação no Brasil?

A petrolífera fez uso da biorremediação utilizando cerca de 48 toneladas de fertilizantes para aumentar a população natural de bactérias capazes de degradar o petróleo e, após três anos, a área contaminada representava apenas 1% da extensão original.

O que é Bioaumentação?

Bioaumentação é a prática de se adicionar cepas de comunidades (chamados comercialmente de blends ) de microrganismos especializados, ativos e em crescimento num esforço de se aumentar a habilidade das comunidades de microrganismos nativos a responder a flutuações no processo de biodegradação (aumento de carga poluente ...

Qual a técnica utilizada a partir do uso de plantas para remoção de contaminantes e em que consiste esta técnica?

A fitorremediação é uma técnica que objetiva a descontaminação de solo e água, utilizando-se como agente de descontaminação plantas. ... A fitorremediação pode ser empregada em solos contaminados por substâncias inorgânicas e/ou orgânicas.

Quais são as limitações da biorremediação?

Porém, a biorremediação apresenta algumas limitações como por exemplo:
  • Não é uma solução imediata.
  • Os locais a serem tratados devem estar preparados para suportar a ação dos microorganismos.

O que é atenuação natural?

O processo de atenuação natural monitorada (ANM) é baseado em processos naturais de degradação no solo e águas subterrâneas e resulta das interações de processos químicos, físicos e biológicos. É uma alternativa tecnológica de remediação, normalmente é realizado por um tempo longo.

O que é a biorremediação do solo?

Biorremediação é um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microrganismos (como fungos e bactérias) e de enzimas.

Qual é o objetivo principal da biorremediação do solo?

O objetivo da biorremediação é remover ou neutralizar os poluentes ou as substâncias químicas contaminantes presentes na área contaminada ou meio ambiente, como no solo e/ou águas superficiais ou subterrâneas.

Quais são as principais características dos fungos?

Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.

O que é biorremediação e onde se aplica?

A Biorremediação é um processo em que bactérias, fungos ou algas são utilizados na descontaminação do meio ambiente. O termo “bio” refere-se aos seres vivos e “remediar” refere-se às ações de reduzir ou remover o agente contaminante da natureza. Esse é um dos princípios ligados à Engenharia Ambiental!

Qual dos seguintes processos seria considerado um exemplo de biorremediação *?

Qual dos seguintes processos seria considerado um exemplo de biorremediação? A adição de microrganismos fixadores de nitrogênio a um ecossistema degradado para aumentar a disponibilidade de nitrogênio. O uso de uma escavadeira para terraplanar uma mina. A identificação de um novo hotspotda biodiversidade.

O que é biorremediação de pesticidas?

— A biorremediação é um processo que utiliza organismos vivos para fazer a descontaminação do ambiente. Ele pode utilizar bactérias para fazer a degradação de compostos tóxicos como pesticidas ou para fazer a acumulação de metal pesado presente em solo ou em água.

Quais as formas de realizar a biorremediação de metais pesados?

O uso de plantas e microrganismos para remediar solos contaminados por metais pesados é uma alternativa aos métodos convencionais desde que o potencial destes organismos seja avaliado.

O que é Bioventilação?

A bioventilação é uma técnica de biorremediação que envolve apenas a inserção de ar no meio, para estimular a atividade aeróbia dos microrganismos e surge como uma alternativa aos métodos convencionais de remediação.

Como podemos classificar as bactérias de acordo com sua forma?

De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.

Artigo anterior
Qual a missão da Garoto?
Artigo seguinte
O que é a cultura?