Quais são as circunstâncias que atenuam a pena?
Perguntado por: Rafael Cláudio Nunes de Vieira | Última atualização: 14. Oktober 2024Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)
São circunstâncias que sempre atenuam a pena: - ser o agente menor de 21 anos na data do fato ou maior de 70 na data da sentença. - o desconhecimento da lei. - ter o agente cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral.
Quais as circunstâncias que sempre atenuam a pena?
Artigo 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de vinte e um, na data do fato, ou maior de setenta anos, na data da sentença; II - o desconhecimento da lei; primeiramente ninguem pode alegar o desconhecimento da lei.
O que são consideradas circunstâncias atenuantes?
89 – São consideradas circunstâncias atenuantes: I – Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as conseqüências do seu ato. II – Ter bons antecedentes profissionais. III – Realizar atos sob coação e/ou intimidação.
Quais são as circunstâncias agravantes e atenuantes das penas?
As atenuantes estão descritas no artigo 65 do Código Penal, sendo mais comuns a menoridade penal (menor de 21 anos) e a confissão espontânea. As agravantes estão nos artigos 61 e 62 do Código Penal e as mais comuns são a reincidência e os crimes cometidos contra crianças ou maiores de 60 anos.
Quais são as circunstâncias atenuantes do artigo 65 do Código Penal?
No Código Penal, em seu artigo 65, estão previstas as seguintes atenuantes de pena: ser o agente menor de 21 anos na data do fato ou maior de 70 na data da sentença – ao menor de 21 anos, é importante analisar a idade que este tinha na época da prática do crime, dada a sua presumível imaturidade e inconsequência.
Atenuantes sempre atenuam a pena?
São exemplos de circunstâncias agravantes?
- Reincidência.
- Motivo fútil ou torpe.
- Crime cometido para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime.
- Crime cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido.
Quais são os agravantes da pena?
Outras agravantes são o motivo fútil ou torpe (matou por dívida, por exemplo), a prática para ocultar ou assegurar a execução, ocultação, impunidade ou vantagem de outro crime (o sujeito que esconde o cadáver da vítima), a traição, emboscada, dissimulação ou recurso que dificulte a defesa do ofendido (dopar a vítima), ...
Quais os tipos de agravantes?
As circunstâncias agravantes podem receber diversas classificações. Uma das mais práticas é separá-las em subjetivas, ou de caráter pessoal, e objetivas.
Qual a diferença entre agravantes e atenuantes?
Segundo o colegiado, a atenuante da confissão diz respeito à personalidade – ou seja, a capacidade do agente de assumir seus erros e suas consequências –, enquanto a agravante da reincidência é expressamente prevista como preponderante no texto penal.
O que diz a Súmula 241 do STJ?
A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.
Quanto a pena pode ser atenuada?
A pena poderá ser ainda atenuada em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime, embora não prevista expressamente em lei.
O que são consideradas circunstâncias agravantes?
As chamadas Circunstâncias Agravantes são fatores definidos em lei, que majoram o cálculo da pena a ser aplicada em uma condenação. São apreciadas na 2ª fase do cálculo - considerando a pena máxima e a mínima - e podem ser aplicadas em diversos tipos de crimes (previsão genérica).
São circunstâncias que sempre agravam a pena?
São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: I - a reincidência; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo fútil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) à traição, de emboscada, ou mediante ...
Qual é a diferença entre circunstâncias judiciais e circunstâncias legais?
É fundamental destacar que as circunstâncias judiciais possuem caráter residual, isto é, o juiz deve identificar a presença ou não de circunstâncias legais, que são aquelas previstas expressamente pelo tipo penal, tais como as qualificadoras, privilegiadoras, causas de aumento e de diminuição de pena, agravantes e ...
O que diz a Súmula 545 do STJ?
Súmula 545 do STJ: "Quando a confissão for utilizada para a formação do convencimento do julgador, o réu fará jus à atenuante prevista no art. 65, III, d, do Código Penal."
Quais são as qualificadoras?
As qualificadoras objetivas são as que dizem respeito ao crime, en- quanto as subjetivas vinculam-se ao agente. Enquanto as objetivas dizem com as forma de execução (meios e modos), as subjetivas conectam-se com a motivação do crime.
Quais são as circunstâncias legais?
As circunstâncias legais podem ser caracterizadas como genéricas e específicas. São circunstâncias legais genéricas as agravantes e atenuantes, além das causas de aumento ou de diminuição de pena, todas constantes na Parte Geral do Código Penal.
O que é crime agravado?
A expressão crime qualificado ou agravado pelo resultado é usada para designar crimes em que há um tipo derivado, com pena mais grave, em razão da ocorrência de um resultado que não faz parte do tipo básico.
O que é motivo torpe e fútil?
"Fútil é o motivo de somenos importância, insignificante, desproporcional, ínfimo, banal, que seja desprovido de qualquer justificativa lógica que possa explicar a conduta praticada. Torpe é o motivo repugnante, imoral, vil, reprovável, que revela malvadeza, perversidade, egoísmo, cupidez etc."
Quais são as causas de aumento e diminuição de pena?
As causas de aumento e de diminuição de pena genéricas são aquelas previstas na Parte Geral do Código Penal e se aplicam a todos os crimes indistintamente. É o caso, por exemplo, da causa de diminuição de pena da tentativa ou da causa de aumento de pena do concurso formal próprio e do crime continuado.
Quais são as causas de aumento de pena?
- crime cometido por motivo egoístico, torpe ou fútil.
- vítima menor ou com capacidade de resistência diminuída.
- crime cometido por meio da rede de computadores, rede social ou transmitido em tempo real; .
- agente é líder ou coordenador de grupo ou de rede virtual.
Quanto vale cada agravante?
O entendimento majoritário sobre o tema neste Superior Tribunal firmou-se no sentido de que o aumento por cada agravante ou atenuante deva ser equivalente a 1/6 da pena-base (menor montante fixado para as causas de aumento ou diminuição da pena), a fim de se evitar a aplicação em quantidades aleatórias, ao arbítrio do ...
Quem é a parte agravante em um processo?
Como o nome já diz, o agravante (aquele que entra com o recurso de agravo de instrumento) deverá compor um instrumento (um documento) que mostre os motivos da discordância com a decisão interlocutória. Esse instrumento será entregue ao Tribunal competente, para que o pedido seja analisado.
O que é agravado em um processo?
1)Conceito: o agravado é o réu, o sujeito ofendido no processo, aquele que está sendo acusado por algum motivo. 2) Exemplo Prático: pessoa contra a qual se entremeou um recurso legal de agravo.
Quais são as características da fase de latência?
Qual é melhor FHD ou HD?