Quais são as células responsáveis por reabsorção e reconstrução do tecido ósseo?

Perguntado por: Xavier Pedro de Moreira  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

A morte do osteócito promove a reabsorção da matriz pela atividade dos osteoclastos, seguida pelo reparo ou remodelação do tecido ósseo pelos osteoblastos.

Quais são as células responsáveis pela reabsorção e construção do tecido ósseo?

Osteoclastos são grandes células móveis que possuem vários núcleos e extensas ramificações, formados pela fusão de macrófagos estão envolvidos no processo de reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.

Quem é responsável pela reabsorção óssea?

Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea.

Quais células ósseas estão envolvidas no processo de formação e reconstrução dos ossos?

A formação, manutenção e o reparo ósseo são controlados por quatro tipos diferentes de células. Osteoblastos, células que revestem o osso, e osteoclastos, que cobrem as superfícies ósseas, enquanto os osteócitos são encontrados dentro da matriz óssea.

Qual é a função dos osteoblastos e osteoclastos?

Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

✅ MATRIZ ÓSSEA | OSTEOBLASTOS, OSTEOCLASTOS E OSTEÓCITOS | ORGÂNICOS E INORGÂNICOS

18 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a reabsorção óssea?

Durante a reabsorção, a estrutura óssea é dissolvida e digerida pelos ácidos e enzimas produzidos pelos osteoclastos. Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, esse processo de remodelação óssea possibilita que os ossos se adaptem às necessidades do corpo de cada indivíduo.

O que é uma reabsorção óssea?

A reabsorção óssea é parte do processo natural de remodelação dos ossos. Este é composto tanto pela reabsorção (dissolução da estrutura óssea), quanto pela formação óssea. No caso dos pacientes com osteoporose, a reabsorção acaba se tornando um problema, pois contribui para a fragilização dos ossos.

Qual é a função do osteoblastos?

Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas.

O que são células osteoclastos?

O osteoclasto é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.

O que são os osteócitos?

Osteócitos são células maduras derivadas dos osteoblastos , residentes em lacunas da matriz óssea.

O que aumenta a reabsorção óssea?

O estrógeno é hormônio mais importante na manutenção do remodelamento ósseo normal, cuja deficiência leva a alterações na remodelação óssea com reabsorção excedendo a formação, como observado em mulheres pós-menopausadas.

São células ósseas com a principal função de reabsorção dentro do processo de remodelagem óssea?

Os osteoblastos são responsáveis não só pela formação da matriz óssea mas também pela sua mineralização. Estas células regulam também os processos de reabsorção, funcionando como receptores e transmissores de sinais para a remodelação óssea.

Como as seguintes células Osteoclasto e osteoblasto estão envolvidas em um processo de remodelagem óssea por exemplo na ortodontia ou reparação de uma fratura óssea?

Os osteoclastos são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea, localizada na superfície do osso. Elas fazem com que o osso velho se reabsorva, enquanto os osteoblastos são responsáveis pelo posicionamento de um novo osso nas áreas reabsorvidas.

Como ocorre o processo de remodelação óssea reabsorção e deposição óssea?

Esta função primária da remodelação óssea faz com que o osso seja reabsorvido e formado a todo instante: forma-se osso para depositar mineral e reabsorve-se para remover os íons, e para o sangue levá-los até o local onde está sendo necessário.

O que são os fibroblastos?

Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva. Já os fibrócitos são as células velhas, que já terminaram seu trabalho de fabricação dos fibroblastos. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo.

Quanto aos osteoblastos é correto afirmar que?

são células multinucleares. são células que sintetizam a matriz óssea.

O que os osteoclastos produzem?

Para este processo reabsortivo, os osteoclastos secretam ácido para o interior desse microambiente sob a forma de íons de hidrogênio (H+), além de colagenase e outras hidrolases (enzimas degradadoras de tecido) que atuam localmente, tanto digerindo a matriz orgânica como dissolvendo os cristais de sais de cálcio.

Quem origina o Osteoclasto?

Os componentes celulares provém de duas linha- gens, ambas mesenquimais – a célula osteoprogenitora, que origina osteoblastos e osteoclastos.

Quais são as células que compõem o tecido ósseo?

Suas células são: Osteócitos, que se situam em cavidades chamadas lacunas; os osteoblastos, produtores da parte orgânica da matriz; e os osteoclastos, células gigantes, móveis, multinucleadas, que reabsorvem o tecido ósseo, participando dos processos de remodelação óssea.

Qual o nome da membrana que reveste o osso?

Os ossos são revestidos nas superfícies interna e externa por membranas conjuntivas denominadas endósteo e periósteo, que promovem nutrição do tecido ósseo e possuem células osteoprogenitoras, importantes para o crescimento e reparação do osso.

Qual a origem dos osteoblastos?

Osteoblastos (do grego ὀστέο-,"osso", e βλαστάνω, "germinar") são as células provenientes das células osteoprogenitoras, são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea, colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas.

Como é formada a medula óssea?

A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas. O estroma é constituído de células e fibras reticulares (colágeno do tipo III), onde podem ser observadas a presença de macrófagos e adipócitos.

O que causa reabsorção?

Causas da reabsorção radicular

Quando a reabsorção radicular acontece depois da perda dos dentes de leite, a causa provável é infecção do nervo dentário ou da gengiva, movimento dentário devido ao tratamento ortodôntico, dentes impactados ou bruxismo crônico. No entanto, em alguns casos raros, a causa é desconhecida.

Quais os tipos de reabsorção?

Quais os tipos de reabsorção radicular e como diferenciá-los?
  • Reabsorção interna — inflamatória ou substitutiva (ocorre substituição da estrutura dentária por tecido mineralizado);
  • Reabsorção externa — substitutiva, inflamatória e reabsorção cervical invasiva.

Para que serve a reabsorção?

O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.

Artigo anterior
Quem foi o primeiro Silva?
Artigo seguinte
Como estudar de forma fácil?