Quais são as causas impeditivas e suspensivas da prescrição trabalhista?

Perguntado por: Iara Verónica Carneiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

Causas impeditivas, suspensivas e interruptivas da prescrição
  • incapacidade absoluta, de que trata o art. 3º do Código Civil (art. ...
  • Não corre o prazo de prescrição trabalhista contra menor de 18 anos (art. ...
  • Pode-se enquadrar o trabalhador na condição análoga à de escravo na hipótese impeditiva da prescrição do art.

Quais são as causas impeditivas e suspensivas da prescrição?

as causas impeditivas da prescrição são as circunstancias que impedem que seu curso inicie e, as suspensivas,as que paralisam temporariamente o seu curso; superado o fato suspensivo, a prescrição continua a correr, computado o tempo decorrido antes dele.

Quais são as causas interruptivas da prescrição trabalhista?

9.6.3. Causas interruptivas: são as causas que anulam o prazo em curso. Paralisam o curso prescricional já iniciado, que será desprezado; desaparecida a causa interruptiva, então começará um novo curso prescricional. Antes da Lei n.

Quais são as causas que impedem ou suspendem a prescrição?

Dispõe o artigo 197, do Código Civil, que “não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela”.

Quais são as causas de suspensão da prescrição?

por protesto cambial; pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.

IMPEDIMENTO, INTERRUPÇÃO E SUSPENSÃO DA PRESCRIÇÃO - DIREITO CIVIL - AULA A DOIS

35 questões relacionadas encontradas

Quando a prescrição pode ser interrompida?

A prescrição pode ser interrompida por qualquer interessado. A interrupção da prescrição por um credor não aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupção operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, não prejudica aos demais coobrigados.

Quais são os casos de interrupção do prazo prescricional?

A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).

O que é suspender a prescrição?

Conceito. No ramo do direito civil, interrupção da prescrição incide num fenômeno jurídico que extingue o tempo prescricional já contabilizado, por força de uma causa descrita na lei. Na interrupção, apanha-se a prescrição em curso, já iniciada, mas que se torna zerada.

Quais são os tipos de prescrição trabalhista?

Tipos de Prescrição na Justiça do Trabalho!
  • PRESCRIÇÃO TOTAL / BIENAL. Depois que o empregado se desliga da empresa, ele tem 2 anos para entrar com a ação. ...
  • PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. ...
  • FGTS. ...
  • FÉRIAS. ...
  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO. ...
  • ACIDENTE/ DOENÇA DO TRABALHO. ...
  • PRETENSÃO DECLARATÓRIA. ...
  • ANOTAÇÃO DA CTPS.

O que é causa suspensiva?

As causas suspensivas se traduzem em um impedimento à realização do casamento, porquanto podem gerar sanções àqueles que contraírem o matrimônio, uma vez que o casamento não é nulo, nem anulável, apenas irregular. Estão dispostas nos incisos do art. 1523 do Código Civil.

Como funciona a prescrição no processo trabalhista?

A prescrição bienal trabalhista é o prazo que o trabalhador, no caso o exequente, tem para acionar juridicamente a parte executada, a empresa. Ou seja, até dois anos após o término do contrato de trabalho – seja qual for a razão – é o prazo delimitado por lei para que se abra uma reclamação de trabalho judicial.

Quais são os prazos de prescrição no processo do trabalho?

DO PRAZO PRESCRICIONAL

O prazo prescricional atual para o empregado urbano e rural exigirem seus créditos e direitos trabalhistas derivados das relações de trabalho é de 5 (cinco) anos, até o limite de 2 (dois) anos após a extinção do contrato.

O que é prescrição bienal e quinquenal?

Há um prazo quinquenal (5 anos) e um bienal (2 anos). A diferença é que cada um deles conta-se de um termo inicial distinto, mas os dois operam juntos (são consumidos ao mesmo tempo).

Quais as causas que interrompem a prescrição dispostas no Código Civil de 2002?

197. Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

É possível renunciar à prescrição?

Art. 191. A renúncia da prescrição pode ser expressa ou tácita, e só valerá, sendo feita, sem prejuízo de terceiro, depois que a prescrição se consumar; tácita é a renúncia quando se presume de fatos do interessado, incompatíveis com a prescrição.

Como se conta a prescrição quinquenal?

A prescrição qüinqüenal conta-se da data do ajuizamento da reclamatória trabalhista. Art. 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal.

Qual é o marco de prescrição bienal?

A prescrição bienal está estabelecida pelo artigo 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal e no artigo 11 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por tais dispositivos, o empregado, após a rescisão do contrato de trabalho, tem o prazo de dois anos para ingressar com reclamação trabalhista.

Como contar a prescrição bienal?

A prescrição bienal do direito de ação conta-se do último dia do contrato empregatício e a contagem do prazo é regida pela Lei nº 810/49, a qual define o ano civil e cujo art. 1º preconiza: Considera-se ano o período de doze meses contados do dia do início ao dia e mês correspondentes do ano seguinte.

Quanto tempo posso recorrer na Justiça do Trabalho?

Proposta fixa prazo de 15 dias para apresentação de recurso na Justiça trabalhista. O Projeto de Lei 5414/20 determina que o prazo para apresentar recursos na Justiça do Trabalho, exceto embargos de declaração e pedidos de revisão de valor da causa, será de 15 dias, e não mais 8 dias, como prevê hoje a legislação.

O que acontece se eu não pagar uma dívida trabalhista?

Consequências de não pagar as dívidas trabalhistas

Caso a dívida trabalhista não seja paga, a Justiça do Trabalho poderá tomar várias providências para conseguir pagar o trabalhador prejudicado, além de penhorar, bloquear e vender os bens da empresa.

Quais são as causas suspensivas de um casamento?

As causas suspensivas da celebração do casamento podem ser arguidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consanguíneos ou afins (pais, avós, sogros, pais dos sogros, etc.), e pelos colaterais em segundo grau, sejam também consanguíneos ou afins (irmãos ou cunhados), incluindo os de parentesco civil.

São causas suspensivas do casamento?

Art. 1.524. As causas suspensivas da celebração do casamento podem ser argüidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consangüíneos ou afins, e pelos colaterais em segundo grau, sejam também consangüíneos ou afins.

É impossível o casamento passível de uma causa suspensiva?

As causas suspensivas não tornam nulo ou anulam o casamento apenas o torna irregular. Art. 1.523 – Não devem casar: I - o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros.

São impedidos de casar exceto?

A lei proíbe o casamento de pais com filhos, sendo eles naturais ou adotados. Também veda a união entre parentes afins, ou seja, sogro com nora e sogra com genro. Os irmãos de mesmos pais ou de pais diferentes também são impedidos de casar, não só por razões de ordem moral, como também genética.

É nulo o casamento contraído?

O casamento nulo está previsto no artigo 1.548 do Código Civil e ocorre quando o casamento é celebrado por um cônjuge que tenha impedimento legal. As causa de impedimento ao casamento estão descritas no artigo 1.521 do mencionado código.

Artigo anterior
Qual vem depois do A51?
Artigo seguinte
Como achar a porta SSH da internet?