Quais são as causas de extinção da punibilidade?

Perguntado por: David Garcia Amorim  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (51 avaliações)

Extinção de Punibilidade
  • morte do acusado;
  • anistia, graça ou indulto;
  • caso uma nova lei deixe de considerar o fato como crime.
  • prescrição, decadência ou perempção;
  • renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;
  • retratação do acusado, nos casos em que a lei a admite;

São causas de extinção da punibilidade?

São elas: a morte do agente, a anistia, graça ou indulto, a abolitio criminis, a prescrição, a decadência ou a perempção, a renúncia ao direito de queixa ou o perdão aceito, a retratação do agente e o perdão judicial.

Quais são os efeitos da extinção da punibilidade?

As causas extintivas da punibilidade, em geral, atingem apenas o jus puniendi, permanecendo o crime em sua integridade, com todos os seus demais efeitos e, quando operarem após o trânsito em julgado da sentença pena condenatória, atingirão a primariedade do agente.

Qual das alternativas abaixo é uma causa de extinção da punibilidade?

A perempção é causa de extinção de punibilidade exclusiva da ação penal privada.

O que é causa extintiva?

Nas causas extintivas, o injusto nasce punível mas por evento posterior o Estado abdica do poder de punir. Há um rol de causas extintivas da punibilidade no artigo 107 do Código Penal. No entanto, o rol não é taxativo. A morte do agente deve ser comprovada na forma da lei civil, ou seja, por atestado ou certidão.

Extinção da Punibilidade e Prescrição - Efeitos e Causas da Extinção da Punibilidade

18 questões relacionadas encontradas

Quais as causas de extinção da punibilidade relacionadas exclusivamente aos crimes de ação penal privada?

O perdão aceito e a perempção são causas extintivas da punibilidade exclusivamente relacionadas a crimes de ação penal privada.

O que é a perempção no processo penal?

No processo penal, a perempção resulta da inércia do querelante no curso da ação penal privada, impedindo a demanda de prosseguir, acarretando a extinção da punibilidade do querelado. ... No processo civil, por seu turno, a perempção resta configurada pelo sucessivo abandono da mesma causa pelo mesmo autor.

O que é a extinção da punibilidade?

A extinção da punibilidade é a perda da pretensão punitiva do Estado, de modo que não há mais a possibilidade de impor uma pena ou sanção ao réu.

O que significa punibilidade no direito penal?

A punibilidade é uma decorrência do crime, tratando-se da possibilidade de punir o responsável. ... Uma vez configurado o crime, nestes termos, a punibilidade refere-se à possibilidade de se impor pena ao agente.

Qual o conceito de punibilidade?

Punibilidade é a consequência do crime, ou seja, quando se pratica o fato típico, ilícito e culpável aquele comportamento descrito na lei em abstrato é concretizado com o comportamento da pessoa depois de conenado o Estado poderá exercer essa pretensão.

São admissíveis causas supralegais de extinção da punibilidade?

Ademais, admite-se também causa supralegal de extinção da punibilidade, citando-se como exemplo a súmula nº 554O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta ao prosseguimento da ação penal.

Quem concede a anistia?

A anistia só pode ser concedida por meio de Lei do Congresso Nacional (art. 48, VIII, da CR), cabendo ao Judiciário aplicá-la ao caso concreto. São insuscetíveis de anistia os Crimes hediondos, a Tortura, o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e o Terrorismo (art.

O que significa extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo?

Extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo. Significa que o processo foi extinto porque o prazo e os requisitos da suspensão condicional foram cumpridos.

São causas abstratas de extinção da punibilidade exceto?

121, § 2º, inciso V, do Código Penal (para assegurar a ocultação de outro crime); 4a Questão (Ref.: 201608356879) Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0) São causas abstratas de extinção da punibilidade, exceto: Desistência voluntária Arrependimento Eficaz Escusas absolutórias imunidade diplomática Estado de Necessidade 5a ...

Quais são as causas de exclusão da culpabilidade?

Igualmente, as causas de exclusão de culpabilidade podem ser consideradas, a saber: inimputabilidade, inexigibilidade de outra conduta, estado de necessidade exculpante, excesso de legítima defesa exculpante, a emoção e paixão, coação irresistível, caso fortuito e força maior, erro de proibição, descriminantes ...

Quanto à extinção de punibilidade prevista no art 107 do Código Penal é correto afirmar?

107, CP, é instituto jurídico mediante o qual a vítima ou seu representante, perde o direito de queixa ou de representação em virtude da inércia. D a extinção da punibilidade poderá ser reconhecida desde o início das investigações até a sentença penal condenatória ainda não transitada em julgado.

Qual a importância do estudo da punibilidade no direito penal?

O fato é que esta categoria (punibilidade) delimita o âmbito do punível, não somente a aplicação da pena, não sendo possível criar uma categoria, de exceção, dentro de um conceito que pretende justamente facilitar o estudo da norma penal, facilitando a aplicação do direito.

O que é o sursis da pena?

O Código Penal, nos artigos 77 a 82, descreve o Instituto da Suspensão Condicional da Pena, também chamado de SURSIS, e estabelece os requisitos para sua aplicação. Com o fim do prazo de suspensão e mediante o cumprimento das condições o condenado obtém a extinção de sua pena. ...

O que vem a ser abolitio criminis?

Expressão latina utilizada em Direito Penal. Significa a extinção do crime devido à publicação de lei que extingue o delito anteriormente previsto no ordenamento jurídico.

O que quer dizer a palavra extinta?

Significado de Extinto

adjetivo Que sofreu extinção; que se extinguiu; acabado ou suprimido. Que já não pode brilhar: satélite extinto. Diz-se do vulcão que não se encontra ativo.

O que é um querelante?

Querelante é o autor da queixa-crime, isto é, da ação penal privada ou da ação penal privada subsidiária da pública.

Quais os fundamentos da prescrição?

Os fundamentos jurídicos da prescrição enumerados por Câmara Leal (1939) são: o da ação destruidora do tempo, o do castigo à negligência, o da presunção de abandono ou renúncia, o da presunção de extinção do direito, o da proteção ao devedor, o da diminuição das demandas e o do interesse social pela estabilidade das ...

Quando ocorre a perempção?

O parágrafo 3º do artigo 486 do Novo CPC define que apenas ocorre perempção quando a parte autora da demanda entra pela terceira vez na Justiça sobre o mesmo pedido e contra o mesmo réu.

Quais são os casos de perempção no CPP?

Dessa forma, são 4 as causa da perempção: (i) a inércia do querelante por 30 dias seguidos; (ii) a morte do querelante seguida do não comparecimento de algum sucessor em até 60 dias; (iii) o não comparecimento do querelante a algum ato processual; e (iv) a extinção de pessoa jurídica seguida de falta de sucessor.

Quando cabe perempção?

A perempção ocorre quando há abuso do direito de ação. Conforme previsto pelo art. 486 § 3º do Novo CPC, a parte autora que der causa, por 3 vezes, à extinção do processo por abandono, não poderá propor nova ação contra o réu.

Artigo anterior
Como substituir a palavra situação?
Artigo seguinte
O que é uma pessoa ser Ectomorfo?