Quais são as causas da alienação parental?

Perguntado por: Rui Sousa Melo  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Alienação Parental ocorre quando um dos pais influencia o filho criança ou adolescente a repudiar o outro genitor. Isso é muito comum em casos de divórcio ou separação litigiosa, em que o genitor que tem a guarda do menor fica “enchendo a cabeça” do filho contra o outro genitor.

Quais são as consequências da alienação parental?

Uma criança vítima de Alienação Parental, pode futuramente desenvolver problemas psicológicos ou até mesmo transtornos psiquiátricos em sua vida toda, enquanto seus genitores estão usando o filho como objeto de vingança para ferir o outro, sem pensar nos sentimentos e consequências que estão causando.

Quais são as consequências da alienação?

Como consequência, o filho influenciado ou alienado, pode apresentar sentimentos constantes de raiva, tristeza, mágoa, ódio, contra o outro genitor e sua família; se recusar a ter qualquer comunicação com o outro genitor e familiares; guardar sentimentos negativos, exagerados ou não verdadeiros com relação ao outro ...

Quais são os indícios de alienação parental?

Quando surge a suspeita de prática de alienação parental por um dos genitores, alguns sintomas podem ser identificados na criança vítima desta situação, tais como: ansiedade, nervosismo, agressividade, depressão, transtorno de identidade, falta de organização, isolamento, insegurança, dificuldades de aprendizado, ...

O que fazer em caso de suspeita de alienação parental?

A advogada Amanda orienta: “Constatado ato de alienação parental, o indicado é que o genitor alienado procure o Conselho Tutelar do local em que reside, bem como a vara da infância e juventude, para buscar orientações acerca do caso concreto.

Entenda as consequências da alienação parental! #EagoraBárbara

18 questões relacionadas encontradas

Quais são a punição para quem pratica alienação parental?

Com a resolução 432-Contran, uma das penalidades cumuladas, após autuação, é a multa de R$1.915,30, com valor duplicado por reincidência em um ano.

Quais os efeitos psicológicos que a alienação parental pode causar no contexto familiar?

A alienação, se não obstruída, pode causar a Síndrome da Alienação Parental (SAP) na criança e ocasionar inúmeros efeitos psicológicas e comportamentais graves, como desespero, distúrbios de identidade e imagem, depressão crônica, incapacidade de adaptação, sentimentos incontroláveis de culpa, isolamento, ...

Quanto tempo leva um processo de alienação parental?

“A perda da guarda é uma coisa muito grave, então, o juiz precisa ter muita certeza se é isso mesmo que acontece.” Assim, é realizada uma perícia psicossocial, num processo que pode durar, em média, de 6 meses a 1 ano, em que todos os envolvidos vão ser avaliados por psicólogos e assistentes sociais.

O que é crime de alienação parental?

A alienação parental é um crime previsto na lei número 13.431. “Quem comete alienação parental pode receber como punição a prisão preventiva ou incorrer em crime quando da desobediência de medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Maria da Penha.

O que diz a lei de alienação parental?

A lei define alienação parental como o conjunto de práticas promovidas ou induzidas por um dos pais ou por quem tenha um adolescente ou criança sob sua autoridade, guarda ou vigilância, com o objetivo de levá-lo a repudiar o outro genitor ou impedir, dificultar ou destruir vínculos entre ambos.

Quem pode ser alienador?

“Alienador é o genitor, ascendente, tutor e todo e qualquer representante da criança ou adolescente que pratiquem atos que caracterizem a alienação parental.

Como funciona a ação de alienação parental?

A alienação parental ocorre quando há a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores ou membros da família. Essa interferência tem como objetivo criar uma imagem desvirtuada e desprezo da criança ou adolescente para com o alienado.

Como se apurar a prática da alienação parental?

Para a formulação do laudo de identificação de alienação parental, podem ser realizadas avaliação psicológica, entrevista pessoal com as partes, análise documental, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criança ou ...

Como dar entrada em um processo de alienação parental?

A denúncia não precisa estar necessariamente na petição inicial ou na contestação, ela pode ser apresentada a qualquer momento por meio de uma simples petição intermediária, sem que permitido ao juiz ignorá-la.

Quais são as consequências jurídicas aplicáveis ao alienador?

Souza (2006, p. 113) menciona que, uma vez que a imagem de um dos cônjuges é destruída pelo cônjuge alienador, a criança passa a ver o cônjuge alienado como seu inimigo, tal fato gera danos psíquicos na mesma que passa a ter uma dependência exacerbada por seu guardião e sentimentos antagônicos pelo outro pai.

O que é alienação para a psicologia?

O que é alienação:

Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão. Na psicologia, o termo alienação designa os conteúdos reprimidos da consciência. Também pode indicar estados de despersonalização em que o sentimento e a percepção da realidade se encontram fortemente diminuídos.

Qual valor da multa por alienação parental?

“Sendo patente o direito à convivência entre pai e filha, assegurada por praticamente quatro dias a cada mês, é que deve ser por ora, mantida a visitação, disposta na decisão agravada, sob pena de multa, agora ajustada para R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a fim de coibir o agravamento do prejuízo à infante, pela falta ...

Quem pratica alienação parental pode perder a guarda?

Ou seja, quem pratica atos de alienação parental pode até mesmo perder a guarda da criança e o poder familiar. ... Para o CNJ, a prática ou o ato de alienação parental constitui abuso moral contra a criança ou adolescente, e fere o direito fundamental a uma convivência familiar saudável.

O que faz um juiz tirar o filho de uma mãe?

"São diversos os casos nos quais o Poder Judiciário pode retirar a guarda da mãe, mesmo em período de amamentação, porque entende-se que são situações que podem colocar a vida do menor em risco como, por exemplo, o comportamento inadequado e antissocial, o uso de substâncias proibidas por parte da mãe ou detentor da ...

Como saber se você é alienado?

A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios. Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco.

Quem é o alienador na alienação parental?

Sendo assim, o genitor aqui poderá ser a mãe ou o pai, que, para o melhor entendimento, serão discriminados na condição de guardião e/ou alienador – aquele que detém a guarda do filho; e, de genitor e/ou alienado – aquele que é vítima da alienação. ...

Qual a diferença entre Alienante e alienação?

Significado de Alienante

substantivo masculino e feminino Pessoa que aliena, que transfere o que possui; quem transfere uma propriedade ou direito para o domínio de outrem. O que pode causar alienação; aquilo que afasta alguém da realidade. adjetivo Que causa alienação: medicamento alienante.

O que é a Lei Lap?

A Lei de Alienação Parental (LAP) completa 10 anos em meio à divergência de opiniões e críticas. A ideia de Síndrome de Alienação Parental, que subsidia a Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/2010), foi proposta por Richard Gardner na década de 1980.

O que é uma coisa alienante?

Alienante: aquele que aliena ou passa o domínio para outrem. Este responde pelos riscos da evicção; Evicto: aquele que adquire o bem, ou seja, quem sofre a perda do bem em evicção; Evictor: aquele que reivindica o bem, também é chamado de terceiro.

O que é a alienação?

Separação ou dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza ou da sociedade, muitas vezes resultando em sentimentos de impotência e desamparo.

Artigo anterior
Quem é o par romântico do Harry Potter?
Artigo seguinte
Qual o melhor horário para tomar glutamina?