Quais são as características do floema?

Perguntado por: Filipa Pereira Pinheiro  |  Última atualização: 31. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

O floema é um tecido vascular complexo que, diferentemente do xilema, apresenta células vivas na maturidade. O floema, assim como o xilema, é um tecido complexo, sendo formado por diferentes tipos celulares. Seu papel principal é conduzir substâncias orgânicas pelo interior do corpo vegetal.

Quais as características do floema?

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos, denominados de vasos liberianos, que conduzem as substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta e, por isso, está presente em todo seu organismo. Em raízes primárias, cordões de floema alternam-se com cordões de xilema.

Qual é a função do floema na planta?

O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.

Quais são as características do xilema?

O xilema é um tecido vascular complexo que apresenta como principais componentes os elementos traqueais, as células parenquimáticas e as fibras. O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal.

Quais são os tipos celulares do floema e suas principais funções?

O floema, também chamado de líber, tem dois tipos de células condutoras, conhecidas como elementos crivados: as células crivadas e os elementos do tubo crivado. O nome desses tipos está ligado à presença de pequenos poros conhecidos como crivos. Os conjuntos de crivos são chamados de áreas crivadas.

XILEMA E FLOEMA - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

29 questões relacionadas encontradas

Quais células compõem o floema?

TIPOS DE CELULAS QUE COMPÕEM O FLOEMA

O floema, da mesma forma que o xilema, é um tecido complexo, hete- rogêneo, formado por diferentes tipos de células: elementos de condução (elementos crivados), elementos de sustentação (células esclerenquimáticas), elementos parenquimáticos e elementos glandulares.

Como é formado o floema?

O floema é um tecido vivo que conduz a seiva elaborada ou orgânica, água e açúcares das folhas para a raiz. É formada por: elementos de tubos crivados, células companheiras ou anexas, parênquima liberiano e fibras esclerenquimáticas.

Como é conhecido o floema?

O floema é conhecido também como líber, constituindo uma camada entre a casca e a madeira, sendo responsável pelo transporte de assimilados da fotossíntese.

O que o xilema e o floema transportam?

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

Como ocorre o transporte do floema?

Em um processo chamado de carregamento do floema, os açúcares são transportados para os elementos crivados e células companheiras. Uma vez dentro dos elementos crivados, a sacarose é exportada. O transporte pelo sistema vascular é chamado de transporte de longa distância.

Quais os nutrientes do floema?

Alguns nutrientes são móveis no floema (nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio) e outros são pouco móveis (cálcio, enxofre, boro e ferro).

Tem xilema e floema na folha?

Na grande maioria das folhas, podemos observar os feixes com o xilema voltado para a face adaxial e o floema voltado para a face abaxial.

Qual a função do tecido de condução?

Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta. A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema.

O que são vasos condutores e qual sua função?

A sua principal função é a condução de água e sais minerais. Os elementos de vaso apresentam perfurações, o que permite diferenciá-los dos traqueídos. As fibras lenhosas, células mortas, alongadas e com paredes celulares espessas, são responsáveis pelo transporte no xilema.

Qual é a função da seiva?

A seiva elaborada (seiva floémica) é uma solução aquosa rica em açúcares. Trata-se de um líquido vital para as plantas que, através do floema, é conduzido às diferentes partes do organismo, transportando açúcares e outros compostos necessários para o metabolismo.

Qual é a função do xilema?

O xilema é um tecido importante para o vegetal e, assim como o floema, é considerado um tecido de condução. A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente.

Quem é responsável pela fotossíntese na planta?

A fotossíntese ocorre em organelas denominadas cloroplastos. Essas organelas estão presentes nas mais diversas partes da planta, entretanto, a sua maior ocorrência é no tecido interior das folhas, denominado mesófilo.

Tem xilema nas folhas?

Na grande maioria das folhas, podemos observar os feixes com o xilema voltado para a face adaxial e o floema voltado para a face abaxial. Quando os feixes apresentam-se dessa maneira são chamados de colaterais. Os feixes vasculares são circundados por células parenquimáticas, que formam a chamada bainha do feixe.

Quem produz xilema e floema?

O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema.

Onde se encontra o xilema?

Os tecidos condutores associam-se, formando feixes condutores, que apresentam disposições diferentes consoante o órgão da planta onde se localizam. O xilema tem uma localização interior e central na raiz, no caule localiza-se interiormente ao floema, e está associado ao floema nas nervuras das folhas.

Onde se encontra o floema?

Floema ou líber é o tecido vivo em plantas vasculares encarregado de levar os compostos orgânicos solúveis produzidos durante a fotossíntese e conhecidos como fotossintatos (ou comummente chamados em conjunto de seiva elaborada), em particular a sacarose de açúcar, para partes da planta quando necessário.

Qual a diferença entre o xilema e o floema?

O xilema é composto por células mortas, como os vasos condutores, e o floema é composto por células vivas, como os tubos crivados. O xilema também é responsável pela sustentação da planta, enquanto o floema não tem essa função.

Qual é a forma que o nitrogênio e translocados no floema?

O nitrogênio ocorre no floema na forma de aminoácidos (glutamato e aspartato) e aminas (glutamina, asparagina), mas nunca na forma de nitrato. Proteínas essenciais para o funcionamento celular (tiorredoxina, quinases, ubiquitina, chaperonas) também são translocadas.

Quais as principais substâncias transportadas no floema?

O floema e xilema fazem parte dos tecidos vasculares das plantas. O floema é responsável pelo transporte de várias substâncias sintetizadas nas folhas á outros orgãos da planta, bem como água e alguns minerais.

Artigo anterior
Como identificar uma pessoa invejosa e falsa?
Artigo seguinte
Como recuperar fotos sem backup do iCloud?