Quais são as características do contrato administrativo?

Perguntado por: Hugo Leandro Matias Barros Sá  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

O contrato administrativo tem as seguintes características: formal, oneroso, comutativo e intuitu personae. É formal porque deve ser formulado por escrito e nos termos pre- vistos em lei. Oneroso porque há remuneração relativa contraprestação do objeto do contrato.

São características do contrato administrativo exceto?

São características dos contratos administrativos, em que a Administração é parte sob regime jurídico publicístico, derrogatório e exorbitante do direito comum, EXCETO: a) Obediência à forma prescrita em lei.

Quais as características dos contratos?

Atualmente, o contrato, independente de sua espécie, é caracterizado como negócio jurídico com a finalidade de gerar obrigações entre as partes. Além disso, norteia três princípios fundamentais: autonomia das vontades, supremacia da ordem pública e obrigatoriedade.

Quais são os elementos do contrato administrativo?

Contratos Administrativos: você sabe quais são seus elementos?
  • Suas cláusulas;
  • Normas da Lei de Licitações e preceitos do direito público;
  • E, supletivamente, pelos princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

Quais os tipos de contrato administrativo?

Quais são os tipos de contratos administrativos? Os contratos realizados com a Administração Pública podem ser divididos em 5 tipos, de acordo com o objeto da contratação: contratos de obras públicas, de prestação de serviços, de fornecimento, de gestão, de concessão e de alienação.

Contratos Administrativos - Conceitos e Características I

28 questões relacionadas encontradas

O que são contratos administrativos e contratos da Administração?

Contrato administrativo ou contrato público é o instrumento dado à administração pública para dirigir-se e atuar perante seus administrados sempre que necessite adquirir bens ou serviços dos particulares. Contrato é o acordo recíproco de vontades que tem por fim gerar obrigações recíprocas entre os contratantes.

São contratos administrativos típicos?

Os contratos administrativos entendidos como “típicos” são aqueles celebrados pela Administração Pública para atendimento de suas necessidades em conformidade com a Lei de Licitações, como, por exemplo, a prestação de serviços para manutenção do funcionamento do órgão público, ou dos interesses particulares, em relação ...

Quais as cláusulas essenciais do contrato administrativo?

São consideradas cláusulas indispensáveis, obrigatórias em todo contrato administrativo, sob pena de nulidade, as seguintes: a) O objeto e seus elementos característicos. b) O regime de execução ou a forma de fornecimento.

Quais os requisitos de formalização dos contratos administrativos?

Para que seja comprovada sua regularidade, os contratos administrativos devem conter alguns requisitos mínimos, que estão previstos no art.
...
Requisitos do Contrato Administrativo Público
  • Definição do objeto e seus elementos característicos;
  • A forma de fornecimento ou o regime de execução;

Qual é a natureza jurídica do contrato administrativo?

Nesse sentido, o contrato administrativo é aquele celebrado entre a Administração Pública com o particular, pessoa física ou jurídica, nas condições estabelecidas pela própria Administração, isto é, sob a égide do Direito Público, para a consecução de objetivos de interesse público.

Quais os tipos de contratos e suas características?

Confira abaixo os principais tipos de contrato de trabalho:
  1. Contrato por tempo determinado. ...
  2. Contrato por tempo indeterminado. ...
  3. Contrato de trabalho temporário. ...
  4. Contrato de trabalho eventual. ...
  5. Jovem aprendiz. ...
  6. Estágio. ...
  7. Contrato intermitente. ...
  8. Pessoa jurídica.

Quais as características do contrato de trabalho cite e explique?

Algumas das principais características dos contratos de trabalho são: Bilateral: prevê obrigações tanto do empregador quanto do empregado; ... Oneroso: o empregador deve remunerar o empregado; e. Intuitu Personae: o empregado é uma determinada pessoa, não podendo ser substituído na prestação do serviço.

Como podem ser classificados os contratos?

Em linhas gerais, os contratos podem ser classificados da seguinte forma: Típicos, Atípicos e Mistos.

São características do contrato administrativo dentre outras a natureza de contrato de adesão a finalidade pública e presença da administração pública como Poder Público?

1. O contrato administrativo, caracteriza-se pela presença da Administração Pública como Poder Público; finalidade pública; obediência na forma prescrita em lei; procedimento legal; natureza de contrato de adesão; natureza intuitu personae; presença de cláusulas exorbitantes; e mutabilidade.

São cláusulas exorbitantes exceto?

São cláusulas exorbitantes: a alteração unilateral, rescisão unilateral, fiscalização, aplicação de penalidades, anulação, retomada do objeto, restrições ao uso do princípio da exceptio non adimpleti contractus (exceção do contrato não cumprido).

Quais principais características do contrato administrativo que o diferencia do contrato de direito privado?

A principal distinção entre os contratos de direito privado e os contratos administrativos é que nesses, a Administração Pública tem prerrogativas, consubstanciadas nas chamadas de cláusulas exorbitantes, que caracterizam a preponderância do interesse público, a posição de superioridade da Administração em relação ao ...

Quanto à formalização dos contratos administrativos?

Formalização do Contrato Administrativo

Os contratos de que trata esta Lei regular-se-ão pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, e a eles serão aplicados, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado”.

Quais são os instrumentos contratuais para formalização dos contratos?

Em "carta contrato", "nota de empenho de despesa", "autorização de compra", "ordem de execução de serviço" ou outros instrumentos hábeis aplica-se, no que couber, as disposições inerentes à formalização do contrato, pela boa-fé, finalidade, objeto, e a função social a que se destina em cada obrigação contratual.

O que é formalização de contrato?

É, em regra, termo, em livro próprio da repartição contratante, ou escrituras públicas, nos casos exigidos em lei. São instrumentos de contrato administrativo, expedidos pela administração e aceitos pela outra parte, expressa ou tacitamente, para a formalização do ajuste. ...

São cláusulas exorbitantes de contratos administrativos?

São exemplos de cláusulas exorbitantes: a possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração, sua rescisão unilateral, a fiscalização do contrato, a possibilidade de aplicação de penalidades por inexecução e a ocupação, na hipótese de rescisão contratual.

São cláusulas essenciais do contrato de concessão?

Devem ser observadas como cláusulas principais aquelas nas quais estão delimitados o objeto, modo e forma da prestação do serviço e a disposição sobre a fiscalização, reversão e encampação, sendo nestas fixadas as formas para eventual indenização.

São contratos típicos regidos pelo direito público?

Consideram-se como contratos administrativos típicos os de conces- são de obra e de serviço público, os de oferta de concurso público, os de trabalho público, ou melhor, de obra pública, os de fornecimento público. e os de empréstimo público.

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Para quem não conhece quais os tipos de contrato de trabalho, podemos citar os principais como sendo os seguintes:
  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;

O que é contrato na Administração Pública?

Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas. Para acompanhar licitações e contratações no Portal da Transparência, acesse Licitações e Contratações.

Quem assina os contratos administrativos?

Quem assina o contrato pela Administração Pública (o ordenador da despesa dele decorrente), além de capacidade jurídica, deve dispor também de competência legal para firmar contratos, em nome da pessoa jurídica de direito público ou de direito privado que representa.

Artigo anterior
Quando capar boi?
Artigo seguinte
Quantas mg de cafeína tem em 200ml de café?