Quais são as características de uma fábula?

Perguntado por: Joel Gabriel de Cunha  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

Quais são as características principais de uma fábula?

Apresenta uma interação entre personagens, que podem ser pessoas, animais ou seres inanimados, sendo que todos eles têm características humanas (os animais e objetos são antropomorfizados). Apresenta uma reflexão de ordem moral (moral da história) geralmente de maneira explícita ao fim do texto.

Que característica pode ser identificada para que o texto seja classificado como uma fábula?

Principais características de uma fábula

A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc.

Qual é o principal objetivo de uma fábula?

Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.

O que não pode faltar em uma fábula?

A fábula é um texto narrativo, com animais personificados, que termina com uma lição de moral. Narrativa escrita em verso ou em prosa, a fábula possui enredo, tempo, espaço, narrador e personagens. Fábulas são histórias de caráter alegórico e apresentam elementos fantásticos.

O QUE É A FÁBULA | Características e exemplos

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a estrutura de uma fábula?

Estrutura de uma Fábula

Começo: apresentação das personagens e a situação. Meio: é o desenvolvimento do enredo, em que há a interação entre personagens. Fim: é o desfecho da situação e dos personagens, como as coisas se encerram e a história termina, “amarrando os pontos”.

Como é a narrativa da fábula?

“Fábulas são narrativas que envolvem animais com características humanas, que têm, como principal objetivo, transmitir ensinamentos. As fábulas são textos construídos a partir da observação do comportamento das pessoas, de forma a ilustrar algumas maneiras de agir.”

O que os personagens representam nas fábulas?

Em uma fábula, os personagens são chamados de personagens tipo. Isso ocorre porque eles representam um modo de ser de um conjunto de pessoas e não a cada um individualmente. Assim, os animais simbolizam aspectos dos seres humanos, como por exemplo, a raposa representa a astúcia, o leão representa a força. FÁBULA.

Qual é o primeiro passo do planejamento de uma fábula?

1ª Etapa: Repertoriar

Depois dessa primeira conversa, faça uma contextualização, expondo informações sobre como surgiram as fábulas e os principais autores, como Esopo, La Fontaine e Fedro. Em seguida, façam a leitura de algumas fábulas (há algumas neste material do Programa Ler e Escrever: Livro de Textos do Aluno).

Quais são as fábulas que existe?

21 ago 7 Fábulas ou Contos que Seu Filho Precisa Conhecer
  • 1- A cigarra e a formiga (fábula)
  • 2 – O vestido azul (conto)
  • 3- O menino e os pregos (conto)
  • 4- A lebre e a tartaruga (fábula)
  • 5- O leão e o ratinho (fábula)
  • 6- A raposa e a cegonha (fábula)
  • 7- A menina e o leite (conto)

Qual é a diferença entre fábula e parábola?

Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.

Porque sabemos que esse texto é uma fábula?

Fábula é uma curta narrativa, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral. Sabemos que esse texto é uma fábula porque os animais agem como humanos (eles conversam, por exemplo) e porque o texto apresenta uma moral.

Quais são as principais características das fábulas de Esopo?

Suas histórias eram simples, de caráter moral bem expressivo, além de contarem com características inusitadas, como personagens animais com elementos humanos – desde trejeitos até pensamentos. Sendo assim, Esopo tornou-se a pessoa mais famosa da categoria, por isso a maioria das fábulas levam seu nome.

O que é o narrador de uma fábula?

Nos textos de ficção, na maioria das vezes, não é o autor que se dirige diretamente ao leitor. O autor cria uma espécie de intermediário entre o leitor e o universo ficcional. Este intermediário chama-se narrador.

Quais os elementos que compõem a narrativa?

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

Que tipo de narrador existe?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

O que é uma fábula nos ensina?

São histórias fáceis de entender e que ensinam valores éticos e morais às crianças em forma de entretenimento. É a partir das fábulas que aprendemos a não confiar em estranhos, não ser preguiçosos e trabalhar duro, insistir em nossos propósitos e por aí vai…

Quais são as fábulas mais famosas?

Se você está procurando ideias de fábulas para ler para os pequenos, confira a seguir 15 sugestões que vão encantar e educar ao mesmo tempo:
  • 1) O leão e o rato. ...
  • 2) A assembleia dos ratos. ...
  • 3) A lebre e a tartaruga. ...
  • 4) A raposa e as uvas. ...
  • 5) O corvo e o jarro. ...
  • 6) O galo e a raposa. ...
  • 7) A cigarra e a formiga.

Que tipo de assunto é narrado nas fábulas?

A fábula caracteriza-se por ser um texto curto de conteúdo moral, no qual predominam, como personagens, os animais que surgem manifestando atitudes e comportamentos humanos.

Quem foi o autor da fábula?

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.

Artigo anterior
Como fazer o corante verde?
Artigo seguinte
Qual a origem da palavra cardápio?