Quais são as características da concepção autogestionária?
Perguntado por: Cláudio Renato Carvalho de Batista | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)
Concepção autogestionária: baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Quais as características da concepção autogestionária?
A concepção de gestão autogestionária caracteriza-se pelo poder coletivo na escola. As decisões são deliberadas a partir de assembléias e reuniões, eliminando-se todas as formas de autoridade e de poder individualizado.
São características do sistema racional de organização e de gestão escolar?
No enfoque científico-racional, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.
Quais são as concepções de gestão escolar?
Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas: técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa. Na primeira, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.
São características da concepção Sociocrítica de organização e gestão escolar?
Na concepção sociocrítica, a organização escolar é concebida como um sistema, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões.
AULA 4 concepções autogestionaria e interpretativa.(1)
Quais são os elementos constitutivos do sistema de organização e gestão da escola?
O processo de organização educacional dispõe de elementos constitutivos (planejamento, organização, direção, coordenação, formação continuada, avaliação) que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares.
Quais são os objetivos da escola e as práticas de organização e de gestão?
Desse modo, as professoras podem aprender diferentes modos de pensar e agir. Resumindo, as práticas de organização e de gestão existem para criar as condições para se atingir o principal objetivo das escolas: promover a qualidade cognitiva e operativa da aprendizagem dos alunos.
O que significa gestão e suas concepções?
No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.
Quais são as concepções educacionais?
O artigo apresenta as características de três principais concepções de educação, a concepção conductista, a psico – cognitiva e a sócio – cognitiva, bem como as características das modalidades de educação, nomeadamente, educação formal, não – formal e informal.
Qual o principal objetivo da gestão escolar?
Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.
Quais são as características do sistema racional?
Comentário: O Sistema racional entende a organização a partir de instrumentos formais, que são projetados para alcançar objetivos organizacionais, tendo a estrutura como sua característica primordial, isto é, não enxerga a gestão como um processo.
O que é um sistema racional?
Definição Racional (estruturalista) de Scott (1998): Organizações são coletividades orientadas para o alcance de objetivos específicos, apresentando estruturas sociais altamente formalizadas. Essa definição foca não apenas nas características que distinguem as organizações, mas também, na sua estrutura normativa.
Quais os princípios básicos da gestão científica com base em um sistema de organização natural?
Veja a seguir alguns princípios básicos da gestão científica com base em um sistema de organização natural (HOY; MISKEL; TARTER, 2015): As organizações são primordialmente grupos sociais tentando se adaptar e sobreviver. As necessidades individuais são os motivadores principais do desem- penho organizacional.
O que é uma concepção autogestionária?
A concepção autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva e na participação igual por todos os membros da escola e caracteriza-se pela ausência de direção centralizada.
O que significa concepção autogestionária?
Concepção autogestionária: baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Caracteriza-se ainda por: 2.1. Ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas.
Quais as três dimensões que compõem a instituição escolar?
103. Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três dimensões que compõem a instituição escolar: Nota: 10.0 A Dimensão pedagógica, Campo organizacional e Dimensão educacional.
Qual é a sua concepção de educação?
A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
Qual a concepção de educação trazida na Bncc?
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Uma proposta orientada por uma concepção de educação integral, cujo pressuposto é o apoio ao desenvolvimento do ser humano em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural.
O que é uma concepção pedagógica?
São ideias organizadas que subsidiam e justificam a prática educativa. O estudo das diferentes linhas pedagógicas do ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação docente, embora cada professor dê sentido individual sobre elas.
O que é gestão escolar segundo libaneo?
Libâneo (2007
Nessa concepção, a gestão escolar também é engendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007.
Quais são os 5 componentes do processo de ensino-aprendizagem?
Os componentes pessoais são os seguintes: O Professor e o Aluno. E os componentes não pessoais são os seguintes: problema, objecto, objectivo, conteúdo, método, meios, formas organizativas e avaliação.
Quais são os quatro pilares da educação?
- 1 – Aprender a conhecer. Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. ...
- 2 – Aprender a fazer. Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática. ...
- 3 – Aprender a conviver. ...
- 4 – Aprender a ser.
O que é organização e gestão escolar?
O que é a Gestão escolar:
Gestão escolar consiste num sistema de organização interno da escola, envolvendo todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares. Desta forma, a gestão escolar visa garantir um desenvolvimento socioeducacional eficaz na instituição de ensino.
Como é a organização e gestão da educação básica?
A organização escolar reúne pessoas interagindo entre si e age via estruturas e processos organizativos próprios, com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino e aprendizagem. A escola para realizar esses objetivos necessita de uma gestão para a tomada de decisões e a direção e controle dessas decisões.
Quais são os objetivos da educação?
O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família.
Onde nasceu Thomas Shelby?
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