Quais são as características da ação inespecífica dos fármacos?

Perguntado por: Vítor Rocha Borges  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

FARMACOS COM AÇÃO ESPECÍFICA E INESPECÍFICA Fármacos com ação inespecífica: Não necessitam se ligar a alvos moleculares (receptores, canais iônicos, enzimas) para desencadear sua ação farmacológica.

São características da ação inespecífica dos fármacos?

Fármacos com ação inespecífica

A sua atividade resulta da interação com pequenas moléculas ou íons encontrados no organismo, dependendo de suas propriedades físico-químicas, tais como a solubilidade, o pKa, o poder oxi-redutor e a capacidade de absorção.

O que são fármacos inespecíficos?

Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efeito biológico.

O que são fármacos estruturalmente específicos e estruturalmente inespecíficos?

Os fármacos estruturalmente inespecíficos são fármacos que dependem exclusivamente de suas propriedades físico-químicas como o coeficiente de partição e o coeficiente de ionização para promoverem o efeito farmacológico.

Quais os tipos de ação dos fármacos?

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

Farmacologia: Aula 10 - Modelos de ação dos fármacos

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de receptores farmacológicos?

Receptores e interação fármaco-receptor
  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4 – Receptores nucleares.

O que é uma ação local ou sistêmica?

Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.

O que são medicamentos estruturalmente específicos?

Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação com uma estrutura química, que apresenta na maior parte dos casos propriedades de enzima, proteína sinalizadora (receptor), canal iônico ou ácido nucléico.

Como podem interagir os fármacos estruturalmente específicos?

Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação se- letiva com uma determinada biomacromolécula-alvo que, na maior parte dos casos, são enzimas, receptores metabotrópicos (acoplados a proteína G), receptores ionotrópicos (acoplados a canais iônicos), receptores ligados a quinases, ...

São características da ação inespecífica dos fármacos exceto *?

1) São características da ação Inespecífica dos fármacos, EXCETO: a) Não decorre de interação com receptor; b) Resulta de propriedades físico-químicas; c) Necessita de uma ligação com os receptores d) depende do grau de ionização; d) A solubilidade e a tensão superficial influenciam na atividade termodinâmica.

O que é atividade intrínseca do fármaco?

A atividade intrínseca consiste no conjunto de efeitos que foram desencadeados a partir da interação do fármaco com o seu sítio de ação. Duas propriedades importantes para a ação de uma droga são a afinidade e a própria atividade intrínseca.

O que é um fármaco agonista?

➢ Agonista: é um fármaco que possui afinidade por um receptor particular e causa uma modificação no receptor que resulta em um efeito observável. Tendência do fármaco se associar a um tipo particular de receptor. A força de atração de um fármaco por um alvo biológico é definida como afinidade.

Quais medicamentos que atuam sobre enzimas?

Fármacos que interagem com enzimas:

Como exemplo de fármacos que interagem com enzimas, temos os anticolinesterásicos que, de forma reversível ou irreversível, inativam a acetilcolinesterase.

Quais as características químicas mais importantes que um fármaco deve apresentar?

Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação.

Qual a interação medicamentosa?

A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.

O que é a interação medicamentosa?

Um dos principais riscos da automedicação é a chamada interação medicamentosa, nome ao efeito negativo que o corpo sofre por conta da mistura entre diferentes medicamentos.

Quais as principais interações fármaco receptor?

A interação entre uma micromolécula com seu sítio de ação no sistema biológico (receptor) ocorre durante a fase farmacodinâmica e é determinada por forças intermoleculares, como interações hidrofóbicas, eletrostáticas, covalentes e estéricas.

Qual a diferença entre medicamento similar é genérico?

Um medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis” ou “similares equivalentes”.

O que são medicamentos agonistas e antagonistas?

Um fármaco que, através de sua ligação a seu recep- tor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista; por outro lado, um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista.

Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?

O mecanismo de ação se dá pelo aumento da transmissão de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com receptores BZDs exclusivos no cérebro, através da facilitação da abertura de canais de cloreto, o que provoca a hiperpolarização da ...

Qual a diferença entre efeito local e sistêmico?

Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele). Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo. Parenteral: efeito sistêmico; recebe-se a substância por outra forma que não pelo trato digestivo.

Qual a diferença entre via sistêmica e local?

A via oral pode ser utilizada para um efeito local (trato gastrointestinal) ou sistêmico (após ser absorvida pela mucosa do intestino e atingir o sangue). Os medicamentos sublinguais são absorvidos rapidamente pela mucosa sublingual.

Qual a diferença do efeito sistêmico para o efeito local?

Tópica - tem efeito local, a substância é aplicada diretamente onde se deseja a ação. Enteral - tem efeito sistêmico (não local), em geral a substância é ingerida e absorvida via trato digestivo. Parenteral - tem efeito sistêmico, mas a substância é recebida e absorvida em outra forma que não o trato digestivo.

Quais são os tipos de receptores?

Tipos de receptores

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

Quais os 4 tipos de mecanismos moleculares de transdução de sinais?

  • TRANSMISSÃO.
  • AMPLIFICAÇÃO.
  • INTEGRAÇÃO.
  • DISTRIBUIÇÃO.
  • RESPOSTA CELULAR.

Artigo anterior
Quanto pesa o Among Us no PC?
Artigo seguinte
O que tem dentro do micro-ondas?