Quais são as Boas Práticas de laboratório BPL?
Perguntado por: Margarida Jéssica Matos | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)
Recomendações BPL (Disponível na NR-32). precisem de proteção contra contaminação; • Não atender celular quando estiver dentro do laboratório; Manter a organização na bancada; • Evitar trabalhar sozinho no laboratório. Este procedimento é necessário antes e depois da manipulação de materiais dentro do laboratório.
Quais são as Boas Práticas de laboratório?
- Utilize termômetros calibrados. ...
- Mantenha registros atualizados e legíveis. ...
- Verifique a data de validade dos reagentes e soluções. ...
- Use equipamentos de higiene e proteção. ...
- Realize manutenção dos equipamentos.
O que são as Boas Práticas de laboratório BPL?
Boas Práticas de Laboratório (BPL) – é o conjunto de normas que dizem respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratórios e/ou campo são planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados.
O que são as Boas Práticas de laboratório BPL recomendadas pela Anvisa?
A Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP – em inglês) consistem em um sistema organizacional de processos para garantir a qualidade de resultados de pesquisa laboratorial. Estas são estabelecidas a partir de testes exigidos por órgãos regulamentadores da área da saúde e meio ambiente.
Quais são as Boas Práticas de biossegurança em laboratório?
Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas. NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas, NÃO atender telefone. integridade das luvas após a desinfecção. NUNCA reutilizar as luvas, DESCARTÁ-LAS de forma segura.
BPL 1º Parte (Boas Práticas de Laboratório) - QuimicAna - Profa Ana Paula
Quais os objetivos das Boas Práticas de laboratórios?
Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP) - têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.
Como contribui as Boas Práticas laboratoriais?
-evitar o consumo de comida e bebida no ambiente de laboratório, pois o derramamento de líquidos ou partículas sólidas atuam na atração de insetos ou outros animais para o ambiente do laboratório, além de o próprio alimento poder se contaminar com material particulado presente no ambiente.
Porque as Boas Práticas na coleta são tão importantes?
As boas práticas e sistematização da fase pré-analítica, principalmente no processo de coleta da amostra, evita uma série de erros, retrabalhos e desperdícios de amostras e de reagentes, evitando danos aos pacientes e também ao laboratório.
Quais são os procedimentos de biossegurança?
- Higienização das mãos. ...
- Equipamentos de proteção. ...
- Uso de jalecos. ...
- Descarte do lixo hospitalar. ...
- Cuidados com os cabelos. ...
- Vacinação. ...
- Conscientização dos profissionais.
O que é biossegurança em laboratório?
Nos laboratórios, a biossegurança inclui medidas de proteção contra os riscos de contaminação por microrganismos ao realizar testes e investigações médicas ou científicas de patógenos, e também da manipulação de produtos potencialmente contaminados.
Quais são as medidas de biossegurança?
As medidas de biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos, indo desde o uso adequado de EPI's ao transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente ao redor.
O que é BPL em biossegurança?
As Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um conjunto de ações com o objetivo de proporcionar a diminuição dos riscos do ambiente laboratorial.
Quais os cuidados que devemos tomar ao manusear vidrarias?
- Não utilize materiais de vidro trincado.
- Coloque todo material de vidro trincado fora, como “sucata de vidro”.
- Não coloque cacos de vidro no lixo comum.
- Use luvas de amianto ou pinças quando manusear frascos quentes.
- Use sempre protetor facial e luvas quando agitar solventes voláteis.
O que o Manual de Biossegurança da Fiocruz descreve como regra básica para o trabalho em Laboratório?
O manual de Biossegurança da Fiocruz (2005) descreve como regra básica para o trabalho em laboratório, considerar todo material biológico como infeccioso, trabalhar com atenção e sem tensão, sinalizar o risco do agente na entrada do laboratório e notificar os acidentes e imediato cuidado médico.
O que se entende por Boas Práticas de laboratório por que elas são importantes em laboratórios químicos?
O objetivo principal das Boas Práticas de Laboratório é garantir a execução das análises com qualidade, confiabilidade e segurança, em produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. “Nos dias de hoje, a confiabilidade nos resultados obtidos torna-se o diferenciador entre a amplitude do mercado de laboratórios existentes.
Quais são as boas práticas de fabricação?
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação. Armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo são exemplos.
Quais são as Boas Práticas de manipulação de vidrarias?
Utilizar proteção adequada nas mãos ao manusear vidros quebrados; Familiarizar-se com as instruções apropriadas ao utilizar vidraria para fins específicos. utilizada em microbiologia, a vidraria quebrada deve ser esterilizada em autoclave antes de ser dispensada para coleta em recipiente apropriado.
Quais são as cinco grandes áreas da biossegurança?
Para facilitar o entendimento, elas foram separadas em cinco grandes áreas, quais são elas? Nota: 20.0 A Prevenção – Organização – Emergência - Treinamento - Manutenção Você acertou!
Quais são os 4 principais métodos de descontaminação utilizados em um laboratório?
- Calor seco (estufa)
- Calor úmido (Vapor sob pressão – autoclaves)
- Radiação (Gama – Cobalto 60, Cobalto Ultravioleta)
Quais são os objetivos das normas de biossegurança?
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
Qual a importância das Boas Práticas de segurança em laboratório de microbiologia?
Os laboratórios apresentam agentes de riscos químicos, físicos e biológicos relacionados aos materiais e métodos empregados. Para que tenha a prevenção desses riscos, além das BPL, deve-se considerar a biossegurança para proteger o analista e para assegurar a precisão dos resultados das análises de alimentos.
Qual o objetivo da coleta sanguínea?
Indispensável na maioria dos diagnósticos, a coleta de sangue venoso é fundamental para identificar processos patológicos. O teste de laboratório com amostra de sangue é decisivo na tomada de decisão do médico, que pode indicar o tratamento correto para o problema.
Qual a importância do BPL?
As Boas Práticas de Laboratório têm por objetivo nortear as principais atividades realizadas nos serviços de saúde por meio de estratégias que minimizam o risco de exposição a agentes nocivos. Feito isso, também contribuem para a melhoria da qualidade da assistência ao paciente.
Qual importância das avaliações de risco nos laboratórios clínicos?
A importância da avaliação de risco não está somente na estimativa do risco, mas também no dimensionamento da estrutura para a contenção e a tomada de decisão para o seu correto gerenciamento”, explica Andressa Guimarães, biotecnologista do Núcleo de Biossegurança de Bio-Manguinhos/Fiocruz.
Que cuidados Deve-se observar ao lidar com vidrarias volumétricas?
- As vidrarias utilizadas devem ser limpas e secas, bem como íntegras para que não contribuam com desvios. - Sempre dê preferência a vidrarias volumétricas (volume exato). - A ambientação/rinsagem da pipeta com a amostra é fundamental, para evitar qualquer tipo de contaminação.
Qual é o objetivo da ação?
Quando terminou a guerra da Argélia?