Quais são as Boas Práticas de Fabricação?

Perguntado por: Edgar Emanuel de Matias  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; • Controle da potabilidade da água; • Higiene e saúde dos manipuladores; • Manejo dos resíduos; • Manutenção preventiva e calibração dos equipamentos; • Controle integrado de vetores e pragas urbanas; • Seleção de matérias-primas, ingredientes e ...

Quais são os 5 pilares do BPF?

Boas Práticas de Fabricação: como é realizado o controle?
  1. Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios. ...
  2. Controle da potabilidade da água. ...
  3. Higiene e saúde dos manipuladores. ...
  4. Manejo dos resíduos. ...
  5. Manutenção preventiva e calibração de equipamentos: ...
  6. Controle integrado de vetores e pragas urbanas.

Quais são os 6 elementos das Boas Práticas de Fabricação?

As boas práticas de fabricação podem ser divididas em seis elementos: Fábrica e imediações; • Pessoal; • Limpeza e sanitização; • Equipamentos e utensílios; • Processos e controles; • Armazenamento e distribuição.

O que são Boas Práticas de Fabricação?

Autor. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) consistem numa série de práticas higiênicas necessárias para garantir a qualidade sanitária dos alimentos.

Fazem parte das Boas Práticas de Fabricação?

O BPF abrange todos os aspectos da produção desde os materiais de partida, instalações e equipamentos até o treinamento e higiene pessoal dos funcionários. Procedimentos operacionais padrão (POP's) escritos detalhados são essenciais para cada processo que possa afetar a qualidade do produto acabado.

Videoaula - Boas práticas de fabricação (BPF)

16 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios básicos das Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação são princípios básicos de higiene que devem ser seguidos para garantir que alimentos e bebidas atendam aos requisitos sanitários para proteger a saúde dos consumidores e garantir um produto de qualidade.

Quais são os principais objetivos das Boas Práticas de Fabricação?

O que são as Boas Práticas de Fabricação? As Boas Práticas de Fabricação englobam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas em toda a cadeia produtiva de alimentos, com o intuito de garantir a segurança sob o ponto de vista das condições de higiene e manipulação de insumos.

Como fazer um manual de Boas Práticas de Fabricação?

Como criar um BPF na sua empresa
  1. estabeleça e descreva as melhores práticas.
  2. processo de verificação.
  3. esclareça as responsabilidades.
  4. registre todas as suas ações.
  5. use as instalações e equipamentos corretos.
  6. realize a manutenção preventiva.
  7. treine a equipe.
  8. tenha um sistema de normas — a regra precisa estar clara.

Qual é a resolução das Boas Práticas de Fabricação?

Para elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos devem ser respeitados os requisitos estabelecidos pela Portaria SVS/MS nº326, de 30 de julho de 1997 e Resolução-RDC Anvisa nº275, de 21 de outubro de 2002 .

O que são Boas Práticas de Fabricação Anvisa?

O Certificado de Boas Práticas é o documento emitido pela Anvisa atestando que determinado estabelecimento cumpre procedimentos e práticas estabelecidos em normas específicas da Agência.

O que deve conter um manual de Boas Práticas?

Manual de Boas Práticas (MBP): documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de ...

Qual é a lei do mapa que orienta as Boas Práticas de Fabricação?

Instrução Normativa MAPA nº 13, de 3 de outubro de 2003 - Aprova o Regulamento de Boas Práticas de Fabricação de Produtos de Uso Veterinário e Glossário.

O que deve conter no Manual de Boas Práticas de Fabricação?

É um documento no qual estão descritas as atividades realizadas e os procedimentos adotados. O manual deve especificar todos os procedimentos de controle para cada etapa do processamento, desde a matéria-prima até o produto final, através dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e das planilhas de registro.

Quais os temas que contemplam as BPFs?

As BPFs estabelecem requisitos fundamentais que vão desde a instalação física, regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, até a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

Quem pode elaborar um manual de Boas Práticas?

Primeiramente, o Manual de Boas Práticas é obrigatório para empresas que atuam com produtos sujeitos à fiscalização por órgão competente. A exemplo das que trabalham no ramo alimentício, manipulando, armazenando e vendendo alimentos.

O que é BPM e BPF?

Dependendo da etapa da cadeia na qual são implantadas, recebem diferentes denominações como Boas Práticas Agrícolas (BPA), Boas Práticas de Produção (BPP), Boas Práticas de Higiene (BPH), de Fabricação (BPF) e Boas Práticas de Manipulação (BPM).

Qual a RDC que define as Boas Práticas?

Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04? Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen- tação.

O que significa o termo RDC?

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) corresponde a um dos maiores avanços da legislação na contratação de obras pela ad- ministração pública, pois trouxe a lógica de operação prevista para o Pre- gão para as obras e serviços de engenharia.

Quais são as legislações mais utilizadas para BPF?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) foram recomendadas pelo FDA (Food and Drug Administration), e no Brasil são regulamentadas pela Portaria n° 326 – de 30 de julho de 1997- MS/SVS.

Quais as vantagens das Boas Práticas de Fabricação?

De acordo com a ISO 22000, as boas práticas de fabricação têm papel fundamental em fatores como controle de pragas, higiene e saúde dos funcionários, higiene do ambiente, equipamentos, superfície de contato etc.

Como surgiu as Boas Práticas de Fabricação?

Em 1975 a Organização Mundial de Saúde introduziu as Boas Práticas de Fabricação através da Norma Técnica 567 No Brasil as Boas Práticas de Fabricação passaram a ser adotadas a partir de 1970 por adoção das empresas multinacionais.

É obrigatório ter manual de Boas Práticas?

O Manual de Boas Práticas de Manipulação/Fabricação é exigido por toda legislação sanitária de alimentos e pela gestão da qualidade. Neste tipo de documento é descrito o passo a passo das ações e procedimentos realizados nos estabelecimentos, refletindo a realidade atual.

Qual a diferença entre POP e manual de Boas Práticas?

O POP é o Procedimento Operacional Padrão e o MBPF é o Manual das Boas Práticas Farmacêuticas. Ambos são documentos imprescindíveis para o funcionamento de um estabelecimento farmacêutico, sendo que estão descritos na legislação sanitária do setor.

Onde se aplica às Boas Práticas de Fabricação?

As boas práticas de fabricação se aplicam desde a recepção da matéria- prima passando pelo processo e até o armazenamento e expedição do produto acabado. Portanto, os procedimentos devem ser observados nas respectivas áreas onde ocorrem estas operações de processamento.

Onde encontramos as regras de Boas Práticas?

No Brasil, as Condições Higiênico-Sanitárias e Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produto- res. Industrializadores de Alimentos são regulamentadas pelas Portarias nº 1.428, de 26 de novembro de 1993 (BRASIL. PORTARIA Nº 1.428, 1993) e 326, de 30 de julho de 1997, do Ministério da Saúde (MS) (BRASIL.

Artigo anterior
Como enviar um produto pela transportadora?
Artigo seguinte
O que é um plano de contas de contas?