O que é um plano de contas de contas?

Perguntado por: Wilson Daniel Sá de Amorim  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

O plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para registrar as movimentações financeiras e econômicas da empresa. Ele serve como base para elaborar relatórios contábeis importantes como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

O que é o plano de contas?

Um plano de contas contábil é basicamente uma lista de todas as “contas” da sua empresa em um só lugar. Ele fornece uma visão panorâmica e estratégica do que cada setor gasta, bem como quais valores ele gera. Os principais tipos de conta neste instrumento são as receitas, despesas, ativos e passivos.

Como definir um plano de contas?

Qual é a estrutura de um plano de contas?
  • Ativos. ...
  • Passivos. ...
  • Custos. ...
  • Receitas. ...
  • Despesas. ...
  • Definir os objetivos. ...
  • Identificar as contas patrimoniais. ...
  • Identificar as contas de resultado.

Qual é o objetivo do plano de contas?

Qual o objetivo de ter um plano de contas? Muito mais do que contribuir para o controle das finanças, o plano de contas é utilizado para padronizar todo o sistema financeiro da empresa, o que faz uma grande diferença no momento de transmitir os números referentes ao negócio para a Receita Federal, por exemplo.

Quais são os 4 grupos que compõem o plano de contas?

O plano de contas contábil visa organizar as movimentações financeiras da empresa nomeando os seus recursos. O Plano de contas contábil de uma empresa compõe 4 grupos sendo: o ativo, passivo, as receitas e as despesas.

Plano de Contas [DEFINITIVO] para qualquer tipo de empresa

20 questões relacionadas encontradas

O que deve conter no plano de contas?

O plano de contas não é um simples relatório, mas uma compilação dos padrões usados ​​para criar outros documentos. Dessa forma, um dos principais objetivos é a elaboração dos relatórios contábeis da empresa: Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Balanço Patrimonial (BP), Fluxo de Caixa, entre outros.

Quais são os tipos de plano de contas?

Abaixo, vamos disponibilizar dois tipos de modelos de planos de contas: o simplificado e o detalhado A principal diferença entre eles é a quantidade de informações dispostas em cada tópico. Lembre-se de estruturar esse planejamento a partir das necessidades do seu negócio.

Quem é responsável pelo plano de contas?

Para isso, a equipe de Contabilidade e Controladoria costuma elaborar o plano de contas gerencial, que nada mais é do que um arranjo diferente das contas existentes. Ou seja, o objetivo do plano gerencial é estruturar as contas de acordo com a prioridade e forma de enxergar a sua organização.

O que significa a sigla DRE?

A sigla DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício e é um relatório contábil que estrutura a posição patrimonial e financeira de uma empresa.

Qual é a função da conta?

Contas são os títulos ou nomes técnicos utilizados pela contabilidade de uma empresa para representar os bens, direitos, obrigações, despesas e receitas de uma organização empresarial. Antigamente, as contas eram registradas nas páginas de um livro chamado Razão.

Qual é a ordem das contas em um plano de contas?

Logo, as informações devem ser inseridas na seguinte ordem: Ativo. Passivo. Custos.

Como montar um bom plano de contas?

Confira três passos para isso:
  1. Descreva os grupos do plano de contas. No plano de contas, os registros são divididos em quatro grupos: ativos, passivos, receitas e despesas.
  2. Crie as contas e subcontas relativas a cada grupo. ...
  3. Estruture as informações em níveis e subníveis.

O que é um balancete?

O balancete é um documento contábil que mostra o saldo de todas as contas de uma empresa em um determinado período de tempo, geralmente mensal. Ele é usado como uma ferramenta de verificação para garantir que o livro contábil esteja equilibrado e que todas as transações financeiras sejam corretamente registradas.

Quanto ao conceito de plano de contas podemos afirmar que?

Quanto ao conceito de Plano de Contas, podemos afirmar que: São as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

O que é DRE e balanço patrimonial?

O que são balanço patrimonial e DRE? Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).

O que é DRE exemplos?

São todos os gastos que não são custos, necessários para manutenção da atividade da empresa, tais como conta de luz, internet, aluguel, entre outros. Elas podem se dividir entre despesas com venda, administrativas, operacionais, conforme organização e controle de cada empresa.

O que é o are?

O ARE é uma conta considerada transitória, utilizada especialmente na apuração do resultado, com intuito de esclarecer a relação lucro e prejuízo da empresa. Como mencionamos, essa rotina está totalmente atrelada à elaboração do DRE, que é uma obrigação anual definida pela Lei 6.404/76.

O que é um demonstrativo contábil?

As demonstrações contábeis são relatórios cujo objetivo é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa, seus fluxos de caixa e seu desempenho financeiro como um todo.

O que é o patrimônio líquido?

O que é o patrimônio líquido? O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

O que faz parte do ativo circulante?

O ativo circulante cíclico é o mais comum nas empresas e influencia diretamente na saúde e rotina. Esse tipo de ativo está relacionado aos principais gastos da empresa, como as mercadorias, duplicatas a receber, estoque, adiantamento de fornecedores, entre outros.

Quem faz o balancete?

O balancete é um demonstrativo financeiro de caráter não obrigatório feito pelas empresas, sendo muito relevante para que se previnam possíveis erros tanto de crédito quanto de débito na contabilidade de um negócio.

Como se faz o balanço patrimonial?

Como fazer um balanço patrimonial?
  1. Colete os dados. O primeiro e talvez mais importante passo é reunir as informações financeiras de maneira precisa e atualizada. ...
  2. Classifique os elementos patrimoniais. ...
  3. Valide os saldos. ...
  4. Faça todos os cálculos. ...
  5. Apresente os dados. ...
  6. Analise e interprete os dados.

Como fazer balanço e balancete?

Como elaborar um Balanço Patrimonial: 6 passos
  1. Determine o período de análise.
  2. Determine os valores dos ativos da empresa.
  3. Determine os valores dos passivos da empresa.
  4. Levante o valor do Patrimônio Líquido.
  5. Monte o Balanço Patrimonial.
  6. Faça outras análises e determine KPIs.

Como montar um plano de contas simples?

Como organizar um plano de contas?
  1. Organize os documentos da empresa. O controle das informações financeiras é fundamental no processo de criação do plano contábil. ...
  2. Separe os grupos. ...
  3. Crie níveis e subdivisões.

Artigo anterior
Quais são as Boas Práticas de Fabricação?
Artigo seguinte
Qual a segmentação da Apple?