Quais são as bactérias Gram-positivas?

Perguntado por: Leandro Faria de Santos  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

Exemplos de bactérias Gram-positivas
Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.

Quais são as Gram-positivas?

As bactérias Gram-positivas são classificadas pela cor que adquirem após aplicação de um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-positivas adquirem coloração azul quando essa coloração é aplicada a elas. As outras bactérias adquirem coloração vermelha. Elas são chamadas de Gram-negativas.

Quais são as bactérias Gram positivas e negativas?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

São bactérias Gram-negativas?

As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.

O que causa a bactéria Gram positiva?

Exemplos de bactérias Gram-positivas:

Clostridium tetani – causa tétano; Staphylococcus aureus - provoca infecções nas vias respiratórias; Streptococcus pneumoniae – causa pneumonia, desencadeando uma infecção pulmonar.

Coloração de Gram: Bactérias Gram-positivas e Gram-negativas (Microbiologia) - Bio Aulas

16 questões relacionadas encontradas

Como se pega a bactéria cocos Gram positivo?

Em geral, são cocos gram positivos, mas podem também ser negativos (vivem agrupados em cocos). Podem ser adquiridos através de contato, gotícula, aerossol, sexo.

O que significa presença de bacilos Gram positivo?

Os bacilos Gram positivos, nos últimos anos, têm sido relatados com crescente freqüência como patógenos nosocomiais. O seu reconhecimento como agentes etiológicos de infecções sérias, tais como, sepsis bacteriana, endocardite e infecções em cateteres têm aumentado principalmente em pacientes imunocomprometidos.

Quais são os bacilos Gram-negativos?

Bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) são microrganismos aeróbios e incapazes de utilizar carboidratos como fonte de energia através da fermentação, degradando-os pela via oxidativa. A maioria é oxidase positiva e móvel.

Quais são os cocos Gram-positivos?

Os estafilococos são cocos Gram-positivos, podem se apresentar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou agrupados. O aspecto macroscópico da colônia em meio sólido, presença de pigmento e hemólise em ágar sangue de carneiro são características auxiliares na identificação destes microrganismos.

Quais os principais grupos de bactérias Gram-positivas que causam infecções humanas?

Exemplos de bactérias gram positivas que nos causam doenças:
  • Bacillus anthracis.
  • Clostridium tetani.
  • Clostridium botulinum.
  • Clostridium difficile.
  • Clostridium perfringens.
  • Corynebacterium diphtheriae.
  • Enterococcus faecalis.
  • Listeria monocytogenes.

O que é Flora Gram positiva?

As bactérias Gram positivas são aquelas que se coram de azul ou violeta na coloração de Gram, em contraste com as bactérias Gram negativas, que não têm a capacidade de reter o corante cristal violeta.

Como identificar Staphylococcus aureus?

A coloração amarelada no S. aureus aparece mais pronunciada após incubação de 72 h em temperatura ambiente. O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN);

Quais bactérias Gram-positivas tem importância médica?

Bacilos Gram-positivos: Listeria monocytogenes (meningite, bacteremia); Nocardia sp. (pneumonia, infecções de partes moles, abscesso cerebral); Bacillus anthracis (infecções de pele e partes moles, pneumonia, utilizado como um agente de bioterrorismo); Corynebacterium diphtheriae (difteria);

Como tratar a infecção da bactéria cocos?

Anfenicóis
  1. Tem sido usado no tratamento de infecção por enterococos resistentes à vancomicina.
  2. Pode ser utilizada nas salmoneloses, principalmente na febre tifóide.

Como identificar bacilos gram negativos?

Os bacilos gram negativos não fermentadores são assim denominados devido ao fato de não utilizarem a glicose na via fermentativa. São também algumas das bactérias mais difíceis de serem identificadas laboratorialmente, pois apresentam resultados negativos em muitos dos testes convencionais.

Quais são os bacilos gram negativos fermentadores?

Gram-negativos Fermentadores. Compreende um grupo heterogêneo de bacilos Gram-negativos fermentadores da glicose, constituído atualmente de 42 gêneros e mais de 100 espécies.

Como tratar bacilos gram negativos?

O tratamento mais comum para a sépsis provocada por bactérias, sejam elas Gram positivas ou negativas é o uso de antibióticos.

O que significa bacilos Gram-positivos no exame de urina?

Infecções por bacilos Gram-Positivos

Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).

O que é bacilos no preventivo?

Bacilos e cocos são bactérias NORMAIS e existentes na flora vaginal. Não precisa fazer nada! Se coletou seu preventivo, deve voltar em consulta para conversar e se informar com o seu médico. Tem outros dados importantes do exame preventivo que devem ser avaliados pelo profissional.

O que causa infecção por cocos?

As principais doenças conhecidas são: pneumonia e meningite, além de bacteremia, otite, sinusite, entre outras. Causam hemólise do tipo alfa, destruindo parcialmente os eritrócitos. Sucumbem facilmente a detergentes fracos, fator que os distingue dos demais grupos bacterianos.

Quais são os sintomas do cocos?

Clinicamente, esta infecção pode apresentar de forma assintomática ou sintomática, sendo que os principais sintomas são aumento da frequência urinária, urgência miccional, disúria, mudança na cor e aspecto da urina, presença de hematúria e piúria (>10.000/mL).

Como se trata cocos?

O medicamento mais indicado é o metronidazol®, oral ou creme vaginal. A prescrição é definida caso a caso; quando for oral a dose é de 500 mg - 2x ao dia durante 7 dias; quando tópico, uma aplicação ao dia por 5 a 7 dias consecutivos. Outras opções de tratamento são o uso de clindamicina®, secnidazol® ou tinidazol®.

Quais são as principais bactérias de importância médica?

Lista de bactérias de importância médica
  • Acetobacter aurantius.
  • Acinetobacter baumannii.
  • Actinomyces Israelii.
  • Agrobacterium radiobacter.
  • Agrobacterium tumefaciens.
  • Azotobacter vinelandii.
  • Anaplasma phagocytophilum.

Quais são os microrganismos de importância médica?

Os resultados da identificação microbiana revelaram a presença de microrganismos de importância médica nas amostras analisadas, a saber: Candida krusei, Candida rugosa, Aspergillus spp., Cryptococcus neoformans, Klebsiella pneumoniae e Trichosporon asahii.

Qual a importância médica na identificação das bactérias Gram-positivas e Gram negativas?

De fato a metodologia irá ajudar na identificação de uma infecção bacteriana, determinando qual é o tipo de bactéria. Em outras palavras, a diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas permite ao médico determinar um tratamento eficaz ao paciente, dessa forma aplicando a terapia adequada em cada caso.

Artigo anterior
Como foi feito o primeiro sabão?
Artigo seguinte
Como ocorre a divisão de uma célula bacteriana?