Quais são as atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos?
Perguntado por: Daniela Henriques de Fonseca | Última atualização: 4. März 2022Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)
1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos: I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeias, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada; II - assessoramento e responsabilidade técnica em: (...)
Quais as atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos?
- fármacos, medicamentos e insumos;
- biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos;
- reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico;
Quais são as atribuições dos profissionais farmacêuticos?
Parágrafo único - As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
O que são atividades privativas e não privativas dos farmacêuticos?
Dessa forma, no Brasil, a atividade do profissional farmacêutico está dividida em atividades privativas, ou seja, funções desempenhadas exclusivamente por farmacêutico (funções exclusivas) e, atividades não privativas, ou seja, funções desempenhadas por outros profissionais além do farmacêutico (funções não exclusivas) ...
Quais são as atribuições privativas do farmacêutico de acordo com a legislação vigente?
Essas responsabilidades podem incluir: I - a autorização de procedimentos por escrito e outros documentos, incluindo alterações; II - o monitoramento e o controle dos ambientes de fabricação; III - a higiene das instalações; IV - a validação de processo; V - treinamento; VI - a aprovação e o monitoramento de ...
Atribuições privativas e afins do farmacêutico(a)
É privativo do farmacêutico?
Art. 5º - O comércio de drogas, medicamentos e de insumos farmacêuticos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos nesta Lei. ... 15 - A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.
Quais as legislações que regulamentam o serviço farmacêutico?
- Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014. ...
- Lei nº 10.669, de 14 de maio de 2003. ...
- Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2003. ...
- Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. ...
- Lei nº 10.213, de 27 de março de 2001. ...
- Lei nº 9.965, de 27 de abril de 2000. ...
- Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. ...
- Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.
Quais das atividades não é uma atividade privativa do profissional farmacêutico?
Quais das atividades abaixo não é uma atividade privativa do profissional farmacêutico? Resposta Selecionada: a. Análises Clínicas.
São atribuições exclusivas dos farmacêuticos exceto?
D- Responsabilidade técnica de órgãos, laboratórios ou estabelecimentos em que se pratiquem exames de caráter químicotoxicológico, químico-bromatológico, químico-farmacêutico, biológicos, microbiológicos, fitoquímicos e sanitários. ...
Como são classificadas as infrações éticas e disciplinares?
4º – As infrações éticas e disciplinares classificam-se em: leves, aquelas em que o indiciado é beneficiado por circunstância atenuante; graves, aquelas em que for observada uma circunstância agravante; e.
Como são divididas as atribuições farmacêuticas?
Atribuições do farmacêutico. ... As atribuições do farmacêutico, responsável técnico pelo estabelecimento ou não, em farmácias e drogarias podem ser divididas em “não clínicas” (voltada ao produto) e “clínicas” (voltadas ao paciente).
São atribuições clínicas do farmacêutico exceto?
São atribuições clínicas do farmacêutico, conforme a resolução nº. 585/2013, exceto: Prover a consulta farmacêutica em consultório farmacêutico ou em outro ambiente adequado, que garanta a privacidade do atendimento.
Quais as atribuições do farmacêutico hospitalar?
O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controles, até o último momento, a dispensação e o uso pelo paciente.
O que diz a lei 3820 60?
Lei nº 3820 / 1960 - Do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácia. CRIA O CONSELHO FEDERAL E OS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ... PAGAMENTO, ANUIDADE, TAXAS, CONSELHO REGIONAL, FARMÁCIA.
O que trata a Lei 3820 de 1960?
LEI Nº 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960.
Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.
São atribuições do Conselho Regional de Farmácia exceto?
4a Questão (Ref.: 201407302502) Pontos: 0,0 / 0,1 São atribuições dos Conselhos Regionais de Farmácia, com EXCEÇÃO: Registrar os profissionais de acordo com a presente lei e expedir a carteira profissional; Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades ...
Quais as principais áreas de atuação de exclusividade do farmacêutico profissional?
- Farmácia clínica. O público em geral já está acostumado a encontrar farmacêuticos em farmácias e drogarias. ...
- Educação médica. ...
- Farmácia nuclear. ...
- Farmácia oncológica. ...
- Farmácia magistral. ...
- Farmácia criminal. ...
- Farmácia hospitalar. ...
- Farmácia veterinária.
Qual das Leis abaixo cria os conselhos de classe da profissão farmacêutica?
Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras Providências.
Será responsabilidade do farmacêutico garantir?
Lei nº 13.021/2014. Pergunta 4 1 em 1 pontos Será responsabilidade do farmacêutico garantir que o paciente esteja recebendo o tratamento mais eficiente e seguro, e promover seu uso correto.
Qual é a legislação que definiu as normas de regulação para o setor farmacêutico?
L10742. LEI No 10.742, DE 6 DE OUTUBRO DE 2003. Define normas de regulação para o setor farmacêutico, cria a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos - CMED e altera a Lei no 6.360, de 23 de setembro de 1976, e dá outras providências.
Quais leis regulamentos e portarias embasam a atenção farmacêutica?
- DECRETO No 20.377, DE 8 DE SETEMBRO DE 1931. – ...
- LEI Nº 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960. ...
- RESOLUÇÃO Nº 160 DE 23 DE ABRIL DE 1982 – Dispõe sobre o exercício da Profissão Farmacêutica.
- RESOLUÇÃO Nº 261 DE 16 DE SETEMBRO DE 1994 – Dispõe sobre responsabilidade técnica.
O que é legislação farmacêutica?
É o conjunto de técnicas e medidas que visam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Quem é responsável pela dispensação de medicamentos?
FARMACÊUTICO, A DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS É SUA RESPONSABILIDADE. Compete ao farmacêutico a correta interpretação e avaliação do receituário quando da dispensação de medicamento sujeito à prescrição de profissional habilitado, devendo fazê-las com fundamento nos aspectos terapêuticos, sociais, econômicos e legais.
Quem pode dispensar medicamentos controlados?
O farmacêutico é responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos.
Como deve ser feita a dispensação de medicamentos?
Na dispensação, o farmacêutico atende o paciente no balcão, ou às vezes numa sala privativa, mas não tem tempo e nem todas as informações para uma avaliação completa como a que ocorre no acompanhamento farmacoterapêutico.
Como conseguir usar o Spotify Premium de graça?
O que é melhor desmaia cabelo ou morte súbita?