Quais são as atividades consideradas perigosas?

Perguntado por: Paulo Campos de Leite  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

São exemplos de atividades e operações perigosas?

Se tratando das Atividades e Operações Perigosas, a definição dos EPIs irá depender se o trabalhador atua com Explosivos; Inflamáveis; Radiações Ionizantes ou Substâncias Radioativas; Exposição a Roubos ou Outras Espécies de Violência Física; Energia Elétrica ou Motocicleta, que são as atividades listadas pela NR 16.

Quais as atividades consideradas perigosas?

Tipos de atividades e operações perigosas
  • Explosivos.
  • Inflamáveis.
  • Radiações Ionizantes ou Substância Radioativas.
  • Exposição a Roubos ou Outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial.
  • Energia Elétrica.
  • Motocicleta.

Quais atividades são consideradas periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.

Quais atividades são consideradas perigosas quem trabalha em condições perigosas tem direito a quê?

Entende o TST que o trabalho exercido em condições perigosas, embora de forma intermitente, dá direito ao empregado a receber o adicional de periculosidade de forma integral, porque a Lei nº 7.369/1985, não estabeleceu nenhuma proporcionalidade em relação ao seu pagamento.

O que são Atividades Perigosas, Insalubres e/ou Especiais (tabela 28 eSocial)

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as atividades consideradas insalubres?

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES?
  • Ruído continuo ou intermitente;
  • Ruído de Impacto;
  • Exposição ao Calor;
  • Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes;
  • Trabalho Sob Condições Hiperbáricas;
  • Vibração;
  • Frio;
  • Umidade;

Quais os requisitos para a caracterização da periculosidade?

A periculosidaderepresenta um risco de morte iminente, imediato, tal como o trabalho com explosivos e produtos inflamáveis, atividades que possuem um alto risco de acidente (o qual poderá resultar na morte do empregado).

O que é atividade de periculosidade?

O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. ... A periculosidade é caracterizada por perícia a cargo de Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho (MTE).

Como avaliar periculosidade?

A avaliação de periculosidade de uma atividade ou de um ambiente laboral dependem dos variados riscos que eles oferecem ao trabalhador. Por sua vez, esses riscos são analisados de forma qualitativa, sendo classificados posteriormente, de acordo com as normas de segurança de trabalho.

Quais são as atividades perigosas na forma da lei?

A nova lei passa a considerar como atividades perigosas aquelas que envolvam risco acentuado em razão de contato permanente do trabalhador com: inflamáveis, explosivos, energia elétrica, bem como roubos ou outras formas de violências físicas nas atividades de segurança pessoal ou patrimonial.

Quais são os agentes perigosos?

A NR 16 considera como atividades e operações perigosas aquelas:
  • Com explosivos;
  • Com inflamáveis;
  • Com radiações ionizantes ou substâncias radioativas;
  • Com exposição a roubos ou outras violências físicas;
  • Com energia elétrica;
  • Com motocicleta.

Quais são as operações perigosas que dão adicional de 30 %?

A Lei nº 12.997/2014 recentemente inseriu nas atividades consideradas perigosas, ensejadoras do adicional de periculosidade de 30%, aquela realizada para o trabalho por meio da motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.

O que é periculosidade e exemplos?

Exemplos de periculosidade no trabalho

Atividades e operações com radiações ionizantes ou substâncias radioativas; Atividades e operações com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais; Atividades e operações com energia elétrica; Atividades e operações com motocicleta.

O que diz a norma nr-16?

16.2 O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

Quem tem direito a receber periculosidade?

QUAIS TRABALHADORES TEM DIREITO A RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE? O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).

Como elaborar um laudo de periculosidade?

Como fazer o laudo de periculosidade?
  1. Identifique as áreas de risco. ...
  2. Verifique as atividades exercidas no local. ...
  3. Observe as disposições da NR 16. ...
  4. Analise a possibilidade de eliminar ou reduzir os riscos. ...
  5. Inclua a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

É possível o trabalhador receber adicional de periculosidade no caso da sua atividade laboral não constar em algum anexo da nr-16?

Para assegurar o pagamento do adicional de periculosidade ou provar que este não se aplica à determinada atividade profissional, a NR-16 estipula que cabe ao empregador fazer a emissão de um laudo técnico de periculosidade.

Qual o tempo de exposição para receber periculosidade?

Dessa forma, o empregado que entra em contato com produtos inflamáveis, ainda que durante poucos minutos por dia (cerca de três minutos diários, conforme registrado pelo Tribunal Regional), faz jus ao adicional de periculosidade.

Qual o objetivo da periculosidade?

O objetivo do Adicional de Periculosidade

Um dos objetivos do adicional de periculosidade é evitar atitudes arbitrárias do empregador que possam vir a incidir sobre o seu empregado. Além disso, ele garante a proteção devida ao trabalhador para o melhor desempenho do seu contrato laboral.

O que é uma atividade perigosa?

A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

Qual é a diferença entre insalubridade e periculosidade?

Nas funções insalubres o tempo de exposição é considerado, já que os riscos podem acontecer de médio a longo prazo enquanto a periculosidade não considera o tempo de exposição, afinal o risco é imediato.

Quem tem direito ao adicional de penosidade?

O adicional de penosidade é um direito trabalhista garantido pela Constituição Federal, aos trabalhadores de atividades consideradas muito penosas e desgastantes de forma física ou psíquica.

O que diz a CLT sobre periculosidade?

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. § 2º - O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

O que é considerado um trabalho insalubre?

O que é um ambiente insalubre para trabalho? ... Dessa forma, ambiente insalubre de trabalho é todo aquele em que o trabalhador fica exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos que sejam capazes de causar danos à saúde.

O que é considerado atividade penosa?

“O trabalho penoso é o trabalho desgastante para a pessoa humana, é o tipo de trabalho que, por si ou pelas condições em que é exercido, expõe o trabalhador a um esforço além do normal para as demais atividades e provoca desgaste acentuado no organismo humano.

Artigo anterior
O que é uma declaração de valor?
Artigo seguinte
Como ocorre a Quiropterofilia?