Quais são as atividades consideradas Periculosas?

Perguntado por: Érica Luciana Reis  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

São consideradas atividades periculosas, de acordo com a NR16: “São consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a: a) degradação química ou autocatalítica; b) ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.

O que é atividade de periculosidade?

O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. ... A periculosidade é caracterizada por perícia a cargo de Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho (MTE).

São atividades periculosas conforme nr-16?

NR 16 e as Atividades e Operações Periculosas

Só serão consideradas perigosas as atividades ou operações executadas com explosivos que forem sujeitos a: degradação química ou autocatalítica; ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.

Qual o trabalho que tem direito a periculosidade?

Quais as Profissões Com Maior Índice de Periculosidade
  1. 1 - Veterinários. ...
  2. 2 - Fiscais de imigração. ...
  3. 3 - Operadores de tratamento de água. ...
  4. 4 - Técnicos de instrumentação médica. ...
  5. 5 - Coletores de lixo. ...
  6. 6 - Policiais e seguranças. ...
  7. 7 - Caminhoneiros e motoristas em geral.

O que é periculosidade exemplo?

Exemplos de periculosidade no trabalho

Atividades e operações com radiações ionizantes ou substâncias radioativas; Atividades e operações com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais; Atividades e operações com energia elétrica; Atividades e operações com motocicleta.

Quais atividades que dão direito ao recebimento de adicional de periculosidade?

31 questões relacionadas encontradas

O que gera periculosidade?

O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).

O que significa periculosidade é como se apresenta?

Periculosidade é a qualidade daquilo que é perigoso ou arriscado para a vida. Normalmente, este termo costuma ser aplicado no âmbito da segurança e saúde do trabalho, indicando quando determinada atividade ou função é considerada uma ameaça à vida e saúde do trabalhador.

São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos anexos da nr-16?

São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos da NR16: Anexo 1 - Atividades e Operações Perigosas com Explosivos. Anexo 2 - Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis. Anexo (*) - Atividades e Operações Perigosas com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radioativas.

O que são consideradas atividades ou operações perigosas?

A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

Quais as atividades que não caracterizam periculosidade para fins de percepção de adicional?

Não caracterizam periculosidade, para fins de percepção de adicional: o manuseio, a armazenagem e o transporte de recipientes de até cinco litros, lacrados na fabricação, contendo líquidos inflamáveis, independentemente do número total de recipientes manuseados, armazenados ou transportados, sempre que obedecidas as ...

Qual é a diferença entre insalubridade e periculosidade?

Nas funções insalubres o tempo de exposição é considerado, já que os riscos podem acontecer de médio a longo prazo enquanto a periculosidade não considera o tempo de exposição, afinal o risco é imediato.

Quais as atividades consideradas perigosas?

Tipos de atividades e operações perigosas
  • Explosivos.
  • Inflamáveis.
  • Radiações Ionizantes ou Substância Radioativas.
  • Exposição a Roubos ou Outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial.
  • Energia Elétrica.
  • Motocicleta.

São consideradas atividades ou operações perigosas na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho?

1º): [Art. 193 - São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.]

Que atividades são consideradas perigosas com base na CLT?

A nova lei passa a considerar como atividades perigosas aquelas que envolvam risco acentuado em razão de contato permanente do trabalhador com: inflamáveis, explosivos, energia elétrica, bem como roubos ou outras formas de violências físicas nas atividades de segurança pessoal ou patrimonial.

Quais são as atividades e operações insalubres?

Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

São caracterizadas atividades e operações perigosas exceto?

Com exceção do transporte em pequenas quantidades, são consideradas atividades perigosas nas operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e / ou a granel.

Quais são os agentes perigosos?

Em geral, pelas regras atuais da NR-16, serão consideradas perigosas as atividades ou operações que envolvam:
  • Substâncias explosivas;
  • Substâncias inflamáveis;
  • Radiações ionizantes ou substâncias radioativas;
  • Exposição a roubos ou outras violências físicas;
  • Energia elétrica;
  • Motocicleta.

Quando se aplica periculosidade?

O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado que presta serviços em contato permanente com elementos inflamáveis ou explosivos, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. ... § 2º - O empregado poderá optar pelo Adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

O que é a periculosidade no direito penal?

A periculosidade traduz-se em um juízo de probabilidade de o agente voltar a delinqüir, baseado na conduta anti-social e anomalia psíquica do indivíduo. De acordo com o Código Penal atual, a medida de segurança é aplicada apenas aos inimputáveis e semi-imputáveis.

Quem tem direito a 30 por cento de periculosidade?

“O empregado que exerce atividade no setor de energia elétrica, em condições de periculosidade, tem direito a uma remuneração adicional de trinta por cento sobre o salário que perceber.” Ex.: o empregado recebe de salário-base = R$ 500 e gratificação de função = R$ 300.

O que representa a periculosidade no salário do empregado?

“O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.”

Quais são as atividades insalubridade e periculosidade?

Art. 189 – “serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos”.

Quais atividades são consideradas perigosas quem trabalha em condições perigosas tem direito a quê?

São consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: a) inflamáveis, explosivos e energia elétrica; ... São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.

São consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta?

As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.

Quais são as operações perigosas que dão adicional de 30 %?

A Lei nº 12.997/2014 recentemente inseriu nas atividades consideradas perigosas, ensejadoras do adicional de periculosidade de 30%, aquela realizada para o trabalho por meio da motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.

Artigo anterior
Qual o fundamento do empresário?
Artigo seguinte
O que é bom para tapar buraco em madeira?