Quais são as 5 áreas da inteligência emocional?

Perguntado por: Tiago Cláudio Neto Moreira Antunes  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:
  • 1 – Conhecer as próprias emoções. ...
  • 2 – Controlar as emoções. ...
  • 3 – Automotivação. ...
  • 4 – Empatia. ...
  • 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.

Quais são as inteligências emocionais?

Para começar a entender, é importante saber que a inteligência emocional tem quatro pilares: Perceber emoções (suas e dos outros) Raciocinar a partir do que dizem as emoções (também suas e dos outros) Entender o que as emoções significam.

Quantos e quais são os princípios básicos da inteligência emocional?

Controle das emoções ou autogerenciamento

O importante, no entanto, é não cair nas armadilhas do desespero. Essas situações podem impulsionar decisões equivocadas.

Quais são os 3 pilares da inteligência emocional?

Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos.

Quais são os 4 pilares da inteligência emocional?

Entenda quais são os 4 pilares da Inteligência Emocional
  • Mas, na verdade, o que é Inteligência Emocional? Inteligência Emocional é gerenciamento de emoções. ...
  • Primeiro pilar: autoconhecimento. ...
  • Segundo pilar: gerenciamento das emoções. ...
  • Terceiro pilar: empatia. ...
  • Quarto pilar: sociabilidade.

Aprenda os 5 Domínios da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL| DANIEL GOLEMAN | SejaUmaPessoaMelhor

43 questões relacionadas encontradas

O que é o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

O que significa Faculdade emocional?

Saber gerenciar nossos conhecimentos, compreender quando e como agir nas mais diversas situações e controlar as emoções sem que isso signifique se tornar um ser robotizado, sem sentimentos, são habilidades que não se aprendem “na escola”. Porém, o período da faculdade é ideal para desenvolver essas competências.

O que são as competências emocionais?

A competência emocional diz respeito à capacidade de expressar emoções e construir relacionamentos. A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que um ser humano tem de identificar e lidar com as emoções.

Quais são os 3 dos 5 eixos das competências socioemocionais?

O termo socioemocional se refere ao conjunto de habilidades sociais e de inteligência emocional envolvidas na relação de qualquer pessoa com seu mundo. ... O conjunto de habilidades desenvolvidas integra competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva.

O que são competências emocionais sociais?

As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.

O que são competências socioemocionais?

As habilidades socioemocionais são necessárias para que a pessoa tenha controle consciente das próprias emoções. Em outras palavras, são aptidões que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais completo e se relacionar com o outro.

Qual é a diferença entre emoção e sentimento?

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Onde estudar inteligência emocional?

No Curso Inteligência Emocional Na Prática da Fundação Estudar, por meio de um conteúdo prático e validado por mais de 1.500 jovens, você aprende a trabalhar suas emoções e usar os sentimentos ao seu favor, nas mais diferentes situações da vida.

Qual o conceito de inteligência emocional e competências socioemocionais?

O que são competências socioemocionais? São um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da inteligência emocional de cada pessoa, apontando para dois tipos de comportamento: a sua relação consigo mesmo (intrapessoal) e a sua relação com outras pessoas (interpessoal).

O que melhor define sinteticamente a inteligência emocional é?

Sinteticamente, para responder o que é inteligência emocional, podemos dizer que se trata da capacidade de um indivíduo em perceber e expressar suas emoções de maneira consciente. Significa que, em vez de simplesmente reagir às situações, a pessoa é capaz de “raciocinar emocionalmente”.

Por que a inteligência emocional é importante?

A inteligência emocional é muito importante para estabelecer condições que promovem melhoria nos processos de comunicação. Pessoas que têm essa habilidade bem desenvolvida se expressam melhor e são mais persuasivas.

Qual a importância de se trabalhar a inteligência emocional?

Por que a inteligência emocional é tão importante? Pessoas 'emocionalmente inteligentes' são mais confiantes e motivadas, avaliam constantemente suas atitudes e pensamentos, se relacionam de maneira mais equilibrada e conseguem encarar situações difíceis com mais facilidade, possuindo grande capacidade de superação!

Como testar a inteligência emocional?

13 sinais de que você tem uma boa inteligência emocional
  1. Você pensa sobre os sentimentos. ...
  2. Você pausa. ...
  3. Você se esforça para controlar seus pensamentos. ...
  4. Você se beneficia das críticas. ...
  5. Você mostra autenticidade. ...
  6. Você demonstra empatia. ...
  7. Você elogia os outros. ...
  8. Você dá uma resposta útil.

O que vem primeiro sentimento ou emoção?

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.

Qual é a diferença entre sentimental e emocional?

As emoções são respostas neurais para estímulos externos, enquanto os sentimentos são respostas às emoções. ... Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo.

Quais são as emoções e sentimentos?

Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. ... Alguns exemplos de sentimentos são o ódio, a compaixão, o amor, a decepção e a inveja.

O que são competências comportamentais exemplos?

Competências Comportamentais são as atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização do trabalho. ... Afinal, é preciso garantir que o novo colaborador realmente irá se adequar ao seu posto de trabalho.

O que é a competência socioemocional autoconfiança?

Autoconfiança: habilidade de confiar em si mesmo. Sua importância se dá pela necessidade de segurança num momento de alta instabilidade. “Pessoas autoconfiantes sabem suas capacidades e limitações, trazendo segurança para o ambiente de trabalho”, analisa.

Artigo anterior
Qual a estrada mais famosa do Brasil?
Artigo seguinte
Qual é o lugar mais rico do Brasil?