Quais são as 3 principais propriedades da argamassa?

Perguntado por: Wilson Jaime Loureiro  |  Última atualização: 23. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

Argamassa de revestimento →Aderência; →Baixa permeabilidade à água; →Resistência mecânica, principalmente a superficial; →Capacidade de absorver deformações.

Quais os 3 tipos de argamassa?

Você sabia que existem quatro modelos de argamassa colante? Isso porque elas são classificadas em três tipos de argamassa: ac1, ac2 e ac3.

Quais as principais funções da argamassa?

Sua função principal é atuar como uma cola para revestimentos cerâmicos em geral. Porém, ela também cumpre seu papel primordial no levantamento de paredes em tijolos e blocos, atuando como uma massa colante para assentar os blocos e tijolos com a devida segurança.

Qual a principal propriedade da argamassa no estado endurecido?

As características para o estado endurecido são: resistência à compressão adequada, boa resistência de aderência ou ao cisalhamento, boa resiliência.

São consideradas propriedades das argamassas para revestimento no estado fresco?

De acordo com Baía e Sabattini (2008), as principais propriedades das argamassas no estado fresco são a massa específica, teor de ar incorporado, Page 22 22 trabalhabilidade, capacidade de retenção de água, aderência inicial e retração na secagem.

ARGAMASSA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

30 questões relacionadas encontradas

Como são classificadas as argamassas?

Classificação segundo o emprego.

Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções.

Quais são as principais qualidades de uma boa mistura de argamassa no estado fresco e endurecido?

892-944, 2010.] separa estas propriedades no estado fresco em: trabalhabilidade, consistência, plasticidade, retenção de água e consistência, coesão, exsudação, densidade de massa, adesão inicial. No estado endurecido as principais propriedades são a aderência e a elasticidade.

Qual a matéria prima da argamassa?

A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água. Após a secagem completa, a argamassa endurece, dando solidez à construção.

Qual a propriedade da cal que confere fluidez As argamassas?

A cal hidratada é um material aglomerante que confere mais plasticidade e trabalhabilidade às argamassas. Em argamassas de assentamento e revestimento de alvenarias, ela aumenta o poder de retenção de água da argamassa, evitando destacamentos entre argamassa e os componentes da alvenaria.

Por que a argamassa endurece?

Essa expansão é controlada pela formulação da argamassa e pela quantidade de água adicionada, bem como pela temperatura ambiente; endurecimento – após a expansão controlada, a argamassa começa a endurecer à medida que os produtos de hidratação continuam a se desenvolver e a fortalecer a estrutura.

Quais são os 4 tipos de argamassa?

Existem 4 tipos de argamassas colantes: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada argamassa industrializada ou colante apresenta sua propriedade específica, em virtude da sua peculiaridade e da quantidade de aditivo.

Qual o conceito da argamassa?

Ela é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em casos específicos, pode-se adicionar aditivos como barro, cal, saibro, caulim, entre outros. Assim como o concreto, a argamassa começa maleável, endurecendo com o tempo. Ela no seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade.

Qual a argamassa mais resistente?

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

Quais são as características da argamassa?

As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade, enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência.

O que significa o AC da argamassa?

AC-I. Primeira opção na linha de argamassas colantes, ela é resistente aos esforços, à temperatura e umidade necessários em ambientes internos. Ou seja, a AC-I costuma ser utilizada no assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos.

O que compõem a argamassa?

O que é argamassa? Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

Quais propriedades a cal transmite a argamassa?

Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.

Qual a importância do cal na argamassa?

Para o preparo da argamassa de uma forma geral, a adição de cal traz uma maior plasticidade para a massa. Isso acontece por conta da capacidade de retenção de água que a cal tem, facilitando também a hidratação do cimento nesse processo.

Qual é a função do cal?

na indústria química, petroquímica, alcoolquímica, alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, e sobretudo na construção civil. Pode ser utilizada na produção de argamassas para revestimento, pinturas, na estabilização de solos, na pavimentação asfáltica, e inclusive no saneamento básico, para tratamento de água.

Qual o pH da argamassa?

pH (em água): 12 a 13 Temperatura de Decomposição: >700°C Ponto de Fulgor: Não aplicável.

O que é mais forte cimento ou argamassa?

Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.

Qual a origem da argamassa?

Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde usava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento como sistema construtivo, entretanto, ocorreu em Roma.

Por que a argamassa deve ter capacidade de retenção de água?

Sendo a retenção de água a capacidade que a argamassa apresenta de reter a água de amassamento contra a sucção da base ou contra a evaporação, e também é responsável por permitir que as reações de endurecimento da argamassa se tornem mais gradativa, promovendo a adequada hidratação do cimento e consequente ganho de ...

Quais os principais ensaios realizados na argamassa?

Argamassa de Assentamento e Revestimento
  • Ensaio: Dosagem de argamassas para revestimento e assentamento.
  • Ensaio: Resistência à compressão de argamassa de assentamento. Normas: ABNT NBR 15961.
  • Ensaio: Resistência à tração na flexão de argamassa de assentamento. ...
  • Ensaio: Módulo de elasticidade de argamassa.

O que é argamassa dosada em Central?

A argamassa estabilizada, dosada em central através de um processo automatizado, chega à obra úmida e pronta para o uso, uma vez que possui aditivos (incorporadores de ar e/ou estabilizadores de pega), com a função de conservar a argamassa em estado fresco por até 72 h com comportamento semelhante ao das argamassas ...

Artigo anterior
Como descobrir a fonte de um texto online?
Artigo seguinte
Quem vende mais Coca ou Pepsi nos EUA?