Pode cobrar durante a pandemia?

Perguntado por: Sérgio David de Melo  |  Última atualização: 11. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

"Existe algum impedimento legal de realizar a cobrança de uma dívida durante a pandemia?" Não, nesse momento ainda não existe nenhum dispositivo legal prevê proíba a cobrança correta de uma dívida válida.

Pode cobrar multa por quebra de contrato na pandemia?

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto a prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, TV e internet durante períodos de pandemia.

Sou obrigado a pagar multa por quebra de contrato?

A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando: Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço. Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.

Pode cancelar contrato sem pagar multa?

É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.

Quanto tempo posso cancelar um contrato sem pagar multa?

Exigência de fidelização por prazo superior a 12 meses

Assim, ainda que o contrato fixe período de permanência superior a doze meses, o consumidor pessoa física poderá cancelar o serviço sem o pagamento de multa após o cumprimento do prazo máximo de fidelização determinado pela ANATEL, isto é, após doze meses.

Empresas podem cobrar juros na pandemia?

33 questões relacionadas encontradas

Como se livrar da multa de quebra de contrato?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.”

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cancelamento de contrato?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?

De acordo com a Anatel, a multa não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato. A operadora perderá o direito de exigir a fidelidade do cliente, sendo obrigada a aceitar o cancelamento do contrato sem multa, se o serviço prestado não cumprir com a qualidade combinada.

Quando a multa contratual é considerada abusiva?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) define que a multa compensatória se torna abusiva quando é superior a 10% do valor restante para encerramento do contrato, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe o fornecedor de estabelecer multas que coloquem os clientes em desvantagem exagerada.

O que a lei diz sobre multa contratual?

A multa contratual deve ser proporcional ao dano causado pelo descumprimento contratual, levando em consideração as circunstâncias específicas do caso. O valor da multa não pode ser excessivo em relação ao valor total do contrato ou à gravidade da infração.

Pode cobrar multa por quebra de contrato de internet?

Qual o valor da multa por cancelamento de internet? De acordo com a Anatel, a multa não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato.

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

É possível cancelar um contrato que já foi assinado?

Como cancelar um contrato que já foi assinado? Uma relação contratual pode ser encerrada ou quebrada quando houver a extinção de uma obrigação, ou quando há descumprimento de acordo. O encerramento do contrato pode oferecer pontos positivos às partes, desde que seja realizada uma boa negociação.

Qual a lei do cancelamento?

O Projeto de Lei 1873/23 inclui no Código Penal o cancelamento virtual e o linchamento virtual, que passam a ser punidos com pena de detenção e multa. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O que pode anular um contrato?

Acompanhe a leitura e confira os detalhes!
  1. Má-fé A boa-fé objetiva é um princípio essencial do direito contratual. ...
  2. Falta de cumprimento das cláusulas. ...
  3. Incapacidade de um ou de ambos os lados. ...
  4. Erro. ...
  5. Coação. ...
  6. Simulação.

O que é considerado quebra de contrato?

A quebra de contrato de trabalho corresponde à rescisão por não cumprimento de regras acordadas. Por isso, gera reflexos e efeitos diferentes, bem como se apresenta em mais de um tipo e modalidade.

Em quais casos posso sair do aluguel sem pagar multa?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.

O que fazer quando a empresa não quer cancelar o contrato?

Por isso, é recomendável pedir o cancelamento de um serviço sempre por escrito, enviando uma carta com aviso de recebimento (AR) à empresa e acompanhar o caso.

Como exercer o direito de arrependimento?

Assim como acontece com outros produtos e serviços, para cancelar um contrato de crédito, o consumidor deve entrar em contato com a instituição responsável e informar sobre o cancelamento alegando que está exercendo seu direito de arrependimento.

O que anula um contrato de prestação de serviços?

Uma delas é a rescisão por justa causa, que ocorre quando há descumprimento de alguma obrigação contratual por uma das partes, como atraso no pagamento ou prestação de serviços inadequados. Outra situação é a rescisão por acordo entre as partes, em que ambas concordam em encerrar o contrato antes do prazo estabelecido.

O que diz o artigo 40 do Código do Consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Quando o cliente tem direito a indenização?

A falta de informações adequadas pode levar a danos e, portanto, a indenização pode ser justificada. Proibição de Práticas Comerciais Enganosas ou Abusivas: Práticas comerciais injustas, como publicidade enganosa ou venda agressiva, podem levar a indenizações quando causam prejuízos aos consumidores.

Sou obrigado a pagar multa por cancelar plano de internet?

A resposta para este caso é “depende”, a resolução n. 632/2014 da Anatel, em seu artigo 57, nos traz que é permitido a empresa fazer um contrato de fidelidade por até 12 meses, em contrapartida deve oferecer benefícios ao consumidor. Após decorridos estes 12 meses, não é permitida a cobrança de multa por cancelamento.

Sou obrigada a pagar fidelidade de internet?

Sou obrigado a cumprir a fidelidade? A prestadora só pode exigir a fidelidade quando cumprir com qualidade o serviço combinado. Logo, no caso do motivo do cancelamento ser a má qualidade na prestação do serviço, o comprador tem o direito de rescindir o contrato sem pagar a multa.

Artigo anterior
Qual a maior goiaba do mundo?
Artigo seguinte
Em que parte da Bíblia fala sobre a queda de Lúcifer?