Quais são as 3 estratégias de referenciação?

Perguntado por: Miriam Branco Machado  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora.

Quais são as estratégias de referenciação?

Ao aplicar a referenciação, as palavras podem ser referenciadas por meio da: Anáfora, quando um vocábulo é inserido para se referir a uma palavra que já foi utilizada no texto. Geralmente é uma forma de fugir da repetição de termos; e. Catáfora, se o termo referenciado vai aparecer um pouco mais a frente no texto.

O que são recursos de referenciação?

A referenciação, segundo Koch (2005), é um recurso que o produtor do texto utiliza para expressar a sua forma particular de retratar o mundo circundante. Este estudo mostra como os recursos gramaticais auxiliam na construção de sentido e na coesão textual.

O que é referenciação na gramática?

A referenciação é uma atividade discursiva que consiste na construção e reconstrução de objetos-de-discurso caracterizada pela retomada de elementos no texto. Este artigo analisa a referenciação realizada por meio de uso de expressões pronominais, adverbiais, sinônimos etc.

O que é coesão referencial e exemplos?

A coesão referencial é aquela que cria um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. O termo referente é aquele que indica a entidade ou situação a que o falante se refere. Observe o exemplo: O cachorro latiu.

CINEMÁTICA: UM SUPER-RESUMO | QUER QUE DESENHE

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os referentes textuais?

Os referentes textuais são os mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada de idéias, garantindo a coesão textual.

Quais são os 3 tipos de coesão?

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Quais são os elementos de referenciação?

Os elementos de referenciação, também são denominados de anáfora, catáfora e dêixis.

Quais os três tipos de coesão textual?

Quais são os tipos de coesão?
  • Referenciação. Está relacionada com as palavras que usamos para nos referir a elementos que estão no texto ou fora dele. ...
  • Substituição. Isso acontece quando usamos um termo para substituir outro, ou até uma oração inteira. ...
  • Elipse. ...
  • Referência lexical.

Quais tipos de referenciação?

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora. Tomando como objeto de análise o mesmo exemplo, vamos observar agora as anáforas e catáforas presentes no texto.

O que é coesão referencial por substituição?

⇒ Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora. Observe o exemplo: Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos.

Qual a diferença entre coesão referencial é sequencial?

Na coesão referencial, um elemento do texto retoma outro. Na coesão sequencial, há uma relação semântica entre partes de enunciados durante o sequenciamento de ideias. A coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) do texto e depende não só de elementos linguísticos mas também de extralinguísticos.

O que é a coesão referencial?

O recurso mais eficaz para não “perder o tema” é o da coesão referencial, uma vez que a substituição e a reiteração do tema por meio de recursos referenciais promovem a chama- da tessitura textual. Todo texto coeso apre- senta essa trama de relações coesivas, o que lhe confere também unidade e, portanto, coerência.

O que é anáfora e catáfora?

Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.

O que é a coesão sequencial?

A coesão sequencial é um recurso utilizado ao longo da produção textual com o intuito de articular as ideias apresentadas pelo redator. Como o nome já sugere, esse é um mecanismo importante para dar uma “sequência” lógica a redação sendo, portanto, elemento fundamental para a coerência do texto.

O que é uma progressão referencial?

a sequencialidade, vista aqui como progressão referencial, diz respeito à introdução, preservação, continuidade, identificação, retomada, etc. de referentes textuais, tidas como estratégias de designação de referentes.

Quais são os 7 mecanismos de coesão?

sabe, distinguem cinco mecanismos de coesão: referência (pessoal, demonstrativa, comparativa), substituição (nominal, ver- bal, frasal), elipse (nominal, verbal, frasal), conjunção (aditiva, adversativa, cau- sal, temporal, continuativa) e lexical (repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de no- mes genericos; colocação) ...

Quais são os tipos de coerência?

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação.

Quais são os dois tipos de coesão?

  • Coesão por referência. Não pare agora... ...
  • Coesão por substituição. São utilizadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados, empregando assim aquilo que chamamos de anáfora. ...
  • Coesão por elipse. ...
  • Coesão por conjunção. ...
  • Coesão lexical.

O que são os referentes das palavras?

O termo referência se aplica à associação que nomes e expressões linguísticas contraem com entidades do mundo extralinguístico. O termo referente, por sua vez, designa as entidades que são identificadas, localizadas, percebidas, constituídas pela referência.

O que é o referente exemplo?

Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).

Quais são os 7 tipos textuais?

Tipos de texto que podem ser explorados
  1. Injuntivo. O texto injuntivo, ou instrucional, tem um simples objetivo: guiar o leitor e coordená-lo para fazer alguma coisa. ...
  2. Descritivo. ...
  3. Expositivo. ...
  4. Científico. ...
  5. Publicitário. ...
  6. Dissertativo. ...
  7. Narrativo.

Como usar coesão referencial?

A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.

O que é coesão referencial catáfora?

Coesão referencial de Catáfora

Diferentemente da anáfora, a catáfora antecipa o referente. Ou seja, o referente é encontrado somente depois do termo coesivo. É comum que a catáfora seja empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos.

Artigo anterior
O que é IPCA acumulado?
Artigo seguinte
Quais os pontos importantes para aplicar a gestão empresarial?