Qual o tipo de fundação mais adequada?

Perguntado por: Irina Bruna Vicente Gomes  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

Um terreno com solo bem resistente ou com afloração de rocha já nos primeiros metros pode ser o mais adequado para fundações rasas, já um solo menos resistente é indicado o uso de fundações profundas.

Qual é o melhor tipo de fundação?

TIPOS DE FUNDAÇÃO, QUAL A MELHOR OPÇÃO?
  • SAPATA ISOLADA. Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.
  • SAPATA CORRIDA. A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.
  • RADIER. ...
  • VIGA BALDRAME. ...
  • ESTACAS.

Qual o tipo de fundação mais utilizada no Brasil?

Caixões. Essas são estruturas de forma prismática construídas com concreto e devidamente instaladas no interior do solo pelo processo de escavação. Esse é o tipo de fundação mais utilizado nas obras executadas no Brasil e pode ter o tamanho da base alargado conforme possível e necessário, considerando o porte da obra.

Qual a fundação mais adequada superficial ou profunda?

Fundação profunda ou indireta

Geralmente é utilizada em em obras em que os solos superficiais são pouco competentes ou quando se têm carregamentos horizontais muito grandes quando comparados ao carregamento vertical.

Quais são os principais tipos de fundação?

Tipos de fundações superficiais
  • Sapata. São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. ...
  • Viga Baldrame. ...
  • Estacas. ...
  • Caixões. ...
  • Tubulações.

3 parâmetros para identificar o tipo de fundação mais econômica e adequada

35 questões relacionadas encontradas

Quantos tipos de fundação existe?

Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

Qual tipo de fundação?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

Qual a diferença entre fundações superficiais e fundações profundas?

Diferenças entre fundações rasas e profundas

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

O que é uma fundação superficial?

As fundações superficiais são elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Quando escolher fundação profunda?

Um terreno com solo bem resistente ou com afloração de rocha já nos primeiros metros pode ser o mais adequado para fundações rasas, já um solo menos resistente é indicado o uso de fundações profundas.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. · FUNDAÇÕES INDIRETAS: ... A carga é transmitida pelas pressões sob a base da fundação e por atrito e adesão ao longo da sua superfície lateral.

Qual o tipo de fundação mais barata?

A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.

Como saber que tipo de fundação usar?

Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.

Qual o melhor tipo de alicerce?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Qual o melhor tipo de fundação para uma obra de construção civil?

Caso de menos que 50%, as sapatas em geral são as mais recomendadas, podendo se utilizar também microestacas feitas rapidamente com um trado. Para otimizar ainda mais a sua construção, recomendo a leitura desse artigo muito bom sobre construção enxuta.

Qual é o melhor tipo de fundação para casas de um só pavimento?

Em casos de baixa resistência do solo, será necessário utilizar fundações profundas ou indiretas. As fundações profundas que mais utilizam em casas são as estacas tipo broca, cilindros de concreto e aço enterrados que ligam as fundações com solos mais firmes. Existe também a fundação com estacas.

Quais são as fundações superficiais?

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

São tipos de fundações superficiais?

São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.
  • Sapatas. As sapatas são elementos de fundação com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal. ...
  • Blocos de fundação. ...
  • Radiers.

Quais os critérios para classificar uma fundação como Fundação superficial?

Fundação superficial (rasa ou direta) Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Qual a definição de fundações profundas?

Fundações profundas são definidas como os elementos estruturais que associados as características de resistência do solo, objetivam suportar as cargas provenientes da superestrutura de uma edificação.

Quais são as fundações profundas?

As fundações profundas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida através da resistência de fuste (lateral, resistência de ponta (base)), ou por ambas as opções. Essa alternativa de fundação deve ser assentada em uma grande profundidade (que dá origem ao nome da fundação).

O que são fundações superficiais e fundações profundas do ponto de vista geotécnico?

Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? ... BLOCOS Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

Quais os tipos de alicerce na construção civil?

Tipos de alicerce

No dia a dia de profissionais da construção civil, existem quatro tipos de fundações: direta, com estacas cravadas, de tubulações e de barretes. Na fundação direta, são cavados buracos na profundidade do solo de cerca de 2 metros.

São tipos de fundação exceto?

Arquitetura Sistemas Estruturais | Fundações

São tipos de fundações superficiais, EXCETO: A Blocos.

Quando se usa sapata ou estacas?

Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.

Artigo anterior
Qual Exame de sangue detecta demência?
Artigo seguinte
Quais são as 6 metas da OMS para segurança do paciente?