Quais saberes e conhecimentos servem como referência para o trabalho pedagógico?

Perguntado por: Benedita Kyara Gaspar  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais ...

Quais os saberes necessários a uma boa prática pedagógica?

Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...

Quais são os 4 saberes do educador?

Segundo Tardif (2002) os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes de fontes variadas (dos livros didáticos, dos programas escolares, dos conteúdos a serem ensinados, da experiência) os quais o autor apresenta em quatro categorias: saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais ...

Quais os saberes necessários para a Prática Docente na Educação Infantil?

Nesse sentido, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas, considerando a fase de desenvolvimento e a livre-expressão das crianças, como também as diversas linguagens: oral e escrita, matemática, artística, corporal, musical, temporal e espacial.

Quais os saberes necessários à prática pedagógica no ensino a distância?

Saberes docentes na educação a distância - análises e prospecções
  1. INTRODUÇÃO. Os professores, de modo geral, têm vivido uma série de indagações quanto ao seu ofício, que de forma genérica abarcam aspectos do quê, como e para quê ensinar no contexto atual. ...
  2. OS CAMINHOS DA PESQUISA. ...
  3. DIMENSÃO TEÓRICA. ...
  4. ANÁLISES PRÉVIAS.

SABERES PEDAGÓGICOS PARA CONCURSOS - Saberes & Dicas

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

O que são práticas educativas e práticas pedagógicas?

No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos.

Quais saberes devem permear a prática pedagógica do professor de educação infantil em relação à educação das crianças?

Portanto, o professor de educação infantil deve compreender o desenvolvimento infantil e respeitar a cultura da criança como capaz de produzir. Assim é necessário que o docente que atua nessa etapa da educação possua saberes que respeite e valorize a criança como alguém que produz cultura.

Quais são os saberes e conhecimentos na educação infantil?

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Quais são os saberes?

Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de 'saberes': o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.

O que caracteriza o saber docente?

O saber docente então é como um saber plural. Formado pela mistura, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Nessa perspectiva, os saberes profissionais dos professores são temporais, plurais e heterogêneos.

Quais são os saberes profissionais?

Para ele, os saberes da formação profissional são aqueles transmitidos pelas instituições de formação profissional e passam a ser incorporados à prática docente.

O que são os saberes curriculares?

Os saberes curriculares, no entanto correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação erudita, apresentam-se concretamente sob forma de programas ...

Quais são as características das práticas pedagógicas?

É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. Neste contexto, a informação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos são fatores impulsionadores da participação nas atividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestão da escola.

Como deve ser a prática pedagógica do professor?

1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.

O que são saberes e conhecimentos?

Saberes do Conhecimento:

São aqueles saberes, adquiridos pelo educador, relacionados ao conteúdo que será ensinado em sala de aula, ou seja, são os conhecimentos do conteúdo disciplinar, que será repassado aos alunos.

O que é saberes e conhecimentos no plano de aula?

SABERES E CONHECIMENTOS: Valores e hábitos da vida em sociedade. Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das artes visuais e seus usos. Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.

O que é o saber docente na Educação Infantil?

No caso do saber docente, os professores elaboram seus conceitos sobre criança, desenvolvimento humano, aprendizagem, cultura, etc, em diversos contextos que constituem os vários tipos de sabe- res: da disciplina, da formação, curriculares e da experiência (TARDIF et al, 1991).

Que aspectos devem ser considerados pelos educadores ao compor os espaços na Educação Infantil?

Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade.

Como deve ser o trabalho pedagógico na Educação Infantil?

O trabalho pedagógico na Educação Infantil abrange, dentre outros processos e atividades: articulação das experiências infantis com os conhecimentos do patrimônio científico, cultural, artístico, ambiental, técnico e tecnológico; promoção do desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo, ético e estético da criança, ...

Quais devem ser os norteadores Pedagogicos do trabalho a ser desenvolvido pela professora?

O professor precisa, nesse contexto, “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças” (BRASIL, 2017, p.

O que é uma prática educativa?

Definimos prática educativa como o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem.

Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?

A grande diferença é a perspectiva de ser critica e não normativa, de ser práxis e não treinamento, de ser dialetica e não linear. As práticas pedagogicas se realizam como sustentáculos à prática docente, num diálago continuo entre os sujeitos e suas circunstâncias.

O que são práticas pedagógicas Bncc?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as orientações da BNCC devem ser aplicadas ainda em 2020.

Como fazer práticas pedagógicas?

Confira 8 práticas pedagógicas para melhorar o desempenho escolar de seus alunos
  1. Favoreça o protagonismo do estudante. ...
  2. Valorize o aluno e suas intervenções. ...
  3. Invista em uma didática social e empática. ...
  4. Dê uma outra significação ao erro. ...
  5. Estimule as discussões em grupo. ...
  6. Crie uma sala de aula segura e livre.

Artigo anterior
O que é silêncio na música?
Artigo seguinte
Quantas árvores Pau-Brasil existem?