O que é eSocial simplificado?

Perguntado por: Anna Érica Matias Fonseca Pacheco  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

O que é o eSocial simplificado
Como o próprio nome sugere, o eSocial simplificado é uma versão mais moderna e otimizada do já existente eSocial para que o envio de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas seja feito de modo mais “simples”, prático e igualmente seguro.

Para que serve o eSocial simplificado?

Também chamado de eSocial Simplificado Web, esse sistema serve para que as empresas comuniquem o Governo sobre tudo o que se passa com os funcionários da organização, no que se refere a questões administrativas de RH e também nas áreas de Medicina e Saúde Ocupacional.

O que é o módulo simplificado do eSocial?

Com o módulo simplificado do eSocial, os empregadores vão ter uma autonomia maior, além de mais agilidade e eficiência no processo de prestação de contas e os valores devidos poderão ser pagos gerando o DAE (Documento de Arrecadação do e-Social) diretamente por este sistema.

Qual o prazo para a implantação do eSocial simplificado?

O desenvolvimento do eSocial Simplificado está previsto no art. 16 da Lei nº 13.874/19 e entrará em operação a partir de 19/07/2021, dando prazo para as empresas se adaptarem às mudanças. O período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0 será de 19/07/2021 a 09/03/2022.

Como acessar o eSocial simplificado?

Ele esta disponível para o empregador doméstico, Segurado Especial e MEI, para acessar basta informar o CPF/CNPJ, código de acesso e senha ou fazer o login através do gov.br.

eSocial Simplificado e Eventos de Folha l Guilherme Borges l DP na Prática #27

26 questões relacionadas encontradas

Como ver meu cadastro no eSocial?

No portal do eSocial é disponibilizado a opção de “Consulta a Qualificação Cadastral“. Através desta opção, tanto o empregador como o empregado ou prestador de serviço terão acesso à regularidade da sua situação cadastral, sendo que havendo qualquer divergência o sistema acusará neste sentido.

Quem pode usar o eSocial simplificado?

05/2021 – eventos de folha de pagamento do grupo 3 (optantes pelo Simples Nacional, empregador pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos) 06/2021 – eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador do grupo 1 (grandes empresas)

Qual é o cronograma de implantação do E-social?

Os eventos da 4ª Fase, referentes aos eventos de SST, terão início no dia 13 de Outubro (2021), pelo Grupo 1. Os Grupos 2 e 3 (pessoas jurídicas e físicas) entram em obrigatoriedade apenas em 2022, no dia 10 de Janeiro. O Grupo 4 é o último do cronograma, com data para 11 de Julho de 2022.

Qual é a data de início do eSocial?

Evento obrigatório que leva as informações da folha de pagamento para o eSocial. Deve ser enviado até o dia 15 do mês seguinte.

O que é o evento S-2240?

"Este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador, bem como para informar a exposição aos fatores de risco e o exercício das atividades descritos na Tabela 24 – Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria ...

Quais são os módulos do eSocial?

Assim, as informações a serem incluídas no sistema são:
  • Livro de registro de empregado.
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Perfil Profissional Previdenciário (PPP)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANADA)
  • Guia de Recolhimento do FGTS.
  • Informações à Previdência Social (GFIP)

O que muda no eSocial 2022?

O eSocial 2022 trouxe algumas mudanças, relacionadas com a maneira como ele deve ser entregue, às quais as empresas devem se adaptar. De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas estarão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) por meio do eSocial.

O que vai mudar no eSocial 2021?

O novo sistema possui um leiaute (estrutura de dados) novo, sendo que informações já constantes de outros bancos de dados oficiais não são mais solicitadas, o que reduz a quantidade de informações e facilita o preenchimento. Além disso, as regras do sistema foram flexibilizadas, permitindo mais agilidade e menos erros.

Quem precisa fazer o eSocial?

Toda empresa que realizar a contratação de um colaborador e que possua qualquer obrigação de vínculo trabalhista, previdenciário ou tributário em função dessa relação de empregador-funcionário deve fazer o cadastro e envio das informações no eSocial.

Quando o eSocial entra em vigor 2021?

22/11/2021 - Nesta fase, os entes passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos. 22/04/2022 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de abril/2022)

Quando começa a 3 fase do eSocial?

As participantes do grupo 3 do eSocial são caracterizadas como empresas optantes pelo Simples Nacional. Elas também já cumprem parte das exigências, mas iniciam uma nova fase no dia 10 de maio de 2021, com foco em Folha de Pagamento.

Quais os prazos do eSocial?

As datas de envio são:
  • grupo 1: dia 13/10/2021, a partir das 8 horas;
  • grupo 2: dia 10/01/2022, a partir das 8 horas;
  • grupo 3 (pessoa física e jurídica): dia 10/01/2022, a partir das 8 horas;
  • grupo 4: dia 11/07/2022.

Quais são as fases do eSocial?

Quais os Eventos que Integram as Fases do eSocial
  • Fase 1: Cadastro do empregador e tabelas.
  • Fase 2: Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos).
  • Fase 3: Folha de pagamento.
  • Fase 4: Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada.

Como implantar o SST no eSocial?

Para integrar a Gestão da SST com o eSocial é necessário entender os eventos não-periódicos da SST previstos no eSocial. Neste caso, são informações relacionadas com a saúde do trabalhador, as condições ambientais e acidentes de trabalho, usadas no processo de melhoria contínua da SST.

Qual o prazo para envio do SST eSocial?

S-2220: até o dia 15 do mês seguinte à realização da admissão ou exame ocupacional; S-2240: até o dia 15 do mês seguinte à realização da admissão, alteração nos fatores ambientais ou data da obrigatoriedade (carga inicial).

Como tirar comprovante eSocial?

Tirar comprovante presencialmente no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura. Procure o local responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família na sua cidade. Se não souber onde fica, vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.

Como imprimir eSocial?

Veja a seguir:
  1. faça login no Portal do eSocial doméstico;
  2. logo após, selecione a opção “Dado de Folha/Recebimento e Pagamentos”;
  3. na tela seguinte, o empregador deve conferir se ano e a competência (mês) da Guia DAE estão corretos e clicar em “Emitir Guia”;

Como tirar comprovante de qualificação cadastral eSocial?

Basta utilizar o layout sugerido pelo portal do eSocial. No módulo web, o empregador deverá acessar a ferramenta gratuita de Consulta de Qualificação Cadastral e preencher um formulário com as informações individuais de cada trabalhador.

O que mudou no eSocial doméstico?

O que de fato mudou no eSocial Doméstico foi a sua interface, funcionalidades e segurança. Uma das mudanças mais notáveis deste programa nos últimos tempos foi a aquisição da assistente virtual, o que além de melhorar a experiência do usuário, também auxilia na navegação pelas páginas.

O que mudou nos novos leiautes de SST para 2021?

Além disso, a facilitação na prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS também faz parte da mudança. A utilização de CPF como identificação única do trabalhador e, consequentemente, a exclusão dos campos onde era exigido o NIS simplificará os processos.

Artigo anterior
Quando vou receber meu precatório?
Artigo seguinte
São características dos bens públicos dominicais?