Quais reações existentes durante e após a transfusão sanguínea?

Perguntado por: Guilherme Amorim  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

Os incidentes transfusionais imediatos dividem-se em: reação hemolítica aguda, reação febril não hemolítica, reação alérgica leve, moderada e grave, sobrecarga volêmica, contaminação bacteriana, edema pulmonar não cardiogênico (TRALI), reação hipotensiva e hemólise não imune, os quais devem ser notificados.

Quais as reações após transfusão de sangue?

O receptor geralmente apresenta dor lombar intensa nos primeiros minutos após, instalada a transfusão de sangue. Pode apresentar também: febre (com ou sem calafrios),hipotensão, náuseas, dispnéia e sensação de morte iminente.

Quais os 3 tipos de reações adversas frente a transfusão sanguínea?

As reações transfusionais adversas podem ser divididas em infecciosas e não infecciosas; imunológicas e não imunológicas; e em agudas (aquelas com início em menos de 24 horas após a transfusão) e tardias (com início após 24 horas da transfusão).

Quais os cuidados após transfusão de sangue?

Ao finalizar o procedimento de transfusão sanguínea, o paciente deve ser reavaliado pelo enfermeiro por meio da aferição de sinais vitais e uma monitorização pós-transfusão, e correta realização de notificação de reações transfusionais e manejo de material.

Porque ocorre reação transfusional?

Reação transfusional não hemolítica febril

Reações febris podem ocorrer sem hemólise. Os anticorpos direcionados contra o antígeno leucocitário humano (HLA) dos leucócitos no sangue de um doador de outra maneira compatível são uma possível causa.

Hematologia: Hemoterapia - Reações Transfusionais

34 questões relacionadas encontradas

Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue?

Vários motivos podem levar à necessidade de transfusão: anemias (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de plaquetas), etc. A maioria dos doentes nunca necessita de transfusões durante um episódio de doença, mesmo quando ocorre uma perda de sangue moderada.

Quando o paciente apresentar uma possível reação transfusional que medida deverá ser tomada?

Afastar hemólise e contaminação bacteriana. Enviar amostras para o Banco de Sangue; repetir testes imuno-hematológicos, cultura da bolsa e receptor. A maioria das reações é benigna e pode cessar sem tratamento. Nada até pré-medicar com anti-histamínicos.

Pode se alimentar durante transfusão de sangue?

Como é feita a transfusão de sangue

Fazer uma transfusão de sangue não dói e quando a transfusão é feita fora de uma cirurgia, geralmente, o paciente pode comer, ler, conversar ou ouvir música enquanto recebe o sangue, por exemplo.

Quais os cuidados de enfermagem durante e após a hemotransfusão?

Os sinais e sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, náusea, vômito, hipotensão, dor torácica, mal estar. As intervenções recomendadas são: parar a transfusão, manter a veia aberta com soro fisiológico, notificar ao médico, monitorar sinais vitais e prescrever, por decisão do médico, antipiréticos.

Quais são as etapas da transfusão?

Conheça melhor as 5 etapas da doação de sangue:
  • 1ª - Cadastro do Doador. O processo de doação se inicia na recepção é realizado o cadastro do doador mediante a apresentação de documento oficial com foto.
  • 2ª - Triagem Hematológica. ...
  • 3ª - Triagem Clínica. ...
  • 4ª - Coleta de Sangue-Doação propriamente dita. ...
  • 5ª Lanche.

O que é uma reação hemolítica?

As reações hemolíticas são também conhecidas como reações transfusionais, ou seja, ocorrem durante ou após o procedimento de transfusão sanguínea. São classificadas em imediatas ou tardias, de acordo com o tempo em que ocorre a reação a partir da transfusão.

O que acontece com quem recebe uma transfusão de sangue errado?

Isso pode gerar uma série de distúrbios: queda brusca da pressão arterial, insuficiência renal, coagulação intravascular disseminada. O paciente começa a sangrar e, em 5% a 10% dos casos, essa reação pode ser fatal. Ou seja, uma transfusão incompatível pode induzir à morte.

Quanto tempo leva para uma transfusão de sangue fazer efeito?

Entre a coleta de uma amostra e o início da transfusão, é necessário um prazo de aproximadamente 3 horas, para realização dos testes pré transfusionais. A transfusão demora, em média, de 2 a 3 horas.

Quais são os sinais e sintomas da reação transfusional?

Os principais sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas são: dor torácica, dor no local de infusão, dor no abdome e flancos, hipotensão grave, febre, tremor (que pode ser intenso), prurido, urticária, placas eritematosas, edema de glote, broncoespasmo, choque anafilático, dor nas costas, dispneia, ...

Quais os cuidados de enfermagem antes durante e depois da infusão destes hemoderivados?

Verifique os sinais vitais do paciente antes da transfusão, 15 minutos depois e após a conclusão da transfusão (de acordo com as normas da sua instituição); Caso o paciente apresente sibilos, dispneia, rubor ou dor torácica, interrompa a transfusão, troque o tubo e inicie a infusão lenta de soro fisiológico.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

O que deve ser feito antes de realizar a hemotransfusão?

Perguntar ao paciente ou a algum parente que confirme seu nome; Conferir dados do rotulo e da bolsa; Deve ser checada coloração, aspecto, e data de validade do hemocomponente; Verificar compatibilidade ABO (realizar tipagem beira-leito).

Quando o corpo rejeita o sangue?

O sangue original da pessoa rejeita o sangue doado, causando uma série de complicações. Isso pode acontecer quando a bolsa de sangue é trocada ou por erros de identificação do paciente, que acaba recebendo um tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) incompatível com o seu ou com fator Rh (positivo ou negativo) trocado.

Qual valor da hemoglobina para transfusão?

A publicação recomenda dois limites de hemoglobina que indicam transfusão: 7 g/dL em adultos hemodinamicamente estáveis, mesmo em terapia intensiva; e 8 g/dL para pacientes com doença cardiovascular ou em pré-operatório de cirurgia cardíaca ou ortopédica, sendo o alvo limite de hemoglobina de 10 g/dL.

Por que algumas transfusões de sangue podem levar à morte?

Isso porque no plasma do doador pode haver a presença dos anticorpos anti-HLA (Antígeno Leucocitário Humano) e anti-HNA (Antígeno Neutrofílico Humano), e seus subtipos, que quando encontram antígenos correspondentes na pessoa que está recebendo a doação, podem levar a uma ruptura dos capilares pulmonares, gerando um ...

Quais os cuidados de enfermagem na reação transfusional?

O que fazer quando ocorrer estas reações?
  1. Interromper imediatamente a transfusão e comunicar o médico responsável pela transfusão;
  2. Manter acesso venoso com solução salina a 0,9%;
  3. Verificar sinais vitais e observar o estado cardiorrespiratório;
  4. Verificar todos os registros, formulários e identificação do receptor.

O que é reação transfusional?

As reações transfusionais imediatas são aquelas que acontecem durante a transfusão ou em até 24 horas após. Essas complicações são situações emergenciais e podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais.

O que fazer com a bolsa de sangue na reação?

Em caso de reação alérgica, a transfusão é interrompida e a pessoa recebe um anti-histamínico. As reações alérgicas mais graves podem ser tratadas com hidrocortisona ou até mesmo epinefrina.

Quando a anemia precisa de transfusão de sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

Quem tem anemia precisa de transfusão de sangue?

A transfusão sanguínea é fundamental para o tratamento da anemia aguda consequente a sangramentos importantes.

Artigo anterior
Por que não devemos comer peixe?
Artigo seguinte
Qual o tipo de cirurgia que é mais perigosa?