Quais profissionais podem ter acesso ao prontuário do paciente?

Perguntado por: Denis Simão Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.

Quais profissionais podem registrar no prontuário da pessoa?

7º do Código de Ética, é direito do enfermeiro, do técnico e do auxiliar “ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional”.

Quem pode solicitar cópia do prontuário do paciente?

ATENÇÃO: Apenas o próprio paciente pode retirar a cópia do prontuário ou a quem por ele legalmente autorizado com procuração pública específica para solicitação e retirada do prontuário.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente 2020?

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente? De acordo com a Resolução 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções.

Quem pode requisitar prontuário médico?

É legítima a requisição de prontuário médico a ser formalizada pelo delegado de polícia, devendo o órgão público ou entidade privada fornecê-lo no prazo assinalado, sob pena de responsabilização penal, cível e na esfera da improbidade administrativa.

Acesso ao Prontuário: O paciente pode ter acesso ao prontuário?

41 questões relacionadas encontradas

Como faço para pegar meu prontuário médico?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Como solicitar prontuário médico SUS?

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.

Quais os critérios para se ter acesso ao prontuário do paciente?

Nos casos de solicitações judicial, policial ou de convênios médicos e companhias de seguro, o prontuário só pode ser fornecido mediante autorização do paciente ou responsável legal. Porém, em casos judiciais, convoca-se uma equipe de perícia médica que pode ter livre acesso aos documentos.

Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?

O Conselho Federal de Medicina emitiu a Recomendação nº 3/2014 orientando que os profissionais médicos e os hospitais forneçam os prontuários médicos quando solicitado pelo cônjuge/companheiro ou qualquer parente em linha reta, ou colateral de quarto grau.

É permitido entregar cópia do prontuário a familiares do paciente?

Por pertencer ao paciente, é permitido a ele solicitar cópias e autorizar terceiros a ter acesso ao documento, inclusive o próprio médico ou a instituição de saúde (responsáveis pela guarda do documento) e também seus familiares.

Como registrar em prontuário?

Conforme estabelece a Resolução CRP-PR 005/2007, as informações devem ser registradas no Prontuário de forma sequencial, sem espaço entre elas, sendo que cada informação deverá ser datada, assinada e carimbada, constando o nome completo da(o) profissional e número de registro no CRP.

O que não pode ter no prontuário do paciente?

O que não deve ser feito no Prontuário
  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Como registrar no prontuário?

Tanto que o ideal é que o registro no prontuário apresente informações de maneira clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras. O ideal seria executar e já registrar, mas muitos profissionais ainda insistem em fazer no fim do plantão”.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente e o que deve constar no prontuário do paciente?

Qualquer paciente que receba atendimento em saúde, seja em estabelecimentos públicos ou privados, tem direito ao prontuário. O documento deve ser preenchido por profissionais de saúde e arquivado de acordo com a legislação vigente.

Quais os profissionais que deverão ter acesso a esse prontuário conforme legislação vigente?

Somente o paciente pode ter acesso a essa informação, ou em raras exceções de saúde pública e coletiva. No prontuário estão informações do paciente, mas também de terceiros, familiares e contactantes, que também estão sob a proteção do sigilo. médico: Art.

O que deve constar no prontuário do paciente?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Quanto tempo o prontuário deve ficar arquivado?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

O que registrar no prontuário psicológico?

Informações que devem ser registradas segundo o CFP:
  • I – A identificação do usuário/instituição;
  • II – Avaliação da demanda e definição de objetivos do trabalho;
  • III – Registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento e o acompanhamento do mesmo, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados;

Porque é importante registrar anotações no prontuário?

Por meio das anotações de enfermagem é possível verificar a estatística de tarefas executadas e ter fonte segura para pesquisas e auditorias. Além disso, esse instrumento pode ser utilizado como documento legal de defesa e incriminação dos profissionais nas diversas esferas judiciais.

Por que é importante registrar anotações no prontuário?

Mais de 15 séculos se passaram e a afirmação permanece verdadeira no entendimento da equipe do IBCC, afinal, além de ser um relatório permanente, o registro no prontuário garante qualidade, partilha informações, é uma evidência legal para o paciente e equipe e importante ferramenta de análises das auditorias na hora de ...

Quais são os dados que constam em um prontuário?

É obrigatório ao médico o registro de todos os atos assistenciais em prontuário, constando os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.

Pode rasurar prontuário?

O prontuário pertence ao médico e ao paciente, a utilização deste meio marcador pode rasurar o documento levando a risco de perda de histórico do paciente.

Quais os principais problemas encontrados no preenchimento do prontuário?

O papel é uma matéria prima bastante vulnerável. Significa dizer que seus prontuários podem facilmente serem rasurados, rasgados, destruídos por traças ou até mesmo sumirem. E na ocorrência de qualquer um destes 4 (quatro) danos, as importantes informações dos seus pacientes irão desaparecer.

Qual o valor legal do prontuário do paciente?

O prontuário do paciente é um documento individualizado e sigiloso, amparado pelos preceitos éticos e legais, e os registros ali contidos são extremamente relevantes ao paciente e aos profissionais envolvidos nessa assistência.

Artigo anterior
É possível contratar um empregado com salário inferior a um salário mínimo?
Artigo seguinte
Qual é a profissão de Sérgio Moro?