Quais profissionais executam serviços em espaços confinados?

Perguntado por: Bárbara Cruz de Araújo  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

Quem compõe a equipe de trabalho em espaço confinado? A equipe de trabalho em um espaço confinado é composta pelo responsável técnico, o supervisor de entrada, o vigia e os trabalhadores autorizados. Cada um deles cumpre funções específicas do procedimento de trabalho dentro desses ambientes.

Quais são os profissionais que executam serviços nos espaços confinados?

Trabalhadores Autorizados – Trabalhador que executa a tarefa ou atividade dentro do espaço confinado. Geralmente é um profissional técnico (ex.: caldeireiro, soldador, pintor, etc).

Quantas pessoas podem trabalhar em um espaço confinado?

Proceder a avaliação de riscos físicos, químicos, biológicos e ou mecânicos; 13. Todo trabalho em espaço confinado deve ter, no mínimo, 2 pessoas, sendo uma delas o vigia; 14.

Como deve ser a capacitação dos profissionais envolvidos em um trabalho em espaço confinado?

Tanto a capacitação de trabalhadores e vigia como a de supervisores de entrada deve ser feita antes dos profissionais iniciarem na atividade. Precisa ser realizada no horário de trabalho e seguir as diretrizes da NR 33 – o treinamento pode ser feito através de EaD, semipresencial e presencial.

Como definir profissional habilitado em espaço confinado?

Trata-se de alguém indicado por escrito pelo empregador. É o profissional que está habilitado a identificar os espaços confinados e estruturar medidas técnicas de prevenção, de acordo com os vários aspectos da atividade: administrativo, recursos humanos, emergência e resgate.

NR33 espaço confinado

27 questões relacionadas encontradas

Quais os procedimentos para trabalho em espaço confinado?

O colaborador deve entrar no espaço confinado com uma cópia da folha de Permissão de entrada. Os Equipamentos de Proteção Individual Devem ser fornecidos gratuitamente. Devem ser utilizados os EPI's adequadamente de acordo com o risco encontrado.

Qual é a NR de espaço confinado?

A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

Quantos metros é considerado espaço confinado?

Alguns exemplos de espaço confinado são: tanques, vasos, esferas, torres, silos, caldeiras, tubulações, túneis galerias, e caixa subterrânea, poços escavação (a partir de 1,5 m de profundidade) porões de subestação, porões de navios, etc.

O que é espaço confinado De acordo com a nr33?

33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

O que vem a ser pet?

A Permissão de Entrada e Trabalho, ou PET, é um documento de segurança para o trabalho em espaços confinados. ... A PET é uma obrigação da Norma Regulamentadora 33, que estabelece os requisitos mínimos de saúde e segurança para trabalho em espaços confinados.

Qual a função do trabalhador entrante?

É de sua responsabilidade fazer salvamentos e ordenar que os trabalhadores abandonem o espaço em caso de riscos.

Como são classificados os espaços confinados?

O NIOSH divide os espaços confinados em três classes: Classe A - quando o espaço confinado apresenta atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde; ... Classe C - um espaço confinado em que o perigo potencial não exigiria qualquer modificação especial do procedimento de trabalho.

São exemplos de espaço confinado?

Tipos e Exemplos de Espaços Confinados
  • Reatores;
  • Galerias subterrâneas;
  • Túneis de manutenção;
  • Caldeiras;
  • Silos, tanques, porões e cisternas.

Qual a carga horária para o curso de NR 33?

NR 33, Item 33.3.5.3

Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

O que é considerado um espaço confinado?

Entende-se como espaço confinado – item 33.1.2 – qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Como avaliar um espaço confinado?

A maior parte do monitoramento de ar em espaços confinados é realizada usando um detector de quatro gases. Este equipamento avalie a atmosfera quanto à concentração de oxigênio e determina a presença de vários gases e vapores perigosos.

O que a NR-33 considera como responsabilidade do empregador?

Cabe ao empregador segundo a NR-33 (item 33.2.1): Identificar formalmente o responsável técnico desta norma, assim como identificar espaços confinados e riscos para cada um deles. ... Garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados.

Qual a importância da NR 33?

A norma regulamentadora 33, expedida pelo Ministério do Trabalho, tem por objetivo a segurança e a redução dos riscos aos funcionários que exercem atividades em espaços confinados.

Qual portaria da NR 33?

Somente em dezembro de 2006, através da portaria nº 202, é que a NR-33 entrou em vigor.

Como fazer NR 33?

Curso de NR 33 para supervisor de entrada

Para supervisores de entrada o treinamento é de 40 horas com aulas teóricas e práticas com ênfase em equipamentos de monitoramento, preenchimento da PET (Permissão de Entrada e Trabalho) e equipamentos resgatadores. Além de serem instruídos sobre suas responsabilidades.

Quais são os riscos quando se trabalha em espaços confinados?

Existem três riscos principais que podem ser detectados na maioria dos espaços confinados:
  • Presença de poeiras e gases tóxicos;
  • Existência de substâncias inflamáveis que podem gerar explosão;
  • Insuficiência de ventilação.

Quando os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser revistos?

33.3.3.4 Os procedimentos para trabalho em espaços confinados e a Permissão de Entrada e Trabalho devem ser avaliados no mínimo uma vez ao ano e revisados sempre que houver alteração dos riscos, com a participação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT e da Comissão Interna de Prevenção de ...

Qual das alternativas não é um exemplo de espaço confinado?

EXEMPLOS DE ESPAÇO CONFINADO

Normalmente vemos pessoas citando como espaço confinado caixa d´aguas e submarinos, mas, como eles não conferem com os três itens da NR 33, (principalmente o item três) não são considerados espaço confinado.

Quando é espaço confinado?

“espaço confinado é qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída ou uma configuração interna que pode causar aprisionamento ou asfixia em um trabalhador, na qual a ventilação é inexistente ou insuficiente para remover contaminantes perigosos e ou deficiência ...

Quais as atribuições do supervisor e vigia?

executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho; assegurar que os serviços de emergência e salvamento estejam disponíveis e que os meios para acioná-los estejam operantes; cancelar os procedimentos de entrada e trabalho quando necessário; e.

Artigo anterior
Qual a duração de um papel de parede?
Artigo seguinte
Quem é o vilão da 5 temporada de Riverdale?