Quais profetas profetizaram o cativeiro de Judá?

Perguntado por: Mónica Gomes Macedo  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo Testamento, Jeremias, Ezequiel e Daniel. A primeira deportação teve início em 609 a.C. Em 598 a.C., Jerusalém é sitiada e o jovem Joaquim rei de Judá, rende-se voluntariamente.

Quem profetizou o cativeiro de Israel?

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel depois do exílio e nos últimos dias. O Senhor promete tirar os israelitas do cativeiro, levá-los de volta à terra prometida, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Qual profeta profetizou sobre o cativeiro Assirio?

Miqueias profetizou numa época de muitas mudanças na Palestina. A Assíria, a Babilônia e o Egito eram os inimigos de Israel e passavam por momentos de declínio.

Quem profetizou sobre o exílio?

Jeremias profetizou claramente que o exílio babilônico duraria 70 anos (Jr 25:11,12; 29:10-14).

Quem profetizou os 70 anos de cativeiro versículo?

Jeremias diz aos judeus que estão na Babilônia que se preparem para setenta anos de cativeiro — Os que permaneceram em Jerusalém serão dispersos — Semaías profetiza falsamente e é amaldiçoado.

Os CATIVEIROS de Israel e de Judá - #94

38 questões relacionadas encontradas

Quais os profetas antes do cativeiro?

Lamentações, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias.

Quantos anos Jeremias profetizou antes do cativeiro?

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).

Quem foi o primeiro profeta a profetizar após o exílio?

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel após o exílio nos últimos dias. O Senhor promete reunir os israelitas do cativeiro, levá-los de volta a suas terras prometidas, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Qual foi o primeiro profeta a profetizar posteriormente ao exílio?

Depois do ministério de Malaquias, mais de 400 anos se passaram sem que profetas ministrassem na terra de Israel. A profecia de Amós também foi cumprida posteriormente. Depois que Jesus Cristo estabeleceu Sua Igreja na Terra, ela também acabou caindo em apostasia.

Quando Isaías profetizou sobre o cativeiro?

Ezequias revela sua riqueza a Babilônia — Isaías profetiza o cativeiro babilônico.

Qual foi o maior profeta de todos os tempos?

Os profetas maiores listados em ordem são:
  • Isaías.
  • Jeremias e Lamentações.
  • Ezequiel.
  • Daniel.

O que o profeta Naum profetizou?

O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.

Quantas vezes o povo de Israel foi levado cativo para Babilônia?

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Quantos profetas profetizaram o cativeiro babilônico?

Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo Testamento, Jeremias, Ezequiel e Daniel. A primeira deportação teve início em 609 a.C. Em 598 a.C., Jerusalém é sitiada e o jovem Joaquim rei de Judá, rende-se voluntariamente.

Qual profeta profetizou sobre cativeiro babilônico?

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Qual foi o profeta que profetizou sobre o cativeiro babilônico?

Governados pelo rei Nabucodonosor, os babilônios atacaram Jerusalém e levaram muitas famílias ricas, poderosas e cultas de Jerusalém para o cativeiro. O capítulo 24 de II Reis marca o “início do fim” de Judá. Durante esse período, o profeta Leí advertiu o povo sobre a total destruição de Jerusalém pela Babilônia.

Qual foi o papel dos profetas no tempo de exílio?

Portanto, a simbologia usada pelos exilados e as palavras dos profetas eram meios que davam vida e esperança à comunidade. No que tange às palavras dos profetas é no período exílico que elas foram preservadas tanto oralmente, como por escrito, chegando até a serem atualizadas.

O que os profetas profetizaram?

Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos ao arrependimento e recebe revelações e orientação do Senhor para nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja alertado.

Porque o povo de Israel foi levado para o cativeiro?

Instabilidade política, ameaças externas pela expansão babilônica e a rebelião judaica contra o domínio babilônico foram causas fundamentais do Cativeiro da Babilônia, minando a estabilidade do Reino de Judá.

Qual foi o profeta que profetizou a queda de Jerusalém?

O profeta Jeremias anunciou a queda de Judá antes mesmo da invasão de Nabucodonosor.

Quem foi o primeiro profeta escolhido por Deus?

Ouça este artigo: O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.

Qual foi o ano que Daniel foi levado cativo?

“Nada é conhecido de seus pais, mas parece que era de descendência real (Daniel 1:3); ele foi levado cativo para a Babilônia [na primeira deportação dos judeus em aproximadamente 605 a.C.] e recebeu o nome de Beltessazar (1:6–7)” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Daniel”).

Quem foi primeiro para o cativeiro Daniel ou Ezequiel?

Ezequiel é um dos livros proféticos do Antigo testamento da Bíblia, vem depois do Livro das Lamentações e antes do Livro de Daniel.

Quem libertou o povo do cativeiro babilônico?

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus. A partir daí, realizaram uma nova peregrinação com direção à cidade de Jerusalém.

Quem orou a Deus logo após estudar sobre a profecia dos 70 anos de cativeiro no livro de Jeremias?

Daniel descobriu, através das profecias de Jeremias, que o cativeiro do povo duraria 70 anos. Por isso, nessa passagem, ele confessou os pecados do povo judeu e orou pedindo pela sua restauração.

Artigo anterior
Como fazer uma tabela no WhatsApp?
Artigo seguinte
Quem foi que inventou o sabão?