Quais produtos químicos são considerados insalubres?
Perguntado por: Alexandre Denis Campos | Última atualização: 26. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)
O anexo 13 da NR 15 define os produtos químicos cuja insalubridade será devida para as atividades listadas no anexo. Os produtos são arsênico, carvão, chumbo, cromo, fósforo, hidrocarbonetos e outros compostos de carbono, mercúrio, silicatos, substâncias cancerígenas e operações diversas.
Como saber se um produto químico e insalubre?
Mas algum agente químico não listado na NR 15 pode também ser considerado insalubre. Então o primeiro passo para saber se o químico ao qual você esteve exposto é considerado pelo INSS é ver as listas oficiais: Agentes químicos de insalubridade qualitativa.
Quais os produtos de limpeza que geram insalubridade?
Quais produtos de limpeza geram insalubridade? A água sanitária (alvejante, quiboa), desengordurante, detergentes, saponáceos (sapólio), ou seja, produtos que contenham em sua composição o hipoclorito de sódio / hidróxido de sódio ou cloro.
O que são produtos insalubres?
“Art. 189 – Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.”
Qual o valor da insalubridade de quem trabalha com produtos químicos?
Quais os graus de insalubridade para produtos químicos
Cada uma dessa porcentagem é demonstrada na legislação como grau mínimo para 10%, grau médio para 20% e grau máximo para 40%.
Insalubridade 2024 - Regras Atualizadas
Quem tem direito a receber 40% de insalubridade?
Os profissionais que recebem 40% de auxílio insalubridade são aqueles que no dia a dia de trabalho têm contato com alguns tipos de agentes biológicos. Tem direito a 20% de insalubridade quem atua em ambientes com ruído. Os 10% de adicional são pagos a pessoas colaboradoras que atuam com certos agentes químicos.
Como o Anexo 11 da NR 15 considera insalubre os agentes químicos?
Dentre as normas aprovadas está aNorma Regulamentadora (NR) 15 – Atividades e Operações Insalubres, que, em seu Anexo XI, “Agentes Químicos cuja Insalubridade é Caracterizada por Limite de Tolerância e Inspeção no Local de Trabalho”, trata de limites de exposição ocupacional a agentes químicos.
Quem trabalha com cloro tem direito a insalubridade?
Já a presença de Cloro Gasoso, este possui Limite de Tolerância no Anexo 11 da NR 15, para saber se é insalubre é necessário fazer medição de Cloro e se ultrapassado os Limites de Tolerância, será caracterizado como insalubre de Grau Máximo.
Quando a empresa é obrigada a pagar insalubridade?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Norma Regulamentadora 15 (NR 15) estabelecem as regras sobre o pagamento do adicional de insalubridade. De acordo com a legislação, o adicional deve ser pago sempre que o ambiente de trabalho coloca em risco a saúde do trabalhador.
Quem trabalha com recarga de extintor tem direito a insalubridade?
Comprovado o contato permanente com agentes químicos na limpeza, recarga e inspeção de extintores de incêndio, faz jus o Reclamante ao adicional de insalubridade, tal como deferido na r.
Quem trabalha com água sanitária tem direito a insalubridade?
Pelo contato com água sanitária e detergentes ao efetuar a limpeza de banheiros, uma servente que trabalhou em creches, escola e posto de saúde do município de Penha, no estado de Santa Catarina, não faz juz ao recebimento do adicional de insalubridade.
Quem trabalha em limpeza de banheiro tem direito a insalubridade?
A limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação pode passar a fazer parte da lista de atividades consideradas insalubres.
Quem trabalha com soda cáustica tem direito a insalubridade?
Trabalhador que lida com soda cáustica tem direito a adicional de insalubridade — TRT-MG.
Quais são os 3 graus de insalubridade?
O valor do adicional de insalubridade varia de acordo com o grau de risco a que o trabalhador está exposto. Existem três graus de insalubridade: mínimo (10%), médio (20%) e máximo (40%). O valor do adicional é calculado com base no salário mínimo ou no salário base da categoria, dependendo da legislação aplicável.
O que é insalubridade exemplo?
De forma resumida, podemos caracterizar as atividades insalubres como funções nas quais os colaboradores estão expostos constantemente a agentes nocivos à saúde, seja por meio de produtos químicos, ruídos, radiação ou calor extremo, por exemplo.
O que pode ser considerado insalubridade?
Assim, são consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.
Quais são as profissões que têm direito a insalubridade?
- Britador;
- Mineiros em subsolo;
- Extrator de mercúrio;
- Extrator de petróleo;
- Fabricante de tinta;
- Fundidor, laminador e moldador de chumbo;
- Trabalhadores em túneis ou galerias alagadas;
- Aeroviários;
Qual o valor da insalubridade para quem trabalha na limpeza?
– Insalubridade em grau máximo (caso realize a limpeza de banheiros), no valor de R$564,80, que corresponde a 40% sobre o salário-mínimo nacional, para o ano de 2024; É bom lembrar que o adicional de insalubridade também remunera o trabalhador e incidirá sobre o décimo terceiro salário, férias e FGTS!
Como solicitar insalubridade no trabalho?
Para afirmar que um ambiente de trabalho é insalubre, é necessário que um Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, realize uma perícia no local e emita um laudo, que é o chamado Laudo de Insalubridade.
Quando posso exigir insalubridade?
Tem direito ao adicional de insalubridade todo trabalhador que exerce sua atividade em ambiente nocivo a saúde desde que tal exposição esteja prevista na NR 15 e que ultrapasse o limite de tolerância descrito na própria norma.
Qual o valor da insalubridade de um piscineiro?
Haverá também um adicional de 40% sobre a remuneração mensal a título de insalubridade.
Qual é a diferença de salubridade e insalubridade?
Salubridade: "é o conceito relacionado a uma situação ou condição (notoriamente ambiental) que não afeta, ao menos de forma potencial, a saúde das pessoas ali presentes". Insalubridade: profissões insalubres, aquelas que colocam em risco a saúde do trabalhador.
Quem tem direito a 20% de insalubridade?
A NR-15 define que existem 3 graus de insalubridade e que cada nível dá direito a um percentual de compensação diferente. Para atividades insalubres em grau mínimo, o trabalhador tem direito ao adicional de 10%; em grau médio a 20%; e em grau máximo tem direito ao adicional de 40%.
O que a NR-15 fala sobre insalubridade?
O que são as atividades e operações insalubres na NR 15? As atividades e operações insalubres são aquelas que expõem os trabalhadores a agentes que causam riscos para sua saúde ou segurança acima do permitido legalmente. A tolerância desses agentes é determinada pelo Ministério do Trabalho.
Quem trabalha com formol tem direito a insalubridade?
Verificado que o formol/formaldeído é agente nocivo cancerígeno para humanos, a simples exposição ao agente (qualitativa) dá ensejo ao reconhecimento da atividade especial qualquer que seja o nível de concentração no ambiente de trabalho do segurado, e independentemente de existência de EPC e/ou EPI eficaz.
Qual é o correto porcentagem ou percentagem?
Por que devemos cuidar da aparência?