Quais palavras ainda tem hífen?

Perguntado por: Lucas Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

Exemplos: além-mar; recém-casado; sem-vergonha. 1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

Quando se usa o hífen?

O que é e quando usar o hífen?
  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Quando separar com hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia

17 questões relacionadas encontradas

Porque pé de moleque não tem hífen?

A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.

O que mudou no uso do hífen?

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

Quais são as novas regras do hífen?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Como ficou o uso do hífen a partir da obrigatoriedade do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser ...

Como escreve Contra-regra na nova ortografia?

Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-regra. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra.

Como se escreve reescrita de acordo com a nova ortografia?

Assim, deverá escrever reenviar e reescrever, sem hífen. Nota: Aconselha-se a leitura de uma resposta já publicada sobre a grafia das mesmas palavras no Brasil.

O que mudou na acentuação gráfica com o novo acordo ortográfico?

a) De acordo com a nova ortografia, os ditongos terminados em –ei e –oi, não são mais acentuados. Perceba o aspecto referente à condição de antes e à que atualmente vigora: Entretanto, o acento ainda permanece nas oxítonas terminadas em –éu, -ói e éis: chapéu – herói - fiéis...

Quais as palavras que perderam o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

O que mudou na ortografia 2019?

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Como se escreve pé de moleque na nova ortografia?

Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pé de moleque.

Porque pé de meia tem hífen?

Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Ex: Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria. Trata-se de uma exceção à regra trazida pelo Acordo Ortográfico.

Como se escreve Pé-de-moleque doce?

Reforma ortográfica

Depois do acordo ortográfico, a grafia passou a ser pé de moleque, sem hífen. A regra também vale para pé de vento, pé de cabra, dia a dia, olho de sogra, camisa de força, fim de semana, cara de pau, mão de obra e outros compostos que apresentam elementos de ligação. ATENÇÃO!

Porque erva doce tem hífen?

O hífen foi mantido em substantivos que indicam espécies de animais e vegetais. Exemplos: peixe-espada, mico-leão-dourado, bem-te-vi, erva-doce, pimenta-do-reino e cravo-da-índia. Exceções: quando o nome da espécime é usado fora do contexto de nomenclatura, a palavra perde o hífen.

O que é justaposição exemplo?

Aglutinação e justaposição

Observe estes exemplos de justaposição: gira + sol = girassol. passa + tempo = passatempo. couve + flor = couve-flor.

Porque dia a dia perdeu o hífen?

A forma correta de escrita dessa expressão é dia a dia, sem o hífen. Isso se deve ao atual Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009 e simplificou o uso da locução. Antes das novas regras, quando dia a dia tinha função de substantivo, escrevia-se com hífen.

Quais palavras perderam o acento gráfico?

1ª) Nos acentos gráficos:

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

Por que reescrever não tem hífen?

Segundo o VOLP, o correto é reescrever, e não se deve usar hífen em termos com prefixo RE seguidos da letra E.

Como escreve reenviar ou reenviar?

Significado de reenviar

Ocasionar o envio de (alguma coisa); enviar novamente; devolver. Fazer com seja reproduzido (som, imagem etc); repercutir: o lago reenviava as imagens distorcidas; a antena de rádio reenviou o sinal aos demais aparelhos. Etimologia (origem da palavra reenviar). Re + enviar.

O que é uma reelaboração?

Significado de Reelaborar

verbo transitivo direto Elaborar mais uma vez; fazer uma nova elaboração: vai ser necessário reelaborar a proposta. Etimologia (origem da palavra reelaborar).

Porque Contra-regra tem hífen?

Após a reforma ortográfica, o prefixo contra- passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen.

Artigo anterior
Quais os animes mais assistidos no Brasil 2021?
Artigo seguinte
Quanto ganha um coordenador do Conselho Tutelar?