O que causa o efeito Joule?

Perguntado por: Vicente Fábio Batista de Cardoso  |  Última atualização: 4. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

O efeito Joule é o fenômeno físico em que a passagem de corrente elétrica por um corpo ocasiona uma elevação de sua temperatura, devido às colisões entre cargas.

Onde ocorre o efeito Joule?

O efeito Joule ocorre em qualquer material, condutor ou isolante, que apresente resistência elétrica não-nula. Esse fenômeno é mais expressivo em materiais isolantes, cujas resistências elétricas são geralmente mais elevadas.

Como ocorre o efeito termico?

Quando a corrente elétrica atravessa um condutor ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica, devido ao choque dos elétrons livres com os átomos do condutor. Esse fenômeno é denominado efeito térmico ou efeito Joule.

Como fazer o efeito Joule?

Outra maneira de se demonstrar o Efeito Joule, é ligando-se dois fios às extremidades de uma pilha. Ao se encostar as extremidades livres dos fios em um pedaço de palha de aço fina (BOM-BRIL por exemplo), a palha de aço é aquecida, pelo efeito Joule, e incandesce, queimando toda.

Como ocorre o efeito magnético?

O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética.

EFEITO JOULE: como a energia elétrica vira calor | RESUMO DE FÍSICA PARA O ENEM

32 questões relacionadas encontradas

Qual a causa do magnetismo?

O que gera o magnetismo? O magnetismo, ou campo magnético, é gerado a partir da movimentação de partículas negativas, ou os elétrons.

Qual é a principal causa do campo magnético?

A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.

O que é o efeito Joule exemplo?

O metal aquecido, por sua vez, transfere parte dessa energia térmica para o ambiente, que está a uma temperatura mais baixa. O resultado final é a transformação da energia potencial elétrica da fonte em térmica: o efeito joule.

O que é e como funciona o efeito Joule?

O Efeito Joule consiste na dissipação de energia elétrica sob forma de energia térmica em um condutor, no qual se estabelece uma corrente. Esse efeito tem aplicação prática, por exemplo em aquecedores elétricos. E = I V t, em que V é a tensão elétrica e I a corrente no aquecedor, quando ambas são mantidas constantes.

O que é Joule em física?

Joule (símbolo: J, plural "joules") é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor).

Qual é a lei de Joule?

Essa fórmula traduz a lei de Joule, que pode ser enunciada da seguinte forma: “A energia elétrica dissipada em um resistor, num dado intervalo de tempo ∆t, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente que o percorre.”

Quem inventou o efeito Joule?

James Prescott Joule (1818 - 1889)

Como diminuir o efeito Joule?

A redução do efeito Joule pode ser obtida, por exemplo, pela utilização de condutores de maior bitola e menor resistividade, contribuindo para a redução da resistência dos cabos, e pela elevação da tensão da linha, possibilitando a redução da corrente elétrica.

Quais aparelhos que utilizam o efeito Joule?

Dentre os aparelhos, operam de acordo com o efeito Joule o secador de cabelo, ferro de passar, churrasqueira elétrica, chuveiro, forno elétrico, chapinha, torradeira e panela elétrica.

Como funciona o efeito luminoso?

Efeito Luminoso – Quando há transformação direta de energia elétrica para energia luminosa. Efeito Magnético – Quando é criado um campo magnético próximo à região do condutor percorrido pela corrente elétrica.

O que é um Joule por segundo?

A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo. Se uma máquina é capaz de realizar o mesmo trabalho que outra em um tempo menor, sua potência é considerada maior que a da outra máquina.

Como o efeito Joule pode impactar a eficiência energética?

Eficiência Elétrica e o Efeito Joule

Esse fenômeno de é chamado de Efeito Joule, onde o trânsito da corrente elétrica provoca a dissipação de calor no condutor, o que pode ser considerado desperdício de energia caso a potência dissipada não seja utilizada pelo consumidor.

Como gerar energia a partir do calor?

O calor pode ser convertido em eletricidade aproveitando o chamado efeito piroelétrico, descrito pela primeira vez pelo filósofo grego Teofrasto, em 314 AC. Teofrasto percebeu que a turmalina, quando aquecida, produzia eletricidade estática, atraindo pedaços de palha.

O que gera a energia elétrica?

O ar, o sol, a água, a lenha, o carvão e o petróleo são algumas fontes de energia. A energia que nós mais produz é a hidráulica, gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas.

Quantos watts tem um Joule?

Um joule é uma quantidade de energia. E se dividirmos um joule por um segundo de tempo, então isto, podemos nos lembrar, é igual à unidade base SI da potência, o watt que acabámos de mencionar. Mais especificamente, um joule de energia transferido num intervalo de tempo de um segundo é igual a um watt de potência.

Quantos joules tem um raio?

Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.

Quem produz o campo magnético?

Campo magnético gerado por correntes de cargas elétricas

A corrente (I) em um condutor linear produz um campo magnético (B) em torno do condutor. O campo tem orientação de acordo com a regra da mão direita. Condutores com corrente geram campos magnéticos que formam círculos concêntricos.

Onde o campo magnético é mais forte?

Na região dos polos vemos que as linhas de indução magnética estão mais próximas umas das outras, sendo assim, consideramos que próximos aos polos o campo magnético é mais intenso.

Qual é a função do magnetismo?

Magnetismo é o conjunto de fenômenos que se relacionam com a atração ou repulsão que ocorre entre materiais que apresentam propriedades magnéticas. O magnetismo é o que permite explicar a atração que os ímãs produzem sobre os metais.

O que atrai o magnetismo?

O ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas metálicas são ditas substâncias ou materiais ferromagnéticas, ou seja, na presença de um campo magnético eles se imantam fortemente, fazendo com que o campo magnético resultante seja bem maior que o inicial.

Artigo anterior
Quanto tempo dura a crise de ansiedade?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o resfriado de um bebê?