Quais ossos constituem a abertura piriforme?

Perguntado por: Ricardo Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

A abertura nasal anterior é simplesmente a área onde os aspectos ósseos anteriores da maxila e do osso nasal terminam, e formam uma abertura para o vestíbulo nasal cartilaginoso. A estrutura também é chamada de abertura piriforme.

O que é a abertura piriforme?

A abertura piriforme representa a abertura óssea mais anterior que conduz à cavidade nasal. Seus limites incluem os ossos nasais superiormente e os processos nasais maxilares lateralmente.

Quais são os limites da abertura piriforme?

A abertura piriforme tem seus limites laterais dados pelos processos nasais da maxila e seus limites inferiores pela junção dos processos horizontais deste mesmo osso.

Qual o nome da abertura posterior da cavidade nasal?

As cavidades se abrem anteriormente para a face através das duas narinas. Posteriormente as cavidades se comunicam com a nasofaringe através de duas aberturas chamadas coanas.

Quais os ossos que formam a cavidade nasal?

A parte óssea do nariz consiste em ossos nasais, processos frontais das maxilas, parte nasal do frontal e sua espinha nasal, e partes ósseas do septo nasal. A parte cartilagínea do nariz é formada por cinco cartilagens principais: duas cartilagens laterais, duas cartilagens alares e uma cartilagem do septo.

Contratura ou Síndrome do Piriforme? | Conheça as diferenças

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os componentes da cavidade nasal?

A cavidade nasal, na realidade, é formada por duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas entre si por uma parede cartilaginosa. Em seu interior, existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar, ou seja, girar.

Quais são as duas cavidades nasais?

As fossas nasais, também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe.

Como é chamado o limite anterior e posterior da cavidade nasal?

O limite da cavidade nasal é das narinas até as coanas, que marcam a divisão entre a cavidade nasal e a faringe. A cavidade nasal é dividida em duas pelo septo nasal, constituído de osso nas partes cranial e caudal e de cartilagem hialina. As conchas nasais ocupam um grande espaço em cada cavidade nasal.

O que é o recesso Esfenoetmoidal?

O recesso esfenoetmoidal é via de drenagem do seio esfenoidal, uma estrutura bem pequena próxima à linha média, posteriormente ao corneto superior, entre a parede anterior do seio esfenoidal e a parede posterior das células etmoidais(13) (Figura 3).

O que é o septo?

O septo nasal é uma estrutura composta por ossos e cartilagem, recoberta por mucosa e localizada na linha média do nariz, separando as cavidades nasais de cada lado.

O que forma a abertura piriforme?

A abertura nasal anterior é simplesmente a área onde os aspectos ósseos anteriores da maxila e do osso nasal terminam, e formam uma abertura para o vestíbulo nasal cartilaginoso. A estrutura também é chamada de abertura piriforme.

Quais seios se abrem no meato médio?

Meato médio recebe as aberturas dos seios maxilar, frontal e do grupo anterior de células etmoidais.

Qual estrutura Abre-se no meato nasal inferior?

Meato nasal é o termo genérico que designa três orifícios nasais. O primeiro deles, o meato inferior, está localizado abaixo da concha nasal inferior e se abre para o duto lacrimonasal.

Onde se localiza a abertura piriforme?

Abertura piriforme é a região da face onde fica a cartilagem que separa as duas metades da cavidade nasal.

O que é o recesso piriforme?

Seio piriforme ou fossa piriforme (do latim, pyriform synus, recesso com forma de pera) são recessos em ambos os lados da laringe, na parte inferior do músculo cricofaríngeo. É a estrutura mais inferior da faringe e serve como a válvula para a parte superior do esófago.

O que são os Coanos?

As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido. Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.

O que é uma rinossinusite?

A rinossinusite (RS) é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais, constituindo-se em uma das afecções mais prevalentes das vias aéreas superiores. Pode apresentar diversas etiologias, mas, neste texto, nos concentraremos na rinossinusite bacteriana.

Onde as secreções dos seios paranasais são drenadas?

Eles drenam primariamente através do infundíbulo etmoidal, e a drenagem linfática correspondente ocorre através dos linfonodos/gânglios linfáticos submandibulares.

Em qual meato recesso desemboca o ducto do seio frontal?

Dependendo da inserção antero-superior do processo uncinado, o recesso frontal e o seio frontal podem drenar no meato médio ou no infundíbulo etmoidal.

Como é chamado o espaço existente entre as narinas?

Vestíbulo: espaço oval situado logo atrás das narinas. Ele é dotado de pequenos pelos (vibrissas), responsáveis por filtrar, de forma mais grosseira, o ar atmosférico. Seu revestimento é cutâneo.

Que nome é dado a estrutura mediana que divide a cavidade nasal em metades direita e esquerda?

A cavidade nasal

A cavidade é dividida em metades (direita e esquerda) através do septo nasal. Você sabia? O septo apresenta quase sempre desviado para a direita ou esquerda e grandes desvios podem prejudicar a respiração.

Como é formado o septo nasal?

O septo ósseo é constituído pelas seguintes estruturas: espinha nasal anterior, pré-maxila, crista nasal da maxila, crista nasal do palatino, vômer, lâmina perpendicular do etmóide, rostro do esfenóide, espinha nasal do frontal e crista nasal dos ossos próprios.

Qual é a função dos pelos e dos mucos?

Filtragem do ar

São pequenos pelos que retêm germes, bactérias e partículas estranhas ao corpo. Para auxiliar nessa filtragem, o nariz possui também glândulas produtoras de um muco que conseguirá reter as partículas menores, que os cílios deixaram escapar.

Como são chamados os dois movimentos respiratórios?

Dois movimentos estão envolvidos com a renovação do ar nos pulmões: o movimento de inspiração e o de expiração. Para que esses movimentos ocorram é fundamental a participação dos músculos intercostais, que interligam as costelas, e do diafragma.

Porque nós temos duas narinas?

Por que o nariz tem dois buracos? Nossas duas narinas são divididas entre si pelo septo. Ao respirarmos, o ar irá passar por eles, mas com velocidades distintas em cada lado. Essa pequena diferença na rapidez do ar tem um grande impacto na hora de sentirmos cheiros.

Artigo anterior
Quanto ganha Fiuk?
Artigo seguinte
Qual exame detecta leucemia sintomas?