Quais os usos do concreto leve?

Perguntado por: Íris Leite de Borges  |  Última atualização: 2. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

Sua principal função é reduzir o peso da obra, possibilitando vencer grandes vãos e também a criação de projetos flutuantes. Para isso, há uma substituição de elementos da mistura original do concreto por insumos mais leves como poliestireno expansível, argila expandida ou vermiculita.

Qual a resistência do concreto leve?

Todas as misturas realizadas obtiveram a resistência mínima característica estipulada para concretos estruturais leves, 17 MPa.

O que utilizar para deixar o concreto mais leve?

Para tornar o concreto leve é feita a substituição dos constituintes naturais (agregados naturais) por insumos com massa específica mais leve, como o poliestireno expansível (EPS), argila expandida ou vermiculita.

Onde pode ser usado o concreto?

O concreto é o principal componente utilizado para as construções, sendo um ele- mento heterogêneo composto por cimento, água e agregados como pedra, areia etc., po- dendo ser acrescentado outros aditivos.

Qual é a vantagem significativa do uso de agregados leves no concreto?

A partir disso, o concreto leve surge como uma alternativa ao convencional, visto que diminui o peso específico das edificações gerando economia com fôrmas e cimbramento além da diminuição de custos para montagem e transporte de peças pré-fabricadas (ROSSIGNOLO, 2009).

VOCÊ SABE O QUE É CONCRETO LEVE? E ONDE USAR?

20 questões relacionadas encontradas

O que é o concreto leve?

O concreto leve possui este nome quando substitui os agregados pesados de sua composição como brita e areia, por elementos mais leves como Eps e argila expandida.

O que são agregados leves?

Agregados leves: são os agregados com massa unitária inferior a 1120 kg/m3. A aplicação principal é na produção de concretos leves. Essa menor massa é devido à microestrutura celular altamente porosa.

Quais os três tipos de concreto?

8 tipos de concreto utilizados na construção civil
  1. Concreto Convencional. ...
  2. Concreto Bombeável. ...
  3. Concreto Armado. ...
  4. Concreto Protendido. ...
  5. Concreto Leve. ...
  6. Concreto Pesado. ...
  7. Concreto Rolado. ...
  8. Concreto de Alta Resistência.

Qual o tipo de concreto é usado para laje?

Cimento Portland Pozolânico (CP II-Z)

É produzido com a adição de pozolanas, como a cinza volante. Ela aumenta a resistência à compressão e reduz a permeabilidade do concreto. Esse cimento é aplicado em construção de barragens, reservatórios, vigas de concreto para laje e estruturas que requerem maior durabilidade.

Quais são os tipos de concreto?

Quais são os principais tipos de concreto?
  • Concreto de cimento Portland;
  • Concreto armado;
  • Concreto usinado;
  • Concreto protendido;
  • Concreto convencional;
  • Concreto bombeável;
  • Concreto celular;
  • Concreto leve;

Onde usar concreto magro?

Usos do concreto magro e das argamassas

O concreto magro, por sua vez, se destina, principalmente, ao preparo de valas de fundações, tornando as superfícies planas e criando uma certa proteção contra a umidade do solo.

Porque colocar isopor no concreto?

A estrutura do concreto leve com EPS Isopor® também permite maior resistência ao fogo e à água: Enquanto esse material tem baixo potencial inflamável, ele apresenta baixa absorção de água e maior resistência a umidade.

O que é o concreto pesado?

O concreto pesado é uma solução cuja massa específica pode superar 3.200 kg/m³, enquanto o concreto convencional chega a 2.400 kg/m³. Isso porque, em vez da brita comum, são utilizados graúdos como barita, hematita, magnetita, limalhas de ferro e até mesmo esferas de aço.

Pode fazer concreto com argila expandida?

O uso da argila expandida, apresenta resultados satisfatórios quanto a redução de massa específica, que é a principal característica dos concretos leves. Outro fator importante, é a diminuição da resistência à compressão do concreto leve utilizando argila expandida quando comparado ao concreto convencional.

Qual a resistência do concreto magro?

A mistura pode ser preparada manualmente ou mecanicamente e apresenta resistência característica de aproximadamente 90 kgf/cm². A resistência à compressão é de aproximadamente 5 a 15 MPa.

O que é concreto colorido?

O concreto colorido é obtido através da adição de pigmentos à mistura, que é feita diretamente no caminhão betoneira, logo após a dosagem dos outros materiais.

Onde usar concreto 20 MPa?

Concreto FCK 20 com brita 1 Indicado para contrapiso, calçada e laje, desde que não seja construído outro pavimento (cômodo) sobre a mesma, esse concreto é mais barato, pois possui menos cimento em seu traço, tendo um pouco menos de resistência que o traço acima, mas nada que comprometa a segurança da construção.

Onde usar o concreto fck 25?

A escolha do concreto Fck 25 para contrapiso é uma excelente opção, pois oferece uma ótima relação entre resistência e custo. A resistência desse tipo de concreto é suficiente para suportar o peso do piso e dos móveis, além de proporcionar uma superfície nivelada para a instalação do revestimento.

Qual material substitui o concreto?

Os geopolímeros são considerados boas alternativas para substituir o tradicional cimento Portland comum (Ordinary Portland Cement - OPC), principalmente devido às propriedades mecânicas comparáveis, mas liberando uma fração do dióxido de carbono.

Qual o concreto mais forte que existe?

Uma nova geração de UHPC (Ultra-high Performance Concrete) foi desenvolvida na Universidade de Kanazawa, no Japão. Conhecido no Brasil como CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) esse material atinge resistências que variam entre 200 MPa e 300 MPa.

Qual o tipo de concreto mais resistente?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete) ou concreto livre de porosidade chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Qual é o melhor concreto?

O concreto usinado é também denominado concreto dosado em central. Sua qualidade tende a ser melhor e mais previsível do que a do. Grandes construtoras recorrem ao concreto usinado por perceberem as vantagens financeiras e técnicas associadas a esse material.

O que diferencia um agregado leve de um normal ou pesado?

Os agregados leves são aqueles com a massa unitária inferior a 1120 kg/m³. Os agregados normais possuem massa unitária entre 1500 e 1800 kg/m³. Por fim, os agregados pesados têm massa unitária superior a 1800 kg/m³.

Qual é o papel dos agregados leves na construção civil?

Agregados leves são agregados minerais expandidos, ou de origem sintética como o EPS, com peso específico reduzido e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico para concretos e argamassas. Os agregados expandidos proporcionam leveza e evitam trincas e rachaduras, além de diminuir o peso próprio do concreto.

Quais são as três classificações dos agregados?

2.3 Quanto à massa específica pode-se classificar os agregados em leves, médios e pesados.

Artigo anterior
Qual bebida Oxóssi gosta?
Artigo seguinte
Qual significado de lamparina na Bíblia?