Qual a função sintática de comigo?

Perguntado por: Cláudia Ariana Abreu Castro  |  Última atualização: 12. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Na frase em questão, comigo desempenha a função de complemento do adjetivo furioso. Atente-se que, embora seja um pronome pessoal, a etimologia de comigo é com + migo e ocorre no mesmo contexto que, por exemplo, «com ela», pelo que devemos considerar estarmos perante um argumento preposicional do adjetivo.

Qual a classificação do pronome comigo?

Escreve-se tudo junto: COMIGO. Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.

Qual a função sintática de mim?

Agente da passiva

Esse conflito será mediado por mim.

Como saber a função sintática?

Para reconhecer a função sintática de sujeito da oração, pode-se questionar ao verbo “quem?” ou “o que?”. No caso, seria “quem atendeu perfeitamente?” e a resposta obtida, “Matheus, representa o sujeito da oração.

Qual é a função sintática de meu?

Agente da passiva

Meu pai foi recebido pelo seu.

SINTAXE - Entenda de uma vez por todas!

34 questões relacionadas encontradas

Qual é a função sintática de lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Qual é a função sintática exemplos?

As funções sintáticas ajudam a determinar a relação entre as palavras e a forma como elas se inter-relacionam para transmitir um significado específico. Por exemplo na frase "João comprou um carro", temos: "João" desempenha a função de sujeito da oração, pois é sobre ele que se faz uma declaração.

Quais são as 10 funções Sintaticas?

Função sintática do substantivo
  • a) Sujeito: Exemplo: João está calado.
  • b) Predicativo: do sujeito: Exemplo: ...
  • c) Objeto direto: Exemplo: Maria vende livros.
  • d) Objeto indireto: Exemplo: ...
  • e) Complemento nominal: Exemplo: ...
  • f) Adjunto adverbial: Exemplo: ...
  • g) Agente da passiva: Exemplo: ...
  • h) Aposto: Exemplo:

Que função sintática de sujeito?

Sujeito simples é uma das classificações dadas ao sujeito. O sujeito é a função sintática encarregada de informar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. Ele será simples quando for formado por apenas um núcleo e composto quando formado por dois ou mais núcleos.

O que é pronome é um exemplo?

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Quais são os pronomes oblíquos?

São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Quando usar para comigo?

Nos exemplos indicados pelo consulente, as expressões para comigo, para com ele, para mim, para com os seus pares desempenham a função de complemento de referência, uma vez que se estabelece uma relação ou referência com alguém.

Que tipo de pronome e mim?

“Mim” é um pronome pessoal oblíquo tônico. Em função disso, deve ser precedido de uma proposição, como “para”, por exemplo. Esse tipo de pronome é utilizado para substituir um substantivo que tem função de objeto indireto.

Qual a forma correta de escrever comigo?

Bom, a forma certa de escrita é comigo, visto que mim é um pronome pessoal oblíquo e não pode ser usado em conjunto com a preposição com sem a contração. Em outras palavras, é justamente o pronome oblíquo que assumem a posição de objeto indireto na oração e, por isso, precisam ser precedidos de uma preposição.

Quando função sintática?

Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo. Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar.

Qual é a função sintática do verbo?

Na análise sintática, o verbo é a palavra mais importante para a identificação dos demais elementos. Por isso, só ocorre em frase verbal. Uma frase verbal, por sua vez, como o nome indica, é aquela que apresenta verbo. Ex: Saí de casa (sair = verbo).

Qual é a função sintática do pronome se na frase?

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. Ela impôs-se uma dieta severíssima.

Quais são os principais elementos da função sintática?

A função sintática possui os seguintes elemento: sujeito, predicado, predicativo, objetos, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo e aposto. A análise sintática estuda a função e a relação de cada elemento da sentença.

Quando o que é sujeito?

Sujeito é o termo essencial da oração sobre o qual se diz alguma coisa. Ele pode ser determinado, indeterminado ou mesmo inexistente na oração. O sujeito é um termo muito importante da oração, porém é possível encontrarmos orações sem sujeito.

Qual é a função sintática do objeto direto?

O objeto direto, termo integrante em uma oração, pode ser um substantivo ou um pronome. Ele exerce a função de complemento verbal. É unido ao verbo sem o uso de preposição. O objeto direto atua como complemento da ação verbal.

Qual é o objeto direto?

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

Artigo anterior
Quais os componentes da sibutramina?
Artigo seguinte
Pode tomar vitamina D depois do café?