Quais os tipos de textos jurídicos?

Perguntado por: João Benjamim Reis Figueiredo Macedo  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

Os Gêneros Jurídicos
No gênero jurídico encontramos as mais variadas formas de textos entre eles: contratos, leis, regulamentos, estatutos, certidão de batismo, certidão de casamento, certidão de óbito, documentos pessoais, autorização de funcionamento, sentença de condenação, medida provisória, editais, dentre outras.

Quais são os tipos de textos jurídicos?

São quatro os tipos textuais:
  • Narrativa: conta uma história.
  • Dissertação: argumentar, opinar sobre um assunto.
  • Descrição: descrever objetivamente pessoas, objetos, situações, relações jurídicas.
  • Injunção: uma ordem, um mandamento, uma instrução.

O que é um texto jurídico?

O exercício profissional na área do Direito, que passa pela redação de petições, contestações, réplicas, recursos, leitura de leis, doutrinas, e postulados de outros operadores do Direito, permite extrair algumas lições. Adiante, uma delas.

Quais são os tipos de textos exemplos?

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo. Os gêneros textuais definem as formas de agir no mundo por meio dos textos, ou seja, caracterizam os modelos convencionalmente aceitos para exercerem algum tipo de ação social.

Quais são todos os tipos de texto?

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

Textos jurídicos

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os 6 tipos textuais?

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.
  • Texto Narrativo. ...
  • Texto Descritivo. ...
  • Texto Dissertativo. ...
  • Texto Expositivo. ...
  • Texto Injuntivo.

Como identificar um texto?

Narração, argumentação e dissertação são alguns deles

A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.

Quais são os 5 tipos textuais?

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem
  • Texto injuntivo.
  • Texto dissertativo.
  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto expositivo.

Quais são os tipos textuais e suas características?

Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.

Qual o objetivo do texto jurídico?

Textos objetivos prestam serviço ao cidadão

Tal especificidade, por sua vez, confere à linguagem jurídica um grau de hermetismo que, embora não de todo inquestionável, explica-se pela necessidade de precisão dos conceitos, para muitos dos quais dificilmente se encontram formas alternativas mais simples de substituição.

Como deve ser um texto jurídico?

Textos jurídicos devem ser pautados pela técnica e pela precisão vocabular. A ideia de uma redação jurídica é ser o menos ambígua possível, pois a narrativa dos fatos irá embasar a decisão do magistrado, assim como irá convencer os demais sujeitos do processo.

Quais são as características de um texto jurídico?

LINGUAGEM JURÍDICA - UM INIBIDOR DO ACESSO À JUSTIÇA

No direito, assim como em outros setores do conhecimento, desenvolve-se uma linguagem particular, específica, onde se guardam palavras e expressões que possuem acepções próprias.

Onde se encontra os textos jurídicos?

a) Onde você encontra os textos jurídicos? R: Na internet, em livrarias.

O que é texto descritivo e exemplos?

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Que tipo de texto e uma petição?

O requerimento, também chamado de petição, é um tipo de texto muito utilizado por entidades oficiais, órgãos públicos ou Instituições. Trata-se de um documento cuja função primordial é pedir, solicitar ou requerer algo.

Quais os 9 tipos textuais?

Os tipos textuais
  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto dissertativo expositivo.
  • Texto dissertativo argumentativo.
  • Texto injuntivo/instrucional.

São características de tipos textuais exceto?

Sobre os tipos textuais, é correto afirmar, exceto: a) Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais, etc. b) Os tipos textuais são: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

O que são gêneros textuais 5 ano?

Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. Existem muitos gêneros textuais, os quais promovem uma interação entre os interlocutores (emissor e receptor) de determinado discurso.

Quantos gêneros textuais existem?

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

Como identificar gênero?

Identidade de gênero X orientação sexual
  1. Heterossexual: atração pelo sexo oposto.
  2. Homossexual: atração pelo mesmo sexo.
  3. Bissexual: atração por ambos.
  4. Assexual: atração por nenhum. Embora a pessoa não sinta desejo sexual, é capaz de manter um relacionamento amoroso.
  5. Pansexual: atração por pessoas, independente de sexo.

O que são gêneros e tipos textuais?

Qual a diferença entre gêneros e tipos textuais? Os gêneros textuais surgem a partir da função específica de cada forma de comunicação. Já os tipos textuais (tipologia) são as classificações dadas à estrutura linguística padrão segundo a qual o texto é produzido.

Para quem foi produzido ECA ou seja quem é o Público-alvo desse texto?

O ECA e a profissionalização

A Constituição permite o trabalho para adolescentes a partir dos 16 anos, mas sob algumas condições especiais. O trabalho noturno, insalubre e perigoso, por exemplo, são vedados.

Quais os elementos da linguagem jurídica?

A linguagem jurídica é formada por gramática e dicionário próprios. A linguagem jurídica depende de forma crucial, em seu desenvolvimento, da linguagem natural. Mas, ao provir da linguagem natural, é ao modo de uma especialização, que a linguagem jurídica irá se diferenciar.

Quais as partes que compõe um texto do gênero normativo jurídico?

O texto normativo deve possuir 3 (três) partes básicas, consubstanciadas na parte preliminar, na parte normativa e na parte final. A parte preliminar se refere a: epígrafe, ementa, preâmbulo, enunciado do objeto e indicação de aplicação das disposições normativas.

Como é a linguagem jurídica?

A linguagem jurídica é resultado de um desdobramento da linguagem humana, para ser mais exato, corresponde à linguagem utilizada por juristas e operadores do direito para criar diálogos inerentes à essa ciência, através do bom uso da redação forense e do português jurídico.

Artigo anterior
Para que serve o remédio ferro quelado?
Artigo seguinte
Como fazer a simpatia do congelador para separar casal?