Quais os tipos de suturas utilizadas na odontologia?

Perguntado por: Afonso Ribeiro de Silva  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

Tipos de Suturas
  • Ponto simples: melhor coaptação da papila interdental. ...
  • Ponto em X externo: Bastante indicada para espaços edêntulos.
  • Ponto em X interno.
  • Ponto em U horizontal.
  • Ponto em U vertical.
  • Ponto contínuo simples.
  • Ponto contínuo festonado.

Quais são os tipos de suturas?

Tipos de Suturas
  • Sutura intradérmico simples e contínua.
  • Sutura colchoeiro simples e contínua.
  • Sutura Donnati simples e contínua.
  • Sutura de Lembert simples e contínua.
  • Sutura de Cushing.
  • Sutura com eversão.
  • Sutura de Halsted.
  • Sutura de Connel.

Qual é o tipo de ponto cirúrgico mais utilizado em odontologia?

Ponto contínuo festonado.

Devemos lembrar que a sutura ideal é aquela escolhida em decorrência do planejamento cirúrgico e das características do paciente. A técnica cirúrgica, a habilidade do cirurgião e os cuidados pós-operatórios realizados pelo paciente são fatores que favorecem uma boa recuperação.

O que é sutura em odontologia?

Entende-se por sutura um conjunto de manobras para aproximar tecidos que foram separados por um ato cirúrgico. A reação tecidual, após a cirurgia, envolve uma resposta inflamatória com duração de dois a sete dias após a implantação da sutura no tecido.

Quais são os tipos de fios cirúrgicos?

Os fios de sutura estão divididos em dois grandes grupos:

Podem ser de origem animal (seda), mineral (aço), vegetal (algodão ou linho) ou sintéticos (poliamida, poliéster, polipropileno).

Técnicas de Síntese (Sutura) em Odontologia

33 questões relacionadas encontradas

Quantos fios cirúrgicos existem?

Fio de sutura não absorvível: existem dois tipos, os sintéticos e os biológicos. Um dos mais utilizados é o fio cirúrgico de nylon — uma das suas principais características é a elasticidade e a resistência à água. Atua na cicatrização de ferimentos leves, evitando que o machucado fique exposto a infecções.

O que são fios cirúrgicos?

Os fios cirúrgicos ou fios de sutura, são itens de primeira necessidade, usado para ligar as bordas de ferimentos de natureza cirúrgica ou causado por trauma, tendo como objetivo a cicatrização mais rápido.

Qual a importância da sutura?

Suturas são o conjunto de manobras realizadas para unir tecidos com a finalidade de restituir a anatomia funcional.

Qual a função da sutura pós exodontia simples?

coaptação das margens da ferida, propiciar hemorragia, ajuda a manter um retalho de tecido duro afastado da região e impedimento de formação de coágulo no alvéolo.

Onde usar o ponto Donatti?

Uso. O ponto donati é mais comumente usado em locais anatômicos que tendem a inverter, como a parte posterior do pescoço e locais de maior laxidade da pele, como o fechamento da pele laxante após a remoção de um cisto dermóide.

Qual a diferença de ponto interno e externo?

O ponto é interno à circunferência. Isso ocorre apenas se a distância do ponto ao centro for menor do que o raio. ... O ponto é externo à circunferência. Isso ocorre quando a distância do ponto ao centro é maior que o raio.

Para que serve o ponto simples?

Ponto simples : sutura ideal para pele , pois aproxima eficientemente as bordas da incisão sem que haja excesso de fio.

O que são suturas e como podem ser classificadas?

Tipos de suturas

Suturas planas: a borda dos ossos que se articulam dispõem-se de forma retilínea. Por exemplo, a sutura entre os ossos nasais (sutura internasal) é uma sutura plana; Suturas escamosas: articulações que se encontram entre ossos que juntos estabelecem um encurvamento relativamente grande.

O que é suturado?

Significado de Suturado

Suturado vem do verbo suturar. O mesmo que: ligado, juntado, colado, remendado, unido, cerzido, cosido, costurado.

O que é sutura simples?

A sutura contínua simples também é conhecida como sutura de Kürchner. Ela é indicada para fechar tecidos subcutâneos ou fibrosos, como o dos braços e das coxas (chamado de fáscia), quando não houver nenhum ponto de tensão (movimentos que esticam a pele).

Como é feita a sutura?

Sutura, mais conhecida como pontos cirúrgicos, são ligações utilizadas por médicos, dentistas e médicos veterinários em pele, mucosas, músculos, vasos sanguíneos e órgãos com a finalidade de mantê-los unidos ou fechados, dependendo do local suturado, depois de serem seccionados cirurgicamente ou por um ferimento.

Como suturar uma ferida?

Consiste no procedimento no qual, após administrada anestesia local, é realizada uma incisão com bisturi, envolvendo a lesão a ser removida, atingindo todas as camadas da pele. O fechamento da ferida é realiado com sutura com pontos. Os pontos externos podem ser retirados em 5 a 10 dias.

Como saber se o ponto cai sozinho?

Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.

O que é sutura na enfermagem?

Sendo a sutura, parte integrante do ato cirúrgico, a retirada de pontos se apresenta como resolução final deste procedimento, prescrita pelo profissional Médico. Ou seja, eles só podem realizar a retirada de pontos, mediante prescrição ou solicitação médica, após avaliação do Enfermeiro e sob sua supervisão.

O que é uma sutura?

Significado de Suturar

verbo transitivo direto Realizar sutura em; unir as partes de um objeto, de um corte ou ferida: o médico suturava o paciente.

O que acontece se eu não tirar os pontos da cirurgia?

O que acontece se não retirar os pontos

Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes.

Qual a diferença dos fios de sutura?

Eles são divididos basicamente em dois grupos: os absorvíveis e os não absorvíveis. A diferença entre os dois é básica: os absorvíveis perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Já os não absorvíveis se mantêm no tecido onde foram implantados.

O que são fios de sutura absorvíveis?

Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.

O que são fios não absorvíveis?

Podem ser de origem animal ou sintéticas. Suturas não absorvíveis: são aquelas que ficam permanentemente no organismo, mesmo sofrendo ação dos elementos de defesa orgânica não se desfazem, são envolvidos, após algum tempo, por tecidos fibrosos. Pode ser de origem animal, vegetal, metálica e sintética.

Artigo anterior
Qual é a função do Centro de Valorização da Vida?
Artigo seguinte
Quantos filhos tem Romeu Zema?